ELEIÇÕES

Com María Corina inelegível, oposição venezuelana indica filósofa como candidata à Presidência

Líder opositora está inabilitada por "inconsistência e ocultação" de ativos na declaração de bens, e foi substituída

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A filósofa Corina Yoris (à direita) vai substituir a líder opositora María Corina Machado (à esquerda), que está inelegível - Federico Parra/ AFP

A líder ultraliberal da oposição ao presidente Nicolás Maduro na Venezuela, María Corina Machado, anunciou nesta sexta-feira (22) a indicação da filósofa Corina Yoris como a sua substituta na disputa presidencial deste ano. 

Maria Corina está impedida de ocupar cargos públicos por 15 anos. A ex-deputada foi sancionada pela Controladoria-Geral da República (CGR) com uma inabilitação para assumir cargos públicos por conta de inconsistências em sua prestação de contas enquanto foi deputada na Assembleia Nacional (2011- 2014). Por conta disso, a oposição indicou a professora Corina Yoris para a disputa, que acontecerá no dia 28 de julho. 

"Sinto-me neste momento não apenas orgulhosa, mas tremendamente comprometida com o povo, com a cidadania, com María Corina, com este ato de confiança de depositar em mim esse desafio que ela tem", disse Corina Yoris. 

Corina Yoris tem 79 anos e é filósofa, com doutorado em História. Ela é professora de Lógica e faz parte da Sociedade Venezuelana de Filosofia. A inscrição da candidata foi feita nos últimos momentos. O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para o registro das candidaturas é até o dia 25 de março.

Maduro candidato à reeleição

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) confirmou o nome do presidente Nicolás Maduro como candidato à reeleição. A votação do dia 28 de julho pode encaminhar o ex-líder sindical a mais seis anos de mandato. 

 

 

Edição: Geisa Marques