Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

ARTIGO

As maiores cheias no RS ocorreram nas mesmas datas

'Tenho certeza de que estas duas cheias têm uma relação muito estreita'

05.maio.2024 às 21h24
Porto Alegre
Walmaro Paz

1941, carros dentro d'água como hoje - Reprodução

Foi inútil. “A água subia vertiginosamente invadindo canto e recantos sem nada respeitar”, relatou o Diário de Notícias. “Os diques improvisados, as fracas barragens não resistiam. Quando a resistência de uma centena de tijolos impedia a marca progressiva e arrasadora, as águas rompiam outros pontos que se procurava resguardar com todo o cuidado e medidas acauteladoras."

:: ‘Porto Alegre poderá ter uma enchente igual a de 1941 a qualquer momento’, diz pesquisadora ::

O texto acima não é de nenhuma publicação atual, trata-se de parte de uma notícia do Diário de Notícias de maio de 1941, jornal de maior tiragem na época em Porto Alegre, reproduzida na página 60 do livro “A Enchente de 41”, de Rafael Guimaraens, publicado no ano passado (2023).

No canto direito superior da mesma página tem um quadro revelador: O Ritmo das águas:

2 de maio – 2,99 m
3 de maio – 3,25 m
4 de maio – 3,90 m
5 de maio – 4,13 m
8 de maio – 4,76 m

Esta foi a maior enchente registrada na história de Porto Alegre até o atual domingo, quando as águas atingiram a marca de 5,31 m e ultrapassaram todas as barreiras de proteção, menos o muro da Mauá, construídas com base no nível das águas atingidos naquela outra enchente. O muro da Mauá só teve rompimento em portões que estavam sendo mantidos sem uma manutenção cuidadosa pelos seus responsáveis.

Tenho certeza de que estas duas cheias têm uma relação muito estreita. Ambas aconteceram nas mesmas datas, se estenderam por todo o estado, foram causadas pelo fenômeno El Nino, trouxeram prejuízos enormes, e causaram perdas de vidas. Também tem uma relação com a destruição das matas galerias dos rios que cederam lugar para plantações de commodities. Isto já começara antes mesmo da época da 2ª Grande Guerra.

:: Eduardo Leite cortou ou alterou quase 500 pontos do Código Ambiental do RS em 2019 ::

O construtor do muro da Mauá, na década de 1970, foi o interventor Telmo Thompson Flores, engenheiro brilhante nomeado pelos generais. Ele havia trabalhado no Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS) que também foi responsável pelas construções dos diques de proteção contra a enchente de toda a região metropolitana. Ainda no DNOS ele construiu o sistema de irrigação do Arroio Duro, em Camaquã, que irriga todos os lotes do assentamento do Banhado do Colégio, primeira reforma agrária da história da República realizada ainda pelo também engenheiro Leonel de Moura Brizola.

Na época, pautado pelo Elmar Bones, fiz uma matéria sobre a inutilidade do muro da Mauá para o Coojornal. Ouvi diversos especialistas, entre outros professores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs. Eles me disseram que haviam pesquisado a história climática e concluído que cheias como a de 1941 só aconteceriam no espaço de cem anos. Erraram por pouco. 1941 foi há 83 anos.


Editado por: Katia Marko
Tags: topico-enchentes-no-rs
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Rio Melchior

Justiça do DF suspende licença de água para instalação de usina termelétrica

Artigo

Junho: Mês dos Mártires Saarauis

Audiência na Câmara

Haddad discute com Nikolas e Jordy e audiência é encerrada: ‘Molecagem’, disse ministro

'Momento inoportuno'

Em meio a genocídio em Gaza e prisão de ativista brasileiro, primeira-dama do DF lidera comitiva em visita a Israel

meio ambiente

Tirolesa no Pão de Açúcar: pressões econômicas a favor das obras em monumento natural tombado, no Rio de Janeiro, são muitas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.