Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Enchente no rio Uruguai deixa desabrigados no Brasil, na Argentina e no Uruguai

Na Fronteira Oeste do RS, em cidades como São Borja, Itaqui e Uruguaiana, rio já ultrapassou a cota de inundação

14.maio.2024 às 21h49
Porto Alegre
Redação

Enchente em Uruguaiana já é a terceira maior da história do município - Foto: Ascom/PMU

Além da região Metropolitana, do Vale do Taquari e da região Central do Rio Grande do Sul, a bacia hidrográfica do rio Uruguai tem recebido grandes volumes de chuvas. Na Fronteira Oeste do estado, em cidades como São Borja, Itaqui e Uruguaiana, o nível do rio já ultrapassou a cota de inundação.

Centenas de famílias ribeirinhas tiveram que abandonar suas casas, tanto no Brasil quanto nos países banhados pelo rio, Uruguai e Argentina. Lavouras de arroz e de soja foram perdidas. Porém a situação não se compara com as outras regiões gaúchas.

A cheia de mais gravidade aconteceu no país vizinho, a República Oriental do Uruguai. Lá, os departamentos (municípios) mais atingidos foram Paysandu, com 998 desabrigados, Treinta y Tres, com 815 pessoas atingidas, e Salto, com 530 desalojados. Vários rios, como o Uruguai e seus afluentes Olimar e Tacuarembó transbordaram. Um boletim emitido pelo governo uruguaio aponta 3.034 pessoas deslocadas de suas casas em nove departamentos, 598 evacuadas e 2.436 como auto evacuadas.

Na Argentina, pelo menos 12 municípios, nas fronteiras com o Brasil e Uruguai estão com alerta de evacuação por conta do aumento do rio Uruguai.

No Brasil, a cidade mais atingida foi Uruguaiana. Ainda na semana que passou, na sexta-feira (10), cerca de 2,2 mil pessoas tiveram que deixar seus lares em função da cheia do rio Uruguai, que chega à marca de quase 12 metros na cidade. São 316 pessoas desabrigadas e 1.867 desalojadas. Os bairros Mascarenhas de Moraes, Santana, Santo Antônio, Bela Vista e Nova Esperança estão entre os mais afetados.

Nas cidades de Itaqui e São Borja, rio acima, também houve transbordamento, porém os impactos foram menores.

As causas de menos prejuízos nesta região do estado devem-se, entre outras coisas, à menor densidade populacional e ao relevo. As margens dos rios são acompanhadas por grandes áreas de várzeas e banhados, que possuem grande capacidade de absorção das águas que escoam da parte alta da bacia.

:: Relembre a série especial Águas do Rio Grande ::

O rio Uruguai é o maior curso d’água do Rio Grande do Sul. De seus 1.836 km, cerca de 1.100 separam o RS de Santa Catarina ao Norte e Noroeste, e à Oeste da República Argentina. Sua bacia abrange 365 mil quilômetros quadrados e foi a principal via de navegação e abastecimento do Norte gaúcho e da região missioneira. Ele nasce no Leste como rio Pelotas nos contrafortes da Serra Geral e já divide os estados do RS e SC, até juntar-se ao rio Canoas, quando toma o nome de Uruguai, que em Guarani quer dizer "Rio dos Uruguas" (um tipo de caracol).

* Com informações do Correio do Povo


 
 

 

 

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Justiça

Trama golpista: STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

COMIDA DE VERDADE

Agricultura familiar é essencial na construção de uma alimentação escolar saudável

Invasão ao CNJ

Moraes vota a favor da condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão

PODCAST DE FATO

A defesa do Estado é uma pauta feminista, afirma Manuela D’Ávila

2º semestre

UnDF oferta 740 vagas gratuitas em 17 cursos; inscrições vão até 18 de maio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.