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Início Internacional

PESSIMISMO

Pesquisa mostra que 70% dos argentinos não sabem mais o que cortar para chegar ao fim do mês

Maioria no país acha que situação econômica vai piorar sob comando de Javier Milei

18.mar.2024 às 17h25
Redação

Manifestação em Buenos Aires contra as medidas de austeridade de Milei, em 23 de fevereiro - AFP

A pesquisa A economia na era de Milei, indica que 70% das pessoas consultadas “afirmam não saber o que mais ajustar para chegar ao fim do mês", enquanto “53% têm medo de perder o emprego”. 

A pesquisa feita pela Zuban, Córdoba e Associados, realizada entre 7 e 9 de março, ouviu a opinião de cerca de 1, 5mil pessoas com mais de 16 anos, com margem de erro de 2,53% para mais ou menos e um nível de confiança de 95%. 

Dentre os entrevistados, 58% acreditam que “tanto a situação do país” quanto a pessoal “vão piorar nos próximos meses, um pessimismo que, embora já estivesse em altos níveis no ano passado, agora se aprofundou a níveis alarmantes”, diz o relatório. 

A consultoria apontou que “as saídas para comer fora, com o cinema e os shows, aparecem como as primeiras despesas que as pessoas começaram a cortar nos últimos meses. O lazer e a recreação são os primeiros a sofrerem uma crise econômica”. 

Além disso, segundo a amostra, a maioria dos governadores, “que eram até agora o alvo escolhido” de  Milei nos confrontos políticos, “têm nas suas províncias uma imagem mais positiva do que a do presidente”. Por isso seus habitantes esperam dos governadores oposição se o Executivo nacional “tentar cortar” recursos locais. 

O consumo pessoal dos argentinos registra uma queda desde que Javier Milei tornou-se presidente da nação, a tal ponto que 69,8% dos 1.5 mil entrevistados pela consultoria Zuban Córdoba y Asociados afirma que “está pior” economicamente desde que o libertário assumiu em 10 de dezembro no ano passado. 

A pesquisa mapeia decisões de consumo pessoal, como deixar de comer fora (26%), ir ao cinema ou a shows (17,4%), comprar roupas novas (11,1%), economizar (11%) e pedir comida por delivery (9,7%), entre outras. 

Por outro lado, o relatório expõe que as pessoas entrevistadas afirmam gastar mais do que antes em serviços como internet e energia (70,3%); em transporte, 65,7%; comida diária, 60,3%; assinaturas, 45,2%; medicina pré-paga, 43,2%. 

Entre os entrevistados que votaram em Milei, 58,5% disseram pagar mais em serviços; 49,1% em transporte; 46,4% em comida diária; 35,7% em assinaturas; e 31,2% em medicina pré-paga. 

A pesquisa ouviu ainda a opinião dos argentinos sobre o fechamento da agência estatal de notícias do país.

Artigo original publicado em Somos Télam.

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