SOLIDARIEDADE

Deputados homenageiam campanha de solidariedade liderada pelo MST contra a fome em Pernambuco

Mãos Solidárias completou 4 anos e inspirou programa de cozinhas populares, recentemente ampliado via decreto por Lula

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Destaque foi dado para as mulheres, que são maioria na linha de frente da campanha - Rebeca Martins

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou sessão solene em homenagem aos quatro anos da Campanha Mãos Solidárias, encampada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) junto à outras organizações sociais. A iniciativa hoje alcança 30 territórios, cujas representantes foram ao auditório Sérgio Guerra receber a homenagem na noite de segunda-feira (11) .

Por serem maioria nas ações de solidariedade, as mulheres ganharam destaque no evento. Uma das homenageadas foi Joseleide Lins, a “Vinha”, cozinheira e coordenadora da cozinha popular dos Milagres, bairro do Ibura. “Cada marmita é a certeza de que naquela noite ninguém vai dormir com fome”, disse ela.

O trabalho iniciado pelos voluntários no Recife inspirou programa do Governo Federal lançado em 2023 e reforçado em recente decreto presidencial.

A sessão foi proposta pela deputada Rosa Amorim (PT) e aprovada pelos parlamentares estaduais. Nascida em assentamento do MST, Amorim participou ativamente da campanha entre 2020 e 2022. “São as mulheres que estão à frente das ações de solidariedade, na produção de marmitas e cestas básicas, e foram elas que praticaram a educação em saúde na pandemia”, destacou a parlamentar. “Agora atuam no combate à fome e à pobreza nos seus territórios, oferecendo alimentação saudável através de uma ação concreta como as cozinhas solidárias ”, completou.

A homenagem também foi prestigiada pelo ex-prefeito do Recife, hoje deputado estadual João Paulo (PT), além do reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão e lideranças sociais e sindicais.

Iniciada em março de 2020, já nas primeiras semanas da pandemia da covid-19, a campanha Mãos Solidárias já doou mais de 1,6 milhão de marmitas, 1,3 toneladas de alimentos, além de contribuir com a criação de bancos de alimentos, bibliotecas populares, na formação de agendes populares de saúde (em parceria com a Fiocruz e a Universidade Federal de Pernambuco) e de comunicadores populares (em parceria com o Brasil de Fato Pernambuco).

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vinícius Sobreira