Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

CLDF

Em quatro anos, GDF destinou mais de R$ 4 bi para transporte público; parlamentar questiona falta de transparência

Reunião na Câmara Legislativa debateu situação do transporte público no DF

04.maio.2024 às 11h53
Brasília (DF)
Valmir Araújo

Comissão geral sobre transporte na CLDF - Carlos Gandra/ Agência CLDF

O governo do Distrito Federal (GDF) investiu entre os anos de 2020 e 2024 R$4,6 bilhões em valores liquidados com transporte público. Os dados foram apresentados na comissão geral sobre o tema na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Na reunião, o deputado Chico Vigilante (PT) questionou o secretário Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, sobre o gritante aumento do custeio do sistema de transporte e a insatisfação dos usuários diante das inúmeras reclamações sobre o mal funcionamento do serviço.

“Precisamos debater franca e abertamente, a situação do transporte público do Distrito Federal”, falou Vigilante no início do evento. Segundo o deputado, “precisa garantir um serviço de qualidade, levando em consideração os gastos públicos que vêm sendo repassados às empresas e o alto valor da passagem”. Sua principal indagação ao secretário de Transporte foi sobre o aumento dos recursos do GDF enviados para as empresas de ônibus, sem contrapartida.


Tabela de valores apresentadas por Vigilante durante comissão geral / Reprodução

De acordo com o secretário Zeno Gonçalves, o custo aproximado do sistema atualmente é de R$ 2 bi por ano e que os usuários pagaram cerca de R$ 800 milhões e o restante e subsidiado pelos cofres públicos. “O subsídio é para que o usuário não tenha de pagar mais e para arcar com as gratuidades dos estudantes, das pessoas idosas e com deficiência”, justificou.

Ainda segundo o Secretário de Transporte, em razão das grandes distâncias entre as cidades do Distrito Federal é impossível cobrir os custos com as passagens. Ele citou como exemplo, o usuário que vai se Planaltina a Brazlândia pagando uma passagem de R$ 5,50 e se não fosse o subsídio pagaria mais de R$ 10,00. Ao falar sobre os repasses extras que anualmente o GDF faz para as empresas de ônibus, Zeno disse que o governo tem uma dívida de R$ 900 milhões com as empresas operadoras do sistema.

O deputado Chico Vigilante questionou o secretário de Transporte como o GDF pretende pagar essa dívida e Zeno argumentou que o custo da tarifa técnica teria sido reduzido neste último ano e que o Executivo terá uma economia de R$ 540 milhões (em relação ao ano passado), que deve ser usada para pagar a dívida até o final do ano que vem.

Metrô 

O diretor-presidente da Metrô-DF, Handerson Ribeiro, também esteve presente e apresentou os planos de expansão do modal, citando as obras de Samambaia e Ceilândia. Segundo ele, serão mais 3,5 km de linha, com duas novas estações em Samambaia e o projeto para duas estações estacoes e aumento de 2,6 km de linha da Ceilândia.

A usuária Janaína Scartazzini, moradora de Vicente Pires, destacou que o transporte publico é vital para a dinâmica de Brasília, mas que não tem a atenção necessária por parte do governo, apesar de sua importância. Em seu discurso na tribuna, ela defendeu a expansão do metrô e também cobrou mais segurança nos ônibus.

“Peço que as nossas autoridades priorizem os investimentos em transporte público: metrô 24 horas, novas linhas, melhorias na segurança são passos fundamentais para garantir que todos os cidadãos de Brasília tenham acesso a um transporte publico eficiente”, cobrou a usuária.

Renovação das frotas

Representantes das empresas de ônibus também participaram da comissão geral, como o diretor executivo da BSBus Mobilidade (antiga São José), Adriel Lopes, que responsabilizou a pandemia do Covid 2019 (que iniciou em 2020) por alguns problemas financeiros e de qualidade de prestação de serviços. Segundo ele, as características de utilização do transporte mudaram, com isso falta orçamento, mas prometeu que a renovação da frota deve ocorrer até o final de maio.

A gerente de operações e planejamento da Viação Marechal, Nuria Azevedo, justificou que sua concessionária ainda não concluiu a renovação da frota em razão da a folha de pagamento da empresa e do acúmulo de dívidas com o governo entre 2022 e 2023. No entanto, ela disse que esperar entregar 244 veículos em agosto. Por fim, o diretor da Piracicabana, Fausto Mansur, destacou que a empresa foi uma das primeiras a renovar 100% de seus ônibus.

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Absurdo

Prefeitura de SP censura banda por mensagens pró-Palestina e corta show no centro da capital

Má fama

Hillary Clinton dispara contra Bolsonaro: ‘o amigo corrupto’ de Trump

Direito de morar

Ocupação dos Queixadas celebra 6 anos em SP sob ameaça de despejo

Dia Nacional do Funk

No fundo, a mensagem é ‘fique longe do crime’, diz musicólogo sobre letras do funk

90 dias sem justiça

Três meses após PM matar senegalês Ngagne Mbaye, ambulantes vão às ruas de SP pelo fim da Operação Delegada

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.