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Pedágio

A partir deste sábado, pedágio volta a ser cobrado no Paraná

Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas estão isentas da cobrança

21.mar.2024 às 19h18
Curitiba (PR)
Mayala Fernandes

Os usuários terão a opção de pagar a tarifa tanto em dinheiro quanto com cartões de débito e crédito - Foto: Roberto Dziura Jr/ AEN

A partir do próximo sábado (23), o pedágio voltará a ser cobrado nas estradas do Paraná sob concessão da Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, nos lotes 1 e 2, respectivamente. A retomada da cobrança foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) no dia 12 deste mês.

As concessionárias receberam a permissão para instituir a cobrança após assumirem o compromisso de oferecer serviços de guincho, manutenção e intervenções emergenciais nas rodovias.

A Via Araucária vai administrar as praças em São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Irati (BR-277), Porto Amazonas (BR-277) e Imbituva (BR-373). Já a EPR Litoral Pioneiro está responsável pelas tarifas de Carambeí (BR-151), São José dos Pinhais (BR-277), Jacarezinho (BR-153), Jaguariaíva (BR-151), Praça Auxiliar Jacarezinho (BR-153) e Praça Auxiliar Jacarezinho 2 (BR-369).

Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas, assim como veículos oficiais, estão isentos do pagamento de pedágio em ambos os lotes. No entanto, para as demais categorias de veículos, serão aplicados multiplicadores de tarifa, o que resultará em um custo mais elevado.

A tarifa básica para o lote 1 das praças de pedágio varia entre R$ 8,70 e R$ 11,50, enquanto para o lote 2 oscila de R$7,60 a R$ 22,60. Com o retorno da cobrança, serão oferecidos descontos para usuários frequentes e para veículos equipados com sistemas de pagamento eletrônico via tag.

Os valores foram ajustados em 15,75% como parte do processo de recomposição, o que corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre outubro de 2021 e março de 2024, período que abrange desde a data-base do valor estabelecido no leilão até o início efetivo da cobrança.

A tarifa mais alta será aplicada no trecho entre Curitiba e Paranaguá, especialmente no ponto considerado mais crítico pela concessionária. O trajeto de descida para o litoral pela BR-277 tem sido motivo de constante preocupação para os motoristas desde o término do último contrato de concessão das rodovias, em novembro de 2021.

Os usuários terão a opção de pagar a tarifa tanto em dinheiro quanto com cartões de débito e crédito, incluindo a modalidade de aproximação. Para as pistas automáticas, será necessário que o motorista possua uma tag e selecione a operadora de sua escolha.

Editado por: Pedro Carrano
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