pela democracia

Datafolha: 63% dos brasileiros são contra anistia aos golpistas do 8 de janeiro

Mesmo entre eleitores de Bolsonaro, maioria da população é a favor de punição de responsáveis pelo quebra-quebra

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em Curitiba, manifestantes são contra anistia para os golpistas do oito de Janeiro - Gibran Mendes / CUT-PR

Uma pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que a maioria dos brasileiros são contra a anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Para 63% das pessoas ouvidas, os participantes e financiadores do quebra-quebra promovido por bolsonaristas devem ser responsabilizados e punidos.

Enquanto isso, 31% disseram ser a favor da anistia. Outros 2% se disseram indiferentes ao assunto, enquanto 4% afirmaram não saber. O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, de maneira presencial, entre os dias 19 e 20 de março, por todo o país.

O pedido de anistia foi feito pelo próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em manifestação na Avenida Paulista, região central de São Paulo, no último dia 25 de fevereiro. O clamor foi direcionado ao Congresso, em favor dos "pobres coitados que estão presos em Brasília", segundo palavras do inelegível.

Entretanto, o pedido do líder da extrema-direita não parece ter sido ouvido nem mesmo por seus apoiadores. Segundo o Datafolha, 53% dos eleitores declarados de Bolsonaro são contra a anistia, enquanto outros 40% são a favor.

Já os eleitores de Lula se colocam majoritariamente contra a proposta de aliviar a barra dos envolvidos nos ataques à Praça dos Três Poderes: 71% dizem ser contrários à anistia, enquanto outros 25% concordam com a ideia.

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou as condenações de mais 14 réus por participação (direta ou indireta) nos ataques golpistas de 8 de janeiro, com penas que vão de 13 a 17 anos de prisão. Até aqui, são 159 condenados.

Edição: Rodrigo Chagas