violência policial

Guilherme Derrite é denunciado ao Ministério Público por ilegalidades em operações na Baixada Santista

Condepe questiona secretário de Segurança Pública por ações que já mataram ao menos 79 pessoas no litoral paulista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Entre os pontos destacados na denúncia como exemplos de conduta irregular estão a ausência do uso de câmeras corporais e a falta de respostas a requerimentos de instituições públicas - Gabriela Moncau

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (Condepe) acionou o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) em representação contra o Secretário da Segurança Pública paulista, Guilherme Derrite. O Conselho alega descumprimento de lei e falta de transparência nas Operações Escudo e Verão, que já deixaram ao menos 79 mortos na região da Baixada Santista

O Condepe destaca "os inúmeros casos de violação de direitos humanos, já constantemente denunciados", e afirma que as operações "têm sido conduzidas com absoluta falta de transparência quanto aos dados de letalidade policial e outras informações sobre violências praticadas por policiais militares". 

De acordo com a legislação estadual de São Paulo, cabe ao Condepe investigar as violações de direitos humanos no estado, encaminhando às autoridades competentes as denúncias e representações, além de propor soluções para os problemas referentes à defesa dos direitos.

Entre os pontos destacados na denúncia como exemplos de conduta irregular estão a ausência do uso de câmeras corporais e a falta de respostas a requerimentos de instituições públicas (como o próprio Condepe). O Conselho pede ao Ministério Público que analise a denúncia e dê continuidade à apuração nos termos da Lei de Improbidade Administrativa. 

Ao Brasil de Fato, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que "as mortes registradas decorreram de confrontos com criminosos, que têm reagido de forma violenta ao trabalho policial" e que "em todos os casos foram apreendidas as armas usadas pelos suspeitos".

A secretaria disse, ainda, que "tem respondido a todos os questionamentos encaminhados pelos órgãos de controle e permanece à disposição para qualquer informação. A pasta teve conhecimento informal da representação do Condep e irá responder aos questionamentos assim que acionada pelo Ministério Público".

*matéria alterada às 21h55 de 25/03/2024 para correção de informações

Edição: Thalita Pires