Ouça e assista

Tempero da Notícia: queda na popularidade mesmo com economia em alta é desafio do governo Lula

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

Mesmo com bons sinais na economia, o governo do presidente Lula (PT) sofre com uma queda inesperada de popularidade. Uma pesquisa Datafolha publicada nesta semana aponta que o governo tem 35% de aprovação e 33% de reprovação. Na pesquisa publicada pelo instituto em dezembro de 2023, 38% aprovavam o governo e 30% reprovavam. 

Para tentar solucionar o problema, o presidente convocou uma reunião ministerial na última semana. A ideia é melhorar a comunicação do governo e colocar na vitrine os avanços da gestão, que não tem ganhado a devida publicidade. 

Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Cerco se fecha contra Bolsonaro

Enquanto isso, a fila de processos contra Bolsonaro (PL) segue em trâmite avançado na Justiça. O ex-presidente foi indiciado pela Polícia Federal no caso das fraudes em cartões de vacina. Os documentos que foram adulterados pelo ex-ajudante de ordem Mauro Cid, mostravam Bolsonaro e sua filha vacinados contra a covid-19, para permitir a entrada deles nos Estados Unidos.

Outro tema que pode voltar a incomodar Bolsonaro é o relatório final da CPI da Covid. Engavetado pelo Procurador Geral da República Augusto Aras, o processo será reencaminhado à PGR, agora sob gestão de Paulo Gonet. Caberá ao procurador decidir se o caso será reaberto.

Além desses processos, o caso do desvio de joias e presentes desviados e a tentativa de Bolsonaro e sua cúpula militar de aplicarem um golpe no Brasil podem ter desfechos negativos para o ex-presidente até o fim do ano.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é a Seleção Brasileira. Nesta semana, dois expoentes da seleção mais vitoriosa da história, os jogadores Daniel Alves e Robinho foram condenados por estupro, em casos que aconteceram na Europa.

Os dois são alguns dos elementos que colocam a Seleção Brasileira em uma situação sem precedentes. A equipe está fora das Olimpíadas de Paris, eliminados no torneio pré-olímpico, após derrota para a Argentina. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, neste momento, o Brasil está fora da zona de classificação.

:: O ambiente do futebol e a conivência com a cultura machista ::

Até este momento, a CBF não se pronunciou sobre as decisões que levaram à prisão de dois de seus jogadores. Coube a Leila Pereira, presidente do Palmeiras e que acompanha a comissão técnica da Seleção na Inglaterra, se posicionar sobre o caso. 

Leila disse que a fiança de 1 milhão de euros estipulada pela justiça espanhola para conceder o benefício da liberdade para Daniel Alves é um “tapa na cara de todas nós, mulheres”.

Cafezinho

O Cafezinho desta semana vai para a nutricionista Larissa Duarte Aguiar. Ela cumpriu papel importante ao denunciar o homem que a assediou sexualmente em um elevador na cidade de Fortaleza, capital do Ceará.

A cena foi gravada pela câmera de segurança. O homem se aproxima quando ela sai do elevador e toca as partes íntimas de Larissa Duarte. A cena foi gravada por câmeras de segurança do prédio. O homem, um empresário que trabalhava em um escritório de investimentos, fugiu. 

Em uma entrevista, Larissa falou sobre a importância de denunciar, levar casos como o dela à polícia e não "normalizar" episódios assim.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes