Previsão

RJ tem alerta de temporais extremos, com ventania e ressaca no final de semana

Eduardo Paes pede que população da capital e região metropolitana antecipe volta para casa para antes das 19h

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No Rio, há previsão de um maior total de chuva acumulada nos próximos dias - Mauro Pimentel/AFP

Após dias de calor extremo no Rio de Janeiro, as notícias e previsões meteorológicas apontam para uma virada no tempo nos próximos dias com avisos de "chuva extrema" e "chuva volumosa, ventania e ressaca nas regiões de litoral". A previsão dos temporais se inicia nesta quinta-feira (21), passando por sexta-feira (22) e o fim de semana.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), virada no tempo é provocada por uma frente fria que já atua sobre o Sul. Ela deve ter um deslocamento lento sobre a região no fim de semana. Isso vai favorecer altos acumulados pluviométricos. Por isso, o órgão emitiu alertas para o Sudeste e a região central do país.

A situação deve ser mais preocupante na região metropolitana de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no sul do Espírito Santo e em todo o estado do Rio de Janeiro. Essas regiões estão sob aviso de “grande perigo”.

Nesses locais a chuva pode ser superior a 100 milímetros por dia e os ventos podem chegar a 100 km/h. Os alertas, de acordo com o Inmet, se estendem até domingo (24).

Mas há regiões, sobretudo no Rio, onde há previsão de um maior total de chuva acumulada nos próximos dias, superando inclusive o volume médio de chuva para todo mês em apenas 48 horas.

Deslocamento

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) e a chefe da meteorologia do serviço municipal Alerta Rio, Raquel Franco, avisam que o temporal pode acontecer já no início da noite e se estender pela madrugada, podendo ficar mais forte entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23). A mesma condição climática deve se repetir entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (24).

O acúmulo de chuva tende a encharcar o solo e sobrecarregar o escoamento dos rios e redes pluviais, segundo o prefeito. Paes anunciou que órgãos como a Companhia Municipal de Limpeza Urbana e a Defesa Civil terão seus contingentes reforçados, mas pediu a colaboração da população.

“Quem tiver que fazer deslocamentos, se puder, faça mais cedo, para que, caso a chuva aconteça às 19h, a gente não tenha tanta gente se deslocando. É o primeiro pedido que eu faço”, disse o prefeito.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse