programa bem viver

História de escritora cearense que conquistou García Márquez, 'A cabeça do santo' vai virar filme

Socorro Acioli conta como conseguiu uma vaga na última oficina de roteiro ministrada por Gabo e teve sua ideia elogiada

Ouça o áudio:

Ano passado, Socorro Acioli lançou seu segundo romance, Oração para desaparecer, o livro mais vendido na Flip 2023. - Foto: Igor de Melo

Dez anos após a despedida de Gabriel García Márquez, um dos seus sonhos está próximo de virar realidade. O livro A cabeça do santo, da cearense Socorro Acioli, deve ser lançado como filme entre o final deste ano e o início do ano que vem, segundo a escritora.

Sob os cuidados da cineasta Joana Mariani, a obra é inspirada em uma história real, coletada por Acioli e “abençoada” por Gabriel García Márquez há 18 anos. 

O enredo conta sobre um jovem que descobre o fantástico dom de ouvir as preces das mulheres para Santo Antônio.

Na verdade, na cidade de Caridade, localizada no sertão cearense, existe uma estátua de Santo Antônio inacabada. Em cima do morro está apenas o corpo, até o pescoço. A cabeça foi feita, mas nunca colocada no lugar. Oca, do tamanho de uma casa pequena, ela se tornou um local em que pessoas descansam e às vezes até dormem.

Acioli sabia dessa história, mas só resolveu transformá-la em um livro quando foi provocada por Gabriel García Márquez.

O escritor colombiano, vencedor do Nobel de Literatura, oferecia na Escuela Internacional Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba, um curso de contação de história para convidados escolhidos a dedo.

Acioli queria muito participar. Ignorou o fato de não conhecer o autor. Insistiu de todas as maneiras para participar da oficina Como se Cuenta un Conto.

Finalmente, a cearense ganhou uma chance. Ela poderia enviar um parágrafo sobre uma história que tinha intenção de escrever. Gabriel García Márquez iria ler e, se gostasse, a escritora estaria convidada para a oficina.


Livros já foi lançado Inglaterra, Estados Unidos, França, México e Itália / Companhia das Letras

A aprovação de Gabo de fato veio. Em 2006, Socorro Acioli participou da última oficina ministrada pelo escritor colombiano. Por questões de saúde, ele encerrou as aulas e aparições públicas na época. 

García Márquez gostou da história e insistiu que virasse um filme. Segundo Acioli, na época, ele já estava preocupado até com questões técnicas. “Como vamos fazer a cabeça subir o morro?”, relata a escritora cearense sobre as preocupações que ouvia do autor de Cem Anos de Solidão

O livro só foi lançado oito anos após a oficina. Em 2014. Dois meses antes de Gabo falecer, em 17 de abril. Portanto ele nunca teve contato com a história final. Mas, 10 anos depois de sua despedida, o seu desejo está próximo de se tornar realidade.

A cabeça do santo já foi lançado como livro na Inglaterra, Estados Unidos, França, México e está chegando, agora, na Itália.

Ano passado, Acioli lançou seu segundo romance, Oração para desaparecer, o livro mais vendido na Flip 2023. 


Encontro de Alcioli e Gabo, em 2006 / Arquivo pessoal

Confira abaixo o entrevista completa sobre a jornada de Socorro Acioli para conhecer Gabriel García Márquez e lançar seu livro.

Brasil de Fato: Como você fez para participar do curso? Afinal, era apenas para amigos ou pessoas próximas de Gabo

Socorro Acioli: É uma história muito rocambolesca, muito engraçada e com final feliz, mas podia ter dado muito errado. 

Eu já tinha escrito alguns livros para criança, tinha terminado o meu mestrado. Eu sou jornalísta e tenho mestrado em literatura. Em 2006, eu tomei a decisão de me dedicar a escrever ficção, de tentar, pelo menos, sair do trabalho que eu tinha como editora aqui em Fortaleza. 

Aí encontrei um livro que eu tinha em casa e nem lembrava do Gabriel García Márquez. Eu já tinha lido parte da obra ficcional dele, mas esse livro, Como Contar um Conto, ainda não.

Descobri que esse livro era a transcrição de uma das oficinas que ele fez. Seria o vigésimo ano que ele faria, em 2006. Foram 20 anos na Escola de Cinema e Televisão de San Antonio Los Baños, em Cuba. 

Essa escola é fruto de uma utopia do García Márquez e de mais três amigos, porque o sonho do García Márquez era trabalhar com cinema, também. Ele fez algumas coisas, escreveu alguns roteiros, inclusive em parceria com [Luis] Buñuel. O grande sucesso, o êxito dele, foi com a literatura, mas ele tinha uma grande paixão por cinema.

Estudou em Roma na juventude. Foi lá que ele conheceu esses amigos. Ele voltou [para Cuba] e conversou com o Fidel [Castro] sobre a ideia. Eles ganharam essa escola, que é toda no padrão das escolas cubanas, e criou uma escola de cinema para realizadores da América Latina. Para que se criasse uma identidade de fazer artístico dentro do audiovisual, do cinema e da TV, que tratasse das questões históricas, sociais e míticas culturais da América Latina. Esse é o compromisso da escola até hoje. 

Do alto da minha ingenuidade, achei que seria simples. Tem uma oficina com o Gabriel García Márquez, é isso que eu preciso nesse momento. Vou mandar um e-mail, perguntar quanto é. Meu esforço vai ser trabalhar, juntar dinheiro e ir. Mandei o primeiro e-mail para o institucional da Escola. Perguntei, educadamente, em espanhol, como eram as inscrições para a oficina do García Márquez.

A pessoa me respondeu prontamente, dizendo que a oficina não tinha inscrições, porque era para convidados. Aí eu respondi: "Muito obrigada pela resposta rápida, mas convidados como? Como é que ele convida?"

Ela respondeu que é para pessoas do círculo íntimo de Gabo. Ou seja, não é para mim, óbvio. 

Deu uma desanimada, mas eu decidi que no dia seguinte iria perguntar a outra pessoa. Vai que tem outra maneira.

Para resumir a história que é muito longa: enquanto eu mandava um e-mail para um professor eu já enviava para um professor diferente, para alguém que eu encontrava na lista [de professores da Escola].

Realmente uma situação vexatória, vergonhosa, porque eu não conseguia desistir. Eu tenho dificuldade de desistir, no geral, mas nessa situação eu, realmente, não conseguia desistir da ideia de que eu poderia ir. 

Eu mandei vários [e-mails] para várias pessoas, para vários professores, todos respondiam a mesma coisa. 

Aí chegou um dia, depois desses meses todos, que eu pensei: “Bom, eu tenho que desistir, porque eu não vou passar o resto da vida recebendo a mesma resposta e achando que eu vou receber algum retorno diferente." 

Aí nesse dia eu resolvi mandar o meu último e-mail. Mandei para uma mulher que eu não tinha visto antes, dizendo que estava há meses mandando mensagem, que eu já sabia que era uma oficina para convidados dele, que eu só tinha insistido porque era um sonho muito importante, mas a vida é isso mesmo, às vezes a gente sonha coisas que não são possíveis, é um drama danado.

O que eu queria dizer, coloquei no fim do e-mail, era que, caso mudasse a forma de ingresso, que ela me colocasse na lista para eu receber notícias para uma chance algum dia. 

E aí ela me respondeu: "Prezada Socorro, já estou ciente do seu grande interesse na oficina", porque aquela altura já era piada. Os professores almoçavam todos juntos na mesma mesa e eu já tinham virado piada, porque um dizia: "Ah, ela ainda não te escreveu?!" Já tinham virado uma coisa meio uma grande vergonha, um vexame.

Ela então respondeu que, sim, é uma oficina, como eu já sabia, para convidados do Gabo, inclusive esse ano [2006] ele já havia mandando a lista.

Ela deu um enter na mensagem e botou: “Mas ele nos disse que esse ano só tem nove nomes, e a oficina tem dez vagas. Existe uma vaga, mas eu não posso simplesmente botar o seu nome na lista".

Era uma terça-feira e ela me falou que até quinta-feira eu precisava mandar meu currículo e, em uma página, em um parágrafo no máximo, o resumo de uma história que eu queria desenvolver.

"Eu mando por fax para Gabo, se ele gostar ele convida", disse. "Aqui o curso é gratuito, nós damos hospedagem, alimentação e, em geral, o governo brasileiro paga a passagem. Então, eu espero sua mensagem até quinta -feira. Obrigada".

Foi completamente enlouquecedor receber esse e-mail, porque por um lado a porta estava aberta, mas por outro eu tinha de terça pra quinta para resolver isso. 

Meu currículo tudo bem, não tinha que inventar. Mas eu tinha que escrever em um parágrafo de uma terça para quinta, uma história que agradasse o Gabriel García Márquez, a ponto de ele querer me convidar para a oficina. Era muito absurdo isso, mas eu tinha que agir, eu não podia pirar. 

Aí o que eu fiz foi procurar no meu acervo de matérias de jornal que eu guardava, eram colagem. Hoje eu guardo os prints, mas na época eu guardava em um caderno matérias que podiam render histórias. 

Achei uma matéria que eu tinha guardado sobre um caso que existiu, que continua acontecendo aqui no Ceará, em uma cidade pequena chamada Caridade. Fica perto de Canindé, outra cidade muito pequena, que vive em torno do turismo religioso para São Francisco. 

Em Caridade decidiram que seria construída uma estátua de 33 metros de altura para homenagear Santo Antônio, porque aí a cidade viraria centro de peregrinação, melhoraria a economia, melhoraria tudo.

Fizeram a estátua, montaram o corpo todo, lá no morro da principal da cidade. Aí quando foram montar a cabeça, os homens que estavam trabalhando já estavam colocando as peças para subir, mas o mestre de obras disse que não. "A gente vai montar no chão e vai levar a cabeça inteira pro morro."

E assim fizeram. Montaram no chão. Mas a cabeça nunca pode subir, porque ela é enorme e é muito pesada. É concreto com ferro, do tamanho de uma casinha. Está lá até hoje. Não teve como subir. A subida para o morro, até hoje, de carro, é uma subida muito íngreme.

Os prefeitos que vieram depois foram uma sucessão de prefeitos evangélicos. Não tinham interesse em resolver esse assunto. Está lá até hoje, o corpo em cima do morro e a cabeça no chão. 

Um dia uma repórter fez uma matéria sobre isso porque as pessoas da cidade pediram a ela, para falar que aquilo era um absurdo.

A população reclamava que a cabeça servia de banheiro, motel, de abrigo de bicho. E contaram pra repórter que teve até um homem que já morou um tempo dentro.

Quando eu li, eu imaginei esse homem morando lá dentro sendo um sujeito, um andarilho o mais anticlerical possível, o cara mais errado possível entrando na cabeça do Santo Antônio.

Eu sou criada por uma família católica. Eu sei a importância do Santo Antônio para a igreja, quanto ele foi eloquente, que era o santo que tinha o dom da palavra, tanto é que a língua dele é o que está preservada.

Então eu imaginei: "O que pode acontecer se um homem desse tipo entra na cabeça do Santo Antônio e, de alguma maneira, escuta as orações de mulheres, os pensamentos do Santo Antônio nesse estado de embriaguez e confusão mental". 

E foi isso que eu mandei: “Um homem estava andando na estrada, procurando um lugar para se abrigar da chuva e encontrou uma gruta. Ele acorda às cinco da manhã ouvindo vozes de mulheres. Quando sai, não viu nenhuma mulher e descobriu que a gruta era, na verdade, a cabeça oca, gigantesca e inacabada de um Santo Antônio cujo corpo estava no alto do morro".

Foi isso que eu mandei. Demorou um tempo, acho que um pouco menos que um mês, e ela respondeu dizendo que ele [Gabriel García Márquez] tinha gostado, que eu estava convidada, que eu estava inclusa na oficina.

Eu não acreditei, fiquei olhando pra tela sem acreditar. Eu fui para lá sem acreditar completamente que eu estava indo. 

Eu cheguei dois dias antes, realmente era uma turma de pessoas todas conhecidas [do Gabriel García Márquez]. Todos já conheciam o ele. 

Na oficina éramos nove. No final das contas, uma das pessoas da lista não foi, então era para ser eu mesmo.

Ele sentou e disse: "Bom dia, eu vim aqui para escutar as histórias de vocês".

E eu fiquei desesperada, porque a oficina era audiovisual. Não era literatura. Eu não tinha experiência nenhuma em audiovisual, continuo sem ter.

E ele estava despachando todo mundo. Ele não estava gostando da história de ninguém, um era premiado... outro era de um clube, enfim. 

Eu seria a última, e comecei a pensar: "Bom, ele não vai gostar da minha história, lógico, porque eu não devo estar sabendo o que eu estou fazendo, e ele vai, talvez, até me expulsar". Eu comecei a pensar na vergonha que eu ia passar voltando para a Fortaleza, porque tinha saído no jornal e tudo mais. Eu fiquei tão segura de que ele não ia gostar de jeito nenhum da minha história que fiquei tranquila. 

Quando chegou a minha vez, ele já estava meio deitado na cadeira, visivelmente de saco cheio e tomando Coca-Cola. E aí ele disse: "Vai, a Brasileira..."

Eu comecei a contar. Já tinha desenvolvido um pouquinho, mas foi basicamente isso que eu contei.

Enquanto eu fui contando ele foi sentando com a cara séria para mim. Eu achando que ele estava sentando para falar algumas verdades que eu merecia ouvir. Mas ele ficou em silêncio. Eu achei que ninguém estava entendendo por conta do espanhol.

Mas ele disse. "Até que enfim uma boa história". Eu não acreditava, eu não acreditava,

Ele me perguntou então: "Você disse que tem parte dessa história que é real, então o homem existe, o homem é real, a cabeça você inventou, né?".

Eu disse: "Não. O homem é ficcional, a cabeça que existe".

Ele não acreditava. A gente ficou nisso um tempão. Ele falou que só acreditaria se eu tivesse uma prova. E eu tinha filmado, então no dia seguinte eu mostrei pra ele. Na época isso ainda era complicado. Não tinha os celulares. Tive que converter para DVD. Enfim, foi difícil.

Ele ficou muito impressionado e durante essa semana a gente conversou. Ele falou sobre como seriam algumas coisas. Eu não consegui, durante o curso, desenvolver, andar muito  com o que eu queria fazer, mas ele me disse coisas pontuais muito importantes.

Ele já estava com princípio de demência senil, tanto é que foi a última oficina dele, ele não fez mais. A partir de 2007, nos últimos 7 anos anos, ele não fez mais pronunciamentos públicos. Foi rareando muito. Eles decidiram que ele não ia dar mais dar aula.

Ele lembrava muito bem o passado distante. Se a gente fizesse alguma pergunta sobre os anos 1950, os anos 1960, ele lembrava. Mas ali ele esquecia o nome, inclusive, das pessoas que ele conhecia melhor. Ele lembrava só que eu era brasileira. Ele não estava conseguindo gravar, então tinha essa emoção. Era duro de ver. Ele fazia esforço, perdendo consciência.

Ele falou desse livro que acabou de sair, Em Agosto Nos Vemos, que tinha escrito. A ideia de ser uma trilogia

No último dia, no sábado, teve uma festa que era a festa de encerramento do festival. Ele foi e me chamou num canto. Ele via, lógico, que eu estava muito emocionada. Eu chorava sempre, qualquer coisa eu estava chorando. 

Quando ele me chamou para se despedir, eu sabia que era a última vez que eu ia ver aquele homem. Aí eu comecei logo a chorar.

"Eu quero que você me prometa que você não vai desistir dessa história."

"Eu só prometo", respondi.

Foi muito difícil. Eu levei sete anos para conseguir escrever. Eu só terminei em 2013, e o livro saiu em 2014, em 18 de fevereiro e ele morreu em abril. 

Ele não chegou a ver o livro escrito, publicado nada, porque nessa reta final ele já estava completamente off.

O livro já saiu aqui no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na França, e está saindo agora na Itália. 

Eu fico muito feliz do livro ter dado tantos frutos assim. Tendo espalhado essa história, me sinto retribuindo à grande sorte que eu tive.

E o sonho do Gabriel García Márquez de ver essa grande história se tornando o cinema está acontecendo agora, 10 anos depois da despedida dele. O filme ainda não tem uma data para ser lançada, mas vai acontecer, certo?

Vai acontecer. A diretora do filme é a Joana Mariani. Já terminou o roteiro, já está pronto. E agora tem umas questões que a gente está quase podendo dar as notícias de data e de tudo, mas não pode ainda. 

O cinema é uma coisa que tem um tempo muito específico. 

E ele [Gabriel García Márquez] se preocupava muito mesmo com a coisa do filme. "Como é que ia fazer a cabeça?", ele me pergunta. Ele tinha preocupação técnicas, assim. Como é que eu ia fazer no filme para a cabeça subir, se ia subir a cabeça. Ele ficava fixado nisso, a gente falava, ele voltava para esse ponto.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver nas rádios parceiras e plataformas de podcast / Brasil de Fato

Sintonize 

programa de rádio Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo. A versão em vídeo é semanal e vai ao ar aos sábados a partir das 13h30 no YouTube do Brasil de Fato e TVs retransmissoras: Basta clicar aqui

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS); Rádio Cantareira (SP); Rádio Keraz; Web Rádio Studio F; Rádio Seguros MA; Rádio Iguaçu FM; Rádio Unidade Digital ; Rádio Cidade Classic HIts; Playlisten; Rádio Cidade; Web Rádio Apocalipse; Rádio; Alternativa Sul FM; Alberto dos Anjos; Rádio Voz da Cidade; Rádio Nativa FM; Rádio News 77; Web Rádio Líder Baixio; Rádio Super Nova; Rádio Ribeirinha Libertadora; Uruguaiana FM; Serra Azul FM; Folha 390; Rádio Chapada FM; Rbn; Web Rádio Mombassom; Fogão 24 Horas; Web Rádio Brisa; Rádio Palermo; Rádio Web Estação Mirim; Rádio Líder; Nova Geração; Ana Terra FM; Rádio Metropolitana de Piracicaba; Rádio Alternativa FM; Rádio Web Torres Cidade; Objetiva Cast; DMnews Web Rádio; Criativa Web Rádio; Rádio Notícias; Topmix Digital MS; Rádio Oriental Sul; Mogiana Web; Rádio Atalaia FM Rio; Rádio Vila Mix; Web Rádio Palmeira; Web Rádio Travessia; Rádio Millennium; Rádio EsportesNet; Rádio Altura FM; Web Rádio Cidade; Rádio Viva a Vida; Rádio Regional Vale FM; Rádio Gerasom; Coruja Web; Vale do Tempo; Servo do Rei; Rádio Best Sound; Rádio Lagoa Azul; Rádio Show Livre; Web Rádio Sintonizando os Corações; Rádio Campos Belos; Rádio Mundial; Clic Rádio Porto Alegre; Web Rádio Rosana; Rádio Cidade Light; União FM; Rádio Araras FM; Rádios Educadora e Transamérica; Rádio Jerônimo; Web Rádio Imaculado Coração; Rede Líder Web; Rádio Club; Rede dos Trabalhadores; Angelu'Song; Web Rádio Nacional; Rádio SINTSEPANSA; Luz News; Montanha Rádio; Rede Vida Brasil; Rádio Broto FM; Rádio Campestre; Rádio Profética Gospel; Chip i7 FM; Rádio Breganejo; Rádio Web Live; Ldnews; Rádio Clube Campos Novos; Rádio Terra Viva; Rádio interativa; Cristofm.net; Rádio Master Net; Rádio Barreto Web; Radio RockChat; Rádio Happiness; Mex FM; Voadeira Rádio Web; Lully FM; Web Rádionin; Rádio Interação; Web Rádio Engeforest; Web Rádio Pentecoste; Web Rádio Liverock; Web Rádio Fatos; Rádio Augusto Barbosa Online; Super FM; Rádio Interação Arcoverde; Rádio; Independência Recife; Rádio Cidadania FM; Web Rádio 102; Web Rádio Fonte da Vida; Rádio Web Studio P; São José Web Rádio - Prados (MG); Webrádio Cultura de Santa Maria; Web Rádio Universo Livre; Rádio Villa; Rádio Farol FM; Viva FM; Rádio Interativa de Jequitinhonha; Estilo - WebRádio; Rede Nova Sat FM; Rádio Comunitária Impacto 87,9FM; Web Rádio DNA Brasil; Nova onda FM; Cabn; Leal FM; Rádio Itapetininga; Rádio Vidas; Primeflashits; Rádio Deus Vivo; Rádio Cuieiras FM; Rádio Comunitária Tupancy; Sete News; Moreno Rádio Web; Rádio Web Esperança; Vila Boa FM; Novataweb; Rural FM Web; Bela Vista Web; Rádio Senzala; Rádio Pagu; Rádio Santidade; M'ysa; Criativa FM de Capitólio; Rádio Nordeste da Bahia; Rádio Central; Rádio VHV; Cultura1 Web Rádio; Rádio da Rua; Web Music; Piedade FM; Rádio 94 FM Itararé; Rádio Luna Rio; Mar Azul FM; Rádio Web Piauí; Savic; Web Rádio Link; EG Link; Web Rádio Brasil Sertaneja; Web Rádio Sindviarios/CUT. 

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para ser incluído na nossa lista de distribuição, entre em contato por meio do formulário.

Edição: Matheus Alves de Almeida