Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Mulheres negras da PB realizam, em João Pessoa, evento de lançamento da II Marcha da Mulheres Negras

O lançamento faz parte do Março de Lutas e vai acontecer de forma híbrida e presencial, em 22 cidades do país

21.mar.2024 às 14h55
João Pessoa
Redação

I Marcha das Mulheres Negras, em 18 de novembro de 2015/Brasiília (DF). A marcha reunia aproximadamente 100 mil mulheres negras de todo o país e influenciou a criação de organizações negras. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

Neste 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, mulheres negras de vários movimentos de todo o país se reúnem para o lançamento nacional da II Marcha das Mulheres Negras, que vai acontecer em novembro de 2025, em Brasília (DF). O lançamento da II Marcha será híbrido e ocorrerá de forma simultânea em 22 cidades do país, com atividades presenciais, além de ocupações virtuais na França e na Argentina.

Na Paraíba, as mulheres negras realizam o Café das Pretas, nesta quinta-feira (21), na sede do Baque Mulher JP, no Centro Histórico de João Pessoa, com início às 16h. Performances artísticas, poesia marginal, rodas de diálogos e apresentações culturais farão parte da programação do ato. O lançamento da II Marcha faz parte da agenda do Março de Lutas.


Card do lançamento da II Marcha das Mulheres Negras, que vai acontecer na Paráiba com o Café das Pretas. / Foto: Divulgação.

“A Marcha tem o seu significado, pelo poder de mobilizar mulheres negras no período de preparação rumo à marcha. A gente tem a expectativa de que o ato seja grande. Como movimento de mulheres negras, a gente tem feito atos que visibilizem nossa luta. A partir desse momento [do lançamento], vamos criar um comitê impulsor do estado, reunindo outros municípios, para que a gente trabalhe, a partir desse comitê, até o dia da realização da marcha”, informa Terlúcia Silva, da  Abayomi- Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, uma organização criada em 2016, no pós I Marcha, que ocorreu em 2015, em Brasília.

Durante o evento, as mulheres negras assistirão juntas a live de lançamento da II Marcha, a partir das 18h30, através da transmissão pelo canal do YouTube da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB). A live reunirá ativistas negras de todo o país, trazendo um diálogo intergeracional com mulheres de diferentes organizações e territórios.

No momento da realização dos atos presenciais e da live, as organizações e ativistas negras farão inserções nas redes sociais individuais e de suas organizações com imagens e vídeos sobre o lançamento, assim como a Paraíba terá um espaço na live oficial para falar do evento no estado.

O tema da II Marcha ainda está, nacionalmente, em construção. Até agora, estão colocados o bem viver e a reparação. “Quando falamos em bem viver, estamos projetando uma sociedade que seja inclusiva, que considere e respeite a diversidade, que tenha planos, projetos e ações, que o governo esteja representado pela diversidade da sociedade, sobretudo, pela população negra, que os espaços de poder tenham pessoas negras”, explica Terlúcia Silva, da  Abayomi- Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, uma organização  criada em 2016, no pós I Marcha.

Em relação ao tema da Reparação, Terlúcia explana que ele engloba tanto o sentido material/simbólico quanto o imaterial. Ela comenta que o imaterial é o direito de ter a história contada, por exemplo da escravidão, como, realmente, aconteceu e não de forma romantizada.

Materialmente, a reparação envolve, de acordo com Terlúcia, a dívida que o Estado brasileiro tem com a população negra. “A gente precisa pensar que o Estado brasileiro tem dívida e quando falamos em dívida, estamos falando de recurso, de dinheiro. O Estado brasileiro deve indenização à população negra, que é descendente das pessoas que foram escravizadas. Esse debate da reparação é colocado nesse contexto para que a gente fortaleça a discussão e fortaleça a luta contra o racismo. A gente não consegue avançar, se a gente não tiver nossos direitos reparados”, evidencia.

As organizações da Paraíba que debatem e defendem a pauta racial e que estão envolvidas nesta mobilização de construção da II Marcha das Mulheres Negras são: Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, Movimento de Mulheres Negras na Paraíba, Candaces PB, Baque Mulher -JP, Sindicato Estadual das Empregadas Domésticas da Paraíba, Articulação Nacional formada por Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es), Nean Oju Obá, Marcha da Negritude Unificada, Organização de Mulheres Negras de Caiana do Crioulos, Grupo de Mulheres de Terreiro Yalode, Rede de Mulheres de Terreiro – PB, Clube de Mães do Aratu, Associação Cultural de Mulheres Capoeiristas na Paraíba, Rede Sapatá, Projeto Libertando Anastácia's.

História

A I Marcha das Mulheres Negras ocorreu no dia 18 de novembro de 2015, em Brasília (DF). Cerca de 100 mil mulheres negras estiveram reunidas contra o racismo, a violência e pelo bem viver. Da Paraíba, aproximadamente 150 ativistas participaram desse momento histórico que se tornou um marco político para o Movimento de Mulheres Negras do Brasil. 

Março de Lutas 

O lançamento da II Marcha das Mulheres Negras faz parte da agenda do Março de Lutas, por isso o 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, foi escolhido para o evento. O Março de Lutas agrega diversas outras datas além do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ele reverencia, por exemplo, figuras como Carolina Maria de Jesus, Abdias do Nascimento, Luiza Bairros e denuncia os assassinatos de Marielle Franco e Cláudia Silva Ferreira.

Programação

Data: 21/03/2024
Hora: Das 16h às 21h
Local: Praça Antenor Navarro S/N – Varadouro – Casarão Azul – Centro Histórico – João Pessoa/PB

16h  –  Afro chegança e acolhimento
17h – Abertura: Rede de Mulheres de Terreiro da PB com Grupo de Ogãns Asa Orin 
17h15 – Performance Poética – Renálide Carvalho  (JP)  
17h25 – Performance Resistir para Existir –  Suely Sousa (Itabaiana)
17h35 – Poesia Marginal – Priscila Rocha (CG).
17h45 – Performance Poética – Crys Pereira (JP)
17h50 – Roda de Diálogo – Marcha das Mulheres Negras 2015: Memória, afetos e luta! (Terlúcia Silva e Hildevânia Macedo) 
18h20 – Café das Pretas 
18h30 – Lançamento Nacional da Marcha das Mulheres Negras Rumo a 2025 (Projeção da Live)
19h40 – Encerramento: Apresentação Baque Mulher (JP)

*Com informações da Abayomi-PB

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)

Editado por: Carolina Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PODCAST DE FATO

Racismo mata e exige políticas de reparação, afirma secretária de combate ao racismo da CUT/RS

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Servidores do INSS protestam contra fraudes e precarização da entidade em Porto Alegre

FUNCIONALISMO

Servidores públicos estaduais saem às ruas de Porto Alegre na luta por direitos

Aniversário de Marx

‘Não há futuro para editora que não invista na formação de leitores’, afirma organizador de festa de Marx em SP

Ednaldo afastado

Com presidente afastado, CBF é quintal da FIFA e parece o Congresso Nacional, diz comentarista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.