AGITAÇÃO

Batucada Popular de São João del Rei mistura percussão e progressismo no interior de MG

Movimento artístico, político e cultural nasceu nas eleições de 2022 e usa música para fortalecer disputa política

Brasil de Fato | São João del Rei (MG) |
Batucada Popular de São João del Rei - Matheus Teixeira

No contexto do avanço da extrema-direita e do risco de uma possível reeleição de Jair Bolsonaro (PL), surgiu a Batucada Popular de São João del Rei (MG), uma experiência de mobilização popular do campo progressista, a partir dos comitês temáticos da Frente Brasil Popular (FBP), com foco na mobilização permanente pela eleição do presidente Lula (PT).

A Praça da Biquinha foi o primeiro ponto de encontro para as aulas semanais gratuitas de percussão da Batucada Popular, que mais tarde passaram a acontecer na Casa dos Comitês, na Rua da Cachaça, no centro histórico da cidade.

Conduzida pela atriz, percussionista e musicista Ana Paula Milagres Tostes, a proposta cresceu. Hoje, a Batucada realiza eventos públicos e apresentações fechadas, com intuito de arrecadar recursos para manter e adquirir novos instrumentos, além de garantir toda a logística para o seu funcionamento.

Vencendo preconceitos

Não bastassem os desafios para garantir a estrutura necessária para a manutenção do projeto, a regente da Batucada Popular conta que teve que superar muitos preconceitos. 

"Ser uma mulher que ocupa os espaços que sempre foram destinados aos homens, principalmente dentro da área da percussão, é muito desafiador. Ao longo desse tempo regendo a Batucada, passei por diversos episódios de machismo, por diversos episódios nos quais duvidavam do nosso trabalho, mas seguimos na luta. Entendo o papel que ocupo dentro desse espaço", disse Tostes.


Imagem / Matheus Teixeira

Mantendo o viés político de esquerda, o grupo atua nas manifestações e atos políticos do campo popular de forma gratuita. Está sempre aberto a acolher novos integrantes. Com isso, a Batucada Popular mobiliza não só pessoas que já possuem alguma afinidade com a música, mas também quem nunca teve contato com a percussão. Garante assim uma grande diversidade de componentes, a maioria mulheres e pessoas LGBTQIAP+. 

Mudando perspectivas

Lidiane Campos, estudante de psicologia, conheceu o projeto pelas redes sociais e logo se interessou pelo grupo. Para ela, a formação coletiva entre diferentes gerações e perfis, assim como a convivência e ocupação dos espaços coletivos de luta, contribuem para uma formação crítica e politicamente comprometida. 

"Vejo a batucada com uma pegada de educação popular dentro da música. Para além do ensino e aprendizagem dos instrumentos de percussão, a participação das pessoas nos ensaios e shows da batucada gera um movimento de grupo bastante interessante, fortalecendo e criando laços de amizade entre seus componentes", explica. 

Já Lucas Antunes, estudante de história e militante do Levante Popular da Juventude, conheceu a Batucada por meio da atuação política. Frequentador assíduo das apresentações e ensaios, ele acredita que, além de ser acessível, o projeto cumpre um papel fundamental de diálogo com a sociedade.

"A batucada é uma produção cultural de esquerda, uma produção cultural de um campo político que a gente constrói, e isso vai além de ser só muito bonito, tem uma questão ideológica", disse.

Para conhecer mais do projeto Batucada Popular, acesse o perfil nas redes sociais: @Batucadapopular.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Leonardo Fernandes