ARTES RECUPERADAS

Costa Rica recupera peças pré-colombianas que estavam nos Estados Unidos 

País repatriou itens de arte, de valor patrimonial e cultural, que haviam sido retirados ilegalmente do país

|
Peças chegaram em caixas de madeira reforçadas para maior segurança - Museu Nacional da Costa Rica (MNCR) e J. González, Embaixada dos EUA na Costa Rica

Na terça-feira (19), as autoridades da Costa Rica revelaram um lote de peças de arte pré-colombiana, repatriadas dos Estados Unidos com a colaboração do governo. As peças recuperadas foram devolvidas voluntariamente por cidadãos estadunidenses e somam 395 itens de pedra, cerâmica e jade, que retirados ilegalmente do país. 

Vasilhas, ocarinas, joias, metais, figuras de animais e humanas, bem como uma esfera de pedra, compõem o conjunto que permaneceu sob custódia do Consulado da Costa Rica em Washington, devido ao alto custo do retorno. 

A repatriação foi realizada graças a instituições costarriquenhas como o Museu Nacional, os Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura e o Parque A Liberdade, autoridades da Costa Rica e dos EUA. 


Esfera da era pré-colombiana também foi recuperada / Museu Nacional da Costa Rica (MNCR) e J. González, Embaixada dos EUA na Costa Rica

A diretora do Museu Nacional, Ifigenia Quintanilla, afirmou que “para a Costa Rica isso significa muito porque é parte da recuperação da memória e da história”. Além disso, ela destacou a importância de mostrá-las ao público em exposições e campanhas educativas. 

A ministra da Cultura e Juventude, Nayuribe Guadamuz, declarou “desta forma honramos nossos antepassados, nossos ancestrais, recuperando o que nos pertence”. 

A embaixadora dos Estados Unidos na Costa Rica, Cynthia Tellez, comentou estar “feliz com este acordo e com o forte investimento do Departamento de Estado para poder trazer estas peças que estavam nos EUA e que são peças valiosas e frágeis nas quais era necessário investir para transportá-las de maneira adequada”.