Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Imunização

Dia D de Vacinação em mais de 90 locais acontece neste sábado (13)

Serão aplicadas doses contra gripe, dengue, covid-19 e outras doenças, conforme calendário e grupos prioritários

12.abr.2024 às 19h23
Brasília (DF)
Redação

DF recebeu vacinas nesta quinta-feira - Renato Alves/Agência Brasília

Neste sábado (13) ocorre o Dia D de Vacinação em todo o Brasil e acontece no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF) 90 locais de atendimento serão disponibilizados em todo o DF para oferecer a dose contra a influenza e imunizantes para dengue, covid-19 e outras doenças, conforme o calendário vacinal e os grupos prioritários.

Para atender a população também haverá ações em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e condomínios, inclusive com atendimento na modalidade drive-thru. Além disso, dois "Carros da Vacina" também irão percorrer ruas do Gama e do Sol Nascente.

De acordo com a SES-DF o intuito é aproveitar a mobilização nacional para intensificar a imunização e ampliar todas as coberturas vacinais no Distrito Federal. “Estamos com equipes preparadas para garantir o atendimento a milhares de pessoas no sábado", assegura a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Cliquei aqui para saber a  lista completa com os locais de vacinação, horários e os imunizantes disponíveis está disponível no site da pasta.

Quem pode vacinar

O público-alvo do atendimento será voltado engloba todas faixas etárias, dos bebês aos idosos. Em cada local, a equipe da SES-DF estará preparada para indicar quais imunizantes poderão ser aplicados. Basta comparecer com documento e caderneta de vacinação.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, as crianças poderão tomar doses contra hepatite, meningite, pneumonia, sarampo, pólio, febre amarela etc. Meninos e meninas de 9 a 14 anos recebem a vacina contra o HPV. Para adolescentes e adultos, doses contra hepatite B, tétano e difteria (vacina dT), febre amarela e sarampo, caxumba e rubéola (vacina tríplice viral). Também há esquemas de vacinação específicos a bebês e idosos. O único imunizante que não estará disponível será a BCG.

Vacina contra Covid

A vacinação contra a covid-19 passou a ter novas regras neste ano. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar três doses. A partir dos 5 anos, o imunizante é aplicado apenas em quem não tiver o esquema básico de duas doses. O reforço com a bivalente agora é restrito a grupos prioritários, como pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, dentre outros.

Vacina da gripe

De acordo com a SES-DF desde o início da campanha de 2024 já foram aplicadas mais de 121 mil doses em grupos prioritários. A meta, contudo, é atingir o público de 1,1 milhão de pessoas. "Quem está nos grupos prioritários precisa se vacinar, mesmo se tiver tomado a vacina contra a gripe no ano passado. Isso porque a cada ano há uma atualização para proteger contra novas cepas do vírus", explica a gerente da Rede de Frio Central da pasta, Tereza Luiza Pereira.

A vacina contra a gripe (influenza) está disponível a diversas categorias, como professores, profissionais de saúde, de segurança e salvamento, militares das três Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários, de transporte coletivo rodoviário e funcionários do sistema prisional. Nesses casos, é importante comprovar a ocupação profissional com crachá ou contracheque, dentre outros documentos que possam identificar o trabalhador.

Também são elegíveis a receber a dose idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições específicas de saúde. Quem tiver as doenças previstas deve comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica.

Vacina contra dengue

O Dia D de Vacinação será a oportunidade de proteger contra a dengue todas as crianças e adolescentes de 10, 11, 12, 13 e 14 anos que ainda não tomaram a primeira dose. Desde o início da campanha, em 9 de fevereiro, a SES-DF fez a aplicação de 52.280 doses. "A vacina contra a dengue faz parte de um grupo de ações de grande relevância para ajudar a combater a doença", aponta a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França. Ela lembra que, se a criança ou adolescente tiver sido diagnosticado com dengue, será preciso aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Márcia Silva
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AGRICULTURA FAMILIAR

STF suspende despejo de 500 famílias solicitado pela Suzano no Maranhão

Segue sem acordo

Sem citar provas, Gilmar Mendes critica ONGs na retomada das audiências de conciliação sobre marco temporal

EDUCAÇÃO

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

MONITORAMENTO

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

5ª edição

‘Foi gigante em todos os sentidos’: dirigente do MST comemora sucesso da Feira da Reforma Agrária em SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.