assista de graça

Filmes do Brasil de Fato passam a integrar catálogo de plataforma de documentários independentes

'Meeiros' e 'Nutrição na Primeira Infância' são incluídos no Bombozila, que reúne filmes de movimentos e resistência

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Robério e família: dupla jornada como meeiro no cacau e na seringa não são suficientes para uma renda maior que um salário mínimo mensal - Foto: Pedro Stropassolas e Vitor Shimomura

Os documentários Meeiros e Nutrição na Primeira Infância, desenvolvidos pela equipe do Brasil de Fato, passaram a integrar o catálogo da Bombozila, plataforma online que reúne filmes independentes e elavorados por movimentos populares para contar histórias de resistência, conhecida como 'Netflix das lutas sociais'.

Fundada em 2016 por documentaristas independentes e educadores sociais, a Bombozila surgiu como um espaço para divulgar documentários de impacto, com objetivo de promover discussões e ajudar a mudar realidades. Os organizadores afirmam que acreditam no papel do audiovisual como ferramenta de transformação social.

Além de filmes exclusivos da própria plataforma, são oferecidas produções de realizadores independentes do Brasil e de outros países da América Latina. Após o cadastro gratuito já é possível assistir filmes do catálogo. Também há planos pagos, a partir de R$ 7,99 por mês, que permitem assistir em diferentes telas e ter acesso a outros conteúdos, como cursos. Para saber mais, clique aqui.

Sobre os filmes

Lançado em fevereiro de 2024, Meeiros mostra as condições precárias de vida de trabalhadores rurais que produzem o cacau, em uma cadeia produtiva marcada por escravidão contemporânea e trabalho infantil, práticas comuns nas zonas de cultivo. O documentário tem direção de Pedro Stropasolas e Vitor Shimomura.

Nutrição na Primeira Infância teve lançamento em novembro de 2023 e debate a oposição entre fome e a insegurança alimentar (que atingem boa parte da população brasileira) com o lobby da indústria de alimentos para a venda de produtos ultraprocessados, que oferecem baixo valor nutritivo a preços acessíveis. O filme tem direção de Iolanda Depizzol.

As duas produções também estão disponíveis gratuitamente no canal do Brasil de Fato no YouTube, que tem ainda outros documentários e conteúdos jornalísticos. Para acessar o canal, clique aqui.

Edição: Matheus Alves de Almeida