reforma agrária

MST realiza Jornada Universitária em instituições de todas as regiões do país entre abril e junho

Em 2024, atividades vão mobilizar cerca de 50 instituições de ensino, com centenas de professores e milhares de alunos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Jornada, que chega à 11ª edição, realiza atividades em universidades de diferentes partes do país - MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai realizar, entre os meses de abril e junho deste ano, a 11ª edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular (JURA). Serão realizadas atividades em cerca de 50 instituições de ensino superior das cinco regiões do país.

O lançamento da mobilização acontece nesta quarta-feira (20), com ação nas redes sociais. Pessoas de todo o país estão convidadas a compartilharem fotos que mostrem a relação com o MST em instituições do ensino superior, utilizando a tag #NaUniversidadeComMST e marcando os perfis do Movimento.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MST (@movimentosemterra)

Neste ano, a Jornada tem o lema "MST: 40 anos de Luta e Construção!" e vai relembrar a trajetória histórica do Movimento, destacando o protagonismo na luta pela terra e a posição de um dos movimentos populares mais importantes da América Latina.

Organizada em parceria com as próprias universidades, professores, organizações sociais e movimentos populares da Via Campesina, a JURA pretende ser um espaço de promoção da educação e de inciativas que fortaleçam a organização social e a construção de lutas coletivas em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e das cidades. 

Entre as atividades que serão realizadas estão feiras, seminários, oficinas, debates, confecção de materiais didático-pedagógicos, vivências em áreas de Reforma Agrária Popular e plantio de mudas. A expectativa é envolver a sociedade em outras iniciativas, como exposições e mostras culturais, oficinas de arte ou produção de painéis, por exemplo.

A JURA teve a primeira edição em 2013, no contexto do 2º Encontro Nacional de Professores Universitários com o MST e vinculada à Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Ao longo dos anos, tem aumentado a participação de instituições e pessoas.

Edição: Matheus Alves de Almeida