enchentes no RS

Dique extravasa e inunda bairros da zona norte de Porto Alegre; prefeito pede uso racional de água

Além da inundação, os bombeiros atenderam a ocorrência explosão de posto de combustível na avenida Cairú

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A prefeitura orientou que moradores das comunidades Asa Branca, Minuano, Vila Elizabeth e Nova Brasília deixem os locais - Foto: Carlos Messalla

Na zona norte de Porto Alegre, o dique de contenção do bairro Sarandi extravasou na manhã deste sábado (4) e inundou a região. Conforme funcionários do local, são três pontos de vazamento, que geram alagamentos na região. A Defesa Civil, porém, garante que não há rompimento. A prefeitura orientou que moradores das comunidades Asa Branca, Minuano, Vila Elizabeth e Nova Brasília deixem os locais.

Moradores da região relatam que a inundação iniciou por volta da 1h, mas a cheia seguiu avançando rapidamente durante a manhã em direção à Avenida Assis Brasil. A água, inclusive, já invadiu a área da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), reforçou, em coletiva o pedido para que moradores deixem locais ameaçados pelo vazamento de dique na zona Norte de Porto Alegre. Equipes do Exército e do Corpo de Bombeiros estão auxiliando a Defesa Civil na remoção das famílias que vivem no local com o uso de motos aquáticas e botes salva-vidas.

:: Nível do Guaíba chega a 5m e ultrapassa o registro de 1941 ::


Conforme funcionários do local, são três pontos de vazamento, que geram alagamentos na região / Foto: Carlos Messalla

O trânsito de automóveis a partir do cruzamento da Rua Xavier de Carvalho com a Rua Bento Rosa está bloqueado devido à enchente.

Parte dos socorridos foram levados para casas de parentes e os demais a Defesa Civil informa que vai alocar de acordo com a disponibilidade nos abrigos da cidade. A elevação das águas no local está sendo monitorada desde a sexta-feira pela prefeitura.

O Melo alertou também para a necessidade do racionamento de água potável, uma vez que seis bombas de recalque do DMAE foram desligadas por motivos de segurança, pois estavam submersas. O retorno do fornecimento de água na cidade deverá ser normalizado somente após baixarem as águas do Guaíba.


A elevação das águas no local está sendo monitorada desde a sexta-feira pela prefeitura / Foto: Carlos Messalla

Explosão em posto de gasolina

Um posto, localizado na avenida Cairú, em Porto Alegre, explodiu no começo da tarde deste sábado. Um relato inicial do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar apontou que a ocorrência deixou dois trabalhadores do posto feridos. Um deles foi levado para o Hospital de Pronto Socorro e o outro para o Hospital Cristo Redentor.

Segundo a RBS TV, que ouviu testemunhas no local, a explosão aconteceu após a chegada de um barco que precisava ser abastecido. Em seguida, um gerador teria explodido e o fogo se espalhou pelo telhado do posto.

O estabelecimento, chamado Orel, fica localizado no bairro São João. A BM isolou a região. O posto fica bem próximo de uma região que está alagada na avenida Cairú. Um incêndio teve início em seguida, mas os bombeiros controlaram as chamas e continuavam vasculhando o local e arredores a procura de mais vítimas. Até as 14 horas não se tinha mais notícias a respeito dos feridos que estão nos hospitais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Brasil de Fato RS (@brasildefato.rs)

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko