Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

CAMPANHA DE DOAÇÃO

Solidariedade ao Rio Grande do Sul: confira os pontos de doação no Ceará

Movimentos populares, organizações sociais e o Governo do Estado têm construído ações de solidariedade ao povo gaúcho.

10.maio.2024 às 19h19
Juazeiro do Norte (CE)
Redação

Sistema de Recursos Hídricos realiza doações para o Rio Grande do Sul - Ascom Casa Civil

Desde o final do mês de abril, diversas cidades do Rio Grande do Sul têm enfrentado fortes chuvas, causando estragos em vários municípios gaúchos e deixando a população em uma situação de vulnerabilidade e sem garantia de segurança. De acordo com o boletim diário da Defesa Civil do Estado, lançado às 9h da manhã de hoje (10), já foram confirmadas 113 mortes, 756 feridos e 146 desaparecidos. No total, dos 497 municípios gaúchos, 435 foram afetados pelos temporais e enchentes, afetando 1.916.070 pessoas e o desalojamento de 337.116 gaúchos. Além desses números, o boletim revela ainda que 69.617 pessoas estão em abrigos e que 9.984 animais foram resgatados.


Rio Grande do Sul vive a maior catástrofe climática da história do estado / Divulgação Scom

Com o passar dos dias e o aumento das consequências causadas pelos temporais e enchentes, como destruição de casas, supermercados, falta de alimentos, falta de água e energia, e de insumos médicos, diversos estados brasileiros têm se mobilizado e construído campanhas de solidariedade para ajudar o povo gaúcho a superar esse grande desafio.

Aqui no Ceará, por exemplo, movimentos populares e organizações sociais, assim como o Governo do Estado, têm construído ações de coleta de doações para envio ao Rio Grande do Sul. O movimento social Levante Popular da Juventude, tem organizado em Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte ações de arrecadação em cinco pontos distintos, sendo:

Fortaleza:

– Sede do Centro Acadêmico de Geografia (UECE ITAPERI)

– Cozinha 17 de abril (Cidade Jardim)

Juazeiro do Norte:

– Studio Evellyn Gale | Rua Otávio Aires N°534 | Próximo à escola Felipe Neri

– Praça Padre Cícero | Juazeiro do Norte | próximo à Alameda

Crato:

– Espaço Bia Liborio | Rua Senador Pompeu, 397 | Próximo à praça Siqueira Campos

Na capital cearense a coleta de doações será realizada até a próxima terça-feira, 14 de maio. Já nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, a coleta será realizada até amanhã, 11 de maio. Entre os mantimentos necessários no momento, estão: alimentos não perecíveis, colchões, água potável, roupas de cama, toalhas de banho, cobertores, material de higiene pessoal e limpeza, leite em pó, rações para animais, cestas básicas, absorventes, roupas íntimas, mamadeiras e bicos, fraldas infantis e geriátricas, calçados, e mais.

Além do Levante Popular da Juventude, o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), através do Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, se soma às Campanhas e Ações de Solidariedade a partir de amanhã (11), durante a Feira Cultural da Reforma Agrária. O Centro será um espaço de coleta de doações que serão enviadas para o Rio Grande do Sul. Vale destacar, que dentre os atingidos pelas enchentes, estão cerca de 450 famílias assentadas do MST, que perderam além de objetos materiais, produções de arroz e hortas. Durante a feira poderão ser doados alimentos não perecíveis, água potável, kits de higiene pessoal e kit cama, mesa e banho, e alimento para animais;

Além do Levante e MST, a Central Única das Favelas (Cufa) também entrou na rede de solidariedade e está mobilizando solidariedade para auxiliar as vítimas. Os esforços da arrecadação tem foco em juntar alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, remédios, água, roupas, calçados e cobertores. Os cearenses que puderem participar podem realizar suas doações através da chave PIX: [email protected], ou de forma presencial nas duas sedes físicas da Cufa Ceará:

– Passaré (Rua Regina de Fátima, Travessa 02, n. 3821 – Barroso II);

– Poço da Draga (Rua Gerson Gravdol, nº 106);

Além das sedes oficiais da Cufa Ceará, a Cufa Brasil também tem distribuído pontos de arrecadação em diversas capitais do país. Em Fortaleza, as doações podem ser recebidas nos seguintes pontos:

– North Shopping Fortaleza – Av. Bezerra de Menezes, 2450 – Pres. Kennedy

– North Shopping Jóquei – Av. Lineu Machado, 419 – Jóquei Clube 

– North Shopping Maracanaú – Av. Carlos Jereissati, 100 – Centro, Maracanaú

– Via Sul Shopping – Av. Washington Soares, 4335 – Lagoa Sapiranga (Coité)

Além das campanhas realizadas pelos movimentos populares e organizações sociais, os estudantes também se somam às campanhas. Apesar de já encerrado o período de coleta, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) coletou até a última quarta-feira (08), mantimentos que pudessem ser enviados para o povo gaúcho. Já o Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Fortaleza (UniFor) mantém a coleta até hoje (10), e deve receber doações de água potável, roupas e agasalhos, calçados, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, medicamentos, rações para cães e gatos, cobertores e mantas.

A igreja também tem se somado na construção da solidariedade pelo povo gaúcho. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Fortaleza tem articulado ações de arrecadação financeira através da Arquidiocese de Fortaleza. As contribuições podem ser realizadas através da chave PIX: 33685686001041 (CNPJ). Outro ponto de arrecadação também foi montado na Paróquia da Glória, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, e está trabalhando em parceria com a Defesa Civil do Estado do Ceará, com o objetivo de arrecadar água, alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos para serem enviados ao povo gaúcho. 

A mobilização de solidariedade segue também nos principais aeroportos do Ceará. Da capital ao interior, diversos aeroportos estão sendo utilizados como pontos de coleta de materiais que serão enviados para o Rio Grande do Sul. Em Fortaleza, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, localizado na Av. Senador Carlos Jereissati, nº 3000 – Serrinha, tem recebido doações que serão enviadas através das companhias aéreas Gol, Azul e Latam.

Os Aeroportos Regionais não ficam de fora das ações e também estão recebendo doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A campanha começou na última segunda-feira (06), nos terminais que contam com voos comerciais. Neles, estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, água e itens de higiene pessoal. Os pontos de coleta estão localizados em Canoa Quebrada, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, São Benedito e Sobral.

Já o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, também está recebendo doações e, além dos itens já listados anteriormente, também tem coletado roupas de uso casual, absorventes e roupas íntimas, brinquedos, fraldas e medicamentos dentro da validade.

Saiba onde doar:

Aeroporto de Aracati
Vila Grega, Pedregal – Aracati

Aeroporto de Crateús
R. Maria de Nazaré Campelo, 1242, Campo Velho – Crateús

Aeroporto de Iguatu
Rua Adeodato, R. Ezaú Matos Cavalcante, s/n, Flores – Iguatu

Aeroporto de Jericoacoara
Cruz, CE

Aeroporto de São Benedito
Estr. da Lagoa – São Benedito

Aeroporto de Sobral
Av. Cmte. Maurocélio Rocha Pontes, 501 – Sobral

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Av. Gov. Virgílio Távora, nº 4000 – Juazeiro do Norte

Para além das ações listadas acima, o Governador Elmano de Freitas anunciou na quarta-feira (08), a campanha “Força Solidária Rio Grande do Sul”, ação que tem como objetivo ajudar a população que enfrenta a tragédia das enchentes no estado. Através das redes sociais, o governador anunciou que a iniciativa visa receber e enviar doações, com prioridade a alimentos não perecíveis e enlatados, água potável, kits de higiene pessoal e de cama, mesa e banho. A ação do governo tem como pontos de coleta os quarteis do Corpo de Bombeiros, que também podem ser acessados em diversos municípios do estado, como: Maracanaú, Horizonte, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Sobral, Canindé, Itapipoca, Ipueiras, Iguatu, Crateús, Tauá, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Baturité.

A campanha reforça que os produtos prioritários para doação são: alimentos não perecíveis e enlatados, água potável, kits de higiene pessoal e de cama, mesa e banho, que podem ser entregues de domingo a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Como parte da ação, o governo enviou ontem (09), 66 toneladas de alimentos, 10 mil litros de água potável, equipe e helicóptero da Ciopaer/SSPDS para resgate das vítimas, além de equipe dos Bombeiros com 12 profissionais, dois cães, barcos e viaturas.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Editado por: Francisco Barbosa
Tags: rio grande do sulsolidariedade
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Direito de morar

Ocupação dos Queixadas celebra 6 anos em SP sob ameaça de despejo

Dia Nacional do Funk

No fundo, a mensagem é ‘fique longe do crime’, diz musicólogo sobre letras do funk

90 dias sem justiça

Três meses após PM matar senegalês Ngagne Mbaye, ambulantes vão às ruas de SP pelo fim da Operação Delegada

ENERGIA

Nova medida provisória tenta evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos

MORADIA

Moradores da ocupação Porto Príncipe fecham avenida em SP contra ordem de despejo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.