Ouça e Assista

Tempero da Notícia: Fake news espalhadas pela extrema direita atrapalham luta contra calamidade no RS

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

A água começou a baixar em várias cidades do Rio Grande do Sul e o cenário que se vê é de destruição. Regiões inteiras foram completamente devastadas, o que levanta dúvidas sobre se será possível reconstruir os imóveis arrasados pela água nos mesmos lugares, ou se será necessário um grande deslocamento interno.

Por outro lado, as previsões meteorológicas para o estado gaúcho neste fim de semana são preocupantes. Deve chover em várias cidades do Rio Grande do Sul, inclusive na capital Porto Alegre.

:: Eduardo Leite cortou ou alterou quase 500 pontos do Código Ambiental do RS em 2019 ::

Deve chover entre 50 mm e 100 mm, o que deve dificultar o escoamento da água. Somente na terça-feira (14) uma massa de ar seco chegará à região, o que deve fazer o tempo seco predominar.   

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Combate também contra mentiras

Quem está na linha de frente dos esforços de solidariedade para fazer chegar aos gaúchos itens básicos como roupas, alimentos e a água, além de lidarem com as dificuldades impostas pela tragédia, também precisam enfrentar campanhas de fake news espalhadas por pessoas de extrema direita, muitas delas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Uma das mentiras espalhadas dizia que caminhões estavam recebendo multas e eram impedidos de entrar no Rio Grande do Sul. A campanha desincentivava doações, já que elas não estavam chegando aos mais necessitados. Uma rede de televisão, inclusive, produziu uma reportagem que ajudou a difundir a mentira.

Na verdade, de centenas de caminhões, ao menos seis tiveram problemas com as balanças eletrônicas por estarem com a carga acima do peso. Os veículos ainda foram liberados para seguir viagem. Outras mentiras ainda apontavam tiroteios e teorias da conspiração diversas na região.

:: 30 notícias falsas, golpes e fraudes em andamento no meio das enchentes no RS ::

Outra campanha afirmava que o governo brasileiro não aceitou ajudas internacionais fornecidas por Uruguai e Argentina. Na verdade, o governo brasileiro aceitou as ajudas, que já estão em campo, entre elas cães que auxiliam na busca por desaparecidos e helicópteros militares. Apenas uma aeronave oferecida pelo governo uruguaio não foi usada, já que não há espaço para pouso do avião na região, tomada pela água. 

Cafezinho

E o Cafezinho desta semana vai justamente para os voluntários que tem doado seu tempo e dedicação para o auxílio dos mais necessitados e atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

:: Enchentes no RS: é preciso sim buscar os culpados pela tragédia ::

É importante ressaltar que são entes estatais, do Rio Grande do Sul e do governo federal que coordenam essa onda de solidariedade. 

Tragédias climáticas como essa, entre elas a do furacão Katrina, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, foram tomadas pela barbárie, justamente pela ausência do Estado nas ações de organização.

Sobremesa

A dica cultural da semana é o filme Dias Perfeitos, do consagrado diretor alemão Win Wenders. A película conta a história de um homem que trabalha limpando banheiros na capital japonesa. 

:: Governo Lula busca criar quota de filmes brasileiros no mercado chinês em 2025 ::

Ao contrário de outros filmes que exaltam a tecnologia e o avanço da sociedade asiática, Wenders explora a simplicidade e a resiliência de um personagem misterioso e a poesia que ele traz para sua rotina. 

Dias Perfeitos, estrelado por Kōji Yakusho, que ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes, está disponível em streaming e também nos cinemas.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes