Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

ACOLHIMENTO

Em BH, projeto oferece musicoterapia e oficinas musicais gratuitas para pessoas LGBTI+

Inscrições estão abertas até o dia 14 de maio

06.maio.2024 às 21h27
Belo Horizonte (MG)
Redação

Foto - - Divulgação

Com o objetivo de promover um espaço acolhedor que permita às pessoas LGBTI+ compartilharem suas vivências a partir da música, o projeto “Di-Versxs – Musicovivências Queers!” está com inscrições abertas até o dia 14 de maio. A iniciativa oferece musicoterapia e oficinas de vivência musical gratuitas para a comunidade, em Belo Horizonte. 

O projeto tem encontros semanais no Barreiro, uma das regiões periféricas mais populosas da capital mineira. As atividades já começam na terça-feira (7) e vão até o mês de julho. O idealizador Wagner ‘Junim’ Ribeiro destaca que a música tem um potencial de despertar os afetos, os corpos e as culturas dos participantes.

“Uma perspectiva social e comunitária da musicoterapia abre lugar para a verificação de que a diversidade é constituinte de uma comunidade e que as desigualdades devem ser alvo de transformações por meio de ações que diminuam as distâncias entre classes, gêneros, raças ou quaisquer outras categorias”, comenta. 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 98050-0915 ou pelos perfis do Instagram @di.versxs.ofc e @akasulo. 

Inspiração em Conceição Evaristo

Uma das referências para o projeto é o conceito de “escrevivências”, de Conceição Evaristo, que destaca o papel da vivência para a produção de sentido e conhecimento. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Wagner “Junin” Ribeiro comenta que, assim como a mais recente imortal da Academia Mineira de Letras busca interpretar como os corpos das mulheres negras se colocam no mundo, as “musicovivências”, propostas pelo idealizador do projeto, buscam evidenciar as sonoridades que habitam os corpos das pessoas LGBTI+.

Produtos

Após a realização das oficinas, será lançado um EP virtual com as canções resultantes do compartilhamento de vivências pelos participantes do projeto. A produção também será feita por eles, junto a musicistas e cantores LGBTI+.

“Trazer artistas referências no cenário musical de Belo Horizonte reforça o objetivo do projeto de amplificar nossas vozes, ao conectar essas diversas realidades e potencialidades no fazer artístico, social e cultural da música, elevando ainda mais o alcance dessas composições e a dimensão da valorização da população, gerando arte transformadora para toda comunidade”, explica Wagner ‘Junin’.

Serviço 

“Di-Versxs – Musicovivências Queers!”

Musicoterapia e vivência musical para LGBTQIA+

Início dos encontros: terça-feira, 7 de maio, das 19h às 21h

Inscrições: até 14 de maio, por telefone (+55 31 98050-0915) ou Instagram (@di.versxs.ofc ou @akasulo)

Público-alvo: pessoas LGBTQIA+ de Belo Horizonte, que tenham a partir de 18 anos

Local: “aKasulo” –  Centro de Convivência LGBTQIA+

Endereço: rua Agnelo Macedo, número 234, Barreiro, Belo Horizonte

 

Editado por: Leonardo Fernandes
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Resposta antifacista

Escolha de papa dos EUA representa afronta a Trump, sugere cientista político

JUSTIÇA

STF marca para esta sexta análise da decisão da Câmara sobre Ramagem

Cultura e luta

‘Aqui está o que produz o nosso povo, que merece respeito’: Xangai faz show na Feira do MST

ANÚNCIO LEGAL

Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba (PR) convoca associados para assembleia geral extraordinária

VATICANO

Papa Leão 14 pede paz e lembra Francisco: ‘ajudem a construir pontes’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.