decreto publicado

Com 50 mil casos e 11 mortes, cidade de São Paulo entra em estado de emergência contra dengue

Com a medida, prefeitura pode fazer contratações e compras emergenciais para combate à doença

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Capital paulista tem média de 414 casos da doença para cada 100 mil habitantes
Capital paulista tem média de 414 casos da doença para cada 100 mil habitantes - EBC

A prefeitura de São Paulo decretou nesta segunda-feira (18) estado de emergência em saúde pública devido ao avanço da dengue na cidade. Até o momento, já são 49.721 casos registrados e 11 mortes pela doença na maior cidade do país neste ano.

O anúncio acontece depois que a cidade chegou à média de 414 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde afirma que há uma epidemia quando é superada a marca de 300 casos a cada 100 mil moradores de uma localidade.

O decreto de emergência simplifica os processos de compra de materiais e equipamentos para combate à doença. Além disso, permite a contratação de serviços necessários, garante a prorrogação de contratos vigentes e dá garantias para o reforço à assistência à saúde das pessoas com o diagnóstico confirmado.

Uma das medidas confirmadas é a suspensão de folgas e férias de profissionais de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, vigilância ambiental e das unidades de saúde municipais. Haverá reforço nas atividades de visita domiciliar e ações nas ruas e as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) terão mais três horas de atendimento, passando a funcionar até as 22h.

No início do mês, o governo do estado de São Paulo já tinha decretado estado de emergência por conta da doença. Segundo os últimos registros, já são 66 mortes por dengue confirmadas nos municípios paulistas em 2024.

Edição: Matheus Alves de Almeida