petroquímica

Acidente interrompe funcionamento de caldeira da Braskem em Triunfo (RS)

Fogo foi combatido e não deixou vítimas; sindicato manifesta preocupação com a segurança dos trabalhadores

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Conforme a Braskem, acionamento da chama do flare é controlado e previsto e não causa danos a pessoas que trabalham ou moram nas comunidades próximas - Foto: Divulgação/Sindipolo

Um acidente na noite deste domingo (14) na Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), interrompeu a operação de uma das caldeiras da unidade. O vazamento de óleo em um dos queimadores da caldeira resultou em um incêndio que foi combatido pela Brigada de Emergência, sem feridos ou vítimas. Por conta do ocorrido, o flare, dispositivo de segurança de uso comum na indústria petroquímica, pôde ser visto a quilômetros de distância.

Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (15), o Sindicato dos Trabalhadores do Polo Petroquímico-RS (Sindipolo) mostrou preocupação com a segurança dos trabalhadores. Afirma que questionou a Braskem e que até o momento a empresa não deu muitos detalhes sobre o acidente, apenas informou que não houve vítimas.

"Tivemos um acidente grave no Polo ontem à noite, sendo o Sindipolo informado por parte dos trabalhadores e da comunidade, com grande preocupação sobre o ocorrido, mas a Braskem silencia, sem dar qualquer explicação efetiva sobre a extensão e abrangência do acidente", critica o diretor do sindicato Ivonei Arnt.

:: 4 anos sem a Fafen-PR: histórias de luta, superação e esperança ::

Conforme explica o Sindipolo, a unidade da Braskem tem três grandes caldeiras de vapor para geração de energia elétrica para as demais plantas petroquímicas industriais. Uma destas caldeiras está em manutenção programada e as outras duas estavam gerando energia.

"Como uma delas pegou fogo, provavelmente, a outra não suportou a carga, fazendo com que as plantas industriais fossem desligadas. Isso fez com que as tochas (flare) tivessem que queimar os produtos químicos inerentes ao processo industrial, provocando um clarão visto a quilômetros de distância e preocupando os trabalhadores e os moradores da região", diz o sindicato.

A entidade afirma que este acidente "é mais preocupante em um momento em que os trabalhadores estão com sua saúde mental/emocional abalada, em função de a Braskem impor a assinatura de um novo Contrato Individual de Trabalho que colide com os Acordos Coletivos em vigência". Ivonei diz que esta e outras questões já foram alertadas à empresa pelo sindicato. "Não venha ela agora querer culpar os trabalhadores pelo acidente. Os trabalhadores são as vítimas", alerta.

Ao Brasil de Fato RS, a Braskem informou em nota que "não houve ocorrência de segurança ou riscos para as pessoas ou ambiente" e que "técnicos da empresa estão trabalhando para a total recuperação deste queimador para que a operação do mesmo possa ser restabelecida com segurança".

O texto diz também que a chama do flare não causa danos às pessoas que trabalham ou moram nas comunidades próximas.

Confira a nota na íntegra

A Braskem informa que no início da noite do último domingo (14/04), por volta das 18h30min, ocorreu um distúrbio operacional em uma de suas caldeiras situadas no Polo Petroquímico de Triunfo, provocado por um vazamento de óleo em um dos queimadores da caldeira. As equipes atuaram prontamente para interromper a operação da caldeira. Não houve ocorrência de segurança ou riscos para as pessoas ou ambiente. No momento técnicos da empresa estão trabalhando para a total recuperação deste queimador para que a operação do mesmo possa ser restabelecida com segurança.

Por este motivo, é possível visualizar a chama do flare, um dispositivo de segurança de uso comum na indústria petroquímica.

O acionamento desse mecanismo de queima de gases é controlado e previsto, não causa qualquer dano às pessoas que trabalham ou moram nas comunidades próximas e segue as mais rigorosas normas internacionais de segurança da indústria petroquímica.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira