Rio de Janeiro

Segurança pública

Rio de Janeiro poderá ter delegacia especial para investigar mortes de policiais

Delegacia deverá registrar, investigar, abrir inquérito e outros procedimetos para a defesa de agentes de segurança

Agência Brasil | Rio de Janeiro (RJ) |
Polícia Rio de Janeiro
As despesas decorrentes da aplicação da norma correrão à conta de dotações próprias da Secretaria de Estado de Polícia Civil - Carl de Souza/AFP

O Governo do Estado do Rio poderá criar uma Delegacia Especializada de Investigação de Mortes de Agentes de Segurança Pública. É o que autoriza a Lei 10.347/24, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial na última quinta-feira (25).

Leia mais: Violência policial 'não tem freio' porque instâncias de controle 'não fazem nada', diz pesquisador e ex-PM

De acordo com a medida, a delegacia deverá registrar, investigar, abrir inquérito e adotar os demais procedimentos policiais necessários para a defesa dos agentes de segurança pública contra quaisquer tipos de conduta que os coloquem em situação de risco, objetivando sua efetiva proteção.

As despesas decorrentes da aplicação da norma correrão à conta de dotações próprias da Secretaria de Estado de Polícia Civil, suplementadas, se necessário. A medida precisa da regulamentação do Executivo.

Edição: Mariana Pitasse