Paraná

DIREITOS HUMANOS

Trabalhador haitiano é agredido com cabeçada em posto de gasolina

Sindicato denuncia e exige fim de agressões, racismo e xenofobia contra frentistas

Curitiba (PR) |
Trabalhador é provocado e agredido de madrugada - Imagens: reprodução internet / câmera interna do posto de gasolina

O frentista chamado Mercidieu, trabalhador haitiano, foi agredido com uma cabeçada na madrugada do dia 25 de março (segunda) durante o seu turno de trabalho no Posto Concha de Ouro, filiado à Shell, e localizado em Santa Felicidade, em Curitiba (PR).

No vídeo de câmeras do posto, dois jovens, brancos, caminham até o trabalhador, que estava sentado e tranquilo, o provocam e agridem com uma cabeçada. Depois, fogem de moto. O trabalhador ainda parece ter registrado com celular o ocorrido.

De acordo com a comunicação do Sinpospetro - sindicato que representa a categoria - a polícia foi acionada e a entidade sindical presta apoio jurídico ao funcionário agredido. 

A categoria vem fazendo protestos, campanhas e apelos contra os ataques racistas e xenófobos que os trabalhadores vêm passando em local de trabalho.

O presidente do sindicato, Lairson Sena, repudia mais esse caso de agressão e exige medidas das autoridades públicas para "Coibir os ataques nos locais de trabalho. Basta de agressões, racismo e xenofobia contra os frentistas", denuncia.

A reportagem do BDF PR tentou contato com o posto de gasolina, para saber das medidas a ser tomadas de proteção aos trabalhadores, mas não tivemos êxito até o momento.

--

 

Edição: Lucas Botelho