Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Artesanato

Salvador recebe Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) de 17 a 19 de maio

FENABA acontece na Arena Fonte Nova com entrada gratuita, com feira, salão de negócios e shows

16.maio.2024 às 19h04
Salvador
Redação

Renda de bilro é uma das técnicas que estará presente na FENABA - GOVBA

A riqueza e a diversidade cultural do Artesanato da Bahia e de outras regiões do Brasil estarão presentes no 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) de sexta a domingo (17 a 19) na Arena Fonte Nova. Além da comercialização de produtos, o festival terá feira, salão de negócios, desfile de moda artesanal, atividades de qualificação, espaço infantil, gastronomia, manifestações culturais e shows. A entrada será gratuita, com expectativa de 3.500 visitantes por dia.

Inspirado na expressão "Fé na Bahia", o FENABA pretende promover o intercâmbio entre mais de 200 artesãs e artesãos das 20 Rotas do Artesanato da Bahia, 20 mestras e mestres, seis associações de artesanato, representando a Federação de Associações de Artesãos do Estado da Bahia (FAAEB) e dez Federações Nacionais representando a Confederação Brasileira de Artesãos (CONART) Brasil. Além da Bahia, estarão presentes os estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal.

O visitante vai encontrar uma variedade de técnicas do artesanato, como renda, bordado, tecelagem, pintura, cerâmica, entalhe em madeiras, trançado, crochê, fuxico, ourivesaria, costura em retalho, redes e objetos produzidos a partir de matérias-primas como coco, palha, fibra, piaçava, sementes, escamas de peixes e conchas.

O evento também tem a proposta de articular políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do artesanato, com a valorização dos artistas e ações voltadas à geração de trabalho e renda.


FENABA reunirá 200 artesãs e artesãos das 20 Rotas do Artesanato da Bahia / GOVBA

Com presença majoritária de expositoras mulheres, entre artesãs e mestras, o festival destaca o artesanato como um ofício gerador de renda e independência financeira para muitas delas. Dentre as expositoras, estará a artesã Maria do Carmo Amorim, 76 anos, da quarta geração de uma família de mulheres rendeiras de Saubara que tiveram a vida transformada pelo artesanato.

“Eu estou feliz com a realização deste festival. Tenho participado de eventos em outros estados e sentia falta de reunir o nosso povo, a nossa cultura e reencontrar nossos amigos artesãos e artesãs em um evento como este. Depois da pandemia, ficamos muito preocupados com o rumo do nosso trabalho. O festival é a oportunidade de mostrarmos a nossa potência. Porque a Bahia é uma potência em artesanato e cultura”, afirma.

Maria do Carmo é fundadora da Associação de Artesãos de Saubara, que reúne atualmente 53 artesãs. São mulheres que ajudam a transformar a técnica ancestral do bilro a ser reconhecida em todo Brasil e até em outros países.

Programação e espaços

O FENABA será aberto ao público no dia 17, às 14h. O Nível 6 da Arena Fonte Nova é o espaço da feira que vai concentrar a maioria dos estandes de comercialização de produtos. No andar, também vai funcionar o espaço gastronômico, parque infantil, espaço da Economia Solidária, Salão de Negócios e um mini palco, onde acontecerão apresentações artísticas e musicais.

No Nível 7, os visitantes poderão explorar espaços dedicados à homenagem da tradição e cultura ancestral. Lá estará, por exemplo, o “Espaço Mestras e Mestres”, onde artistas irão compartilhar seus saberes e promover a transmissão dos conhecimentos e técnicas artesanais. Também terá o “Espaço dos Povos Originários e Tradicionais”, que vai apresentar toda a riqueza da arte e da cultura indígena e quilombola da Bahia.

No mesmo andar, os visitantes do FENABA conhecerão o ‘Espaço Conceito’, uma exposição imersiva que reproduz um cenário de uma casa decorada com um mix de peças artesanais utilitárias para o dia a dia. No local, também acontecerão as oficinas de qualificação, onde visitantes e artesãos irão aprender e aprimorar técnicas de artesanato. 

Na área externa do Nível 7, o palco principal vai receber shows com grandes nomes da música baiana e nacional, como Paulinho da Viola, que se apresenta no dia 18 (sábado). O cantor e compositor carioca se apresenta em clima de encerramento da turnê nacional comemorativa aos seus 80 anos, retornando a Salvador após nove anos com um repertório rico em samba e choro para o público presente do festival.

Já no Nível 8 da Arena Fonte Nova, o auditório recebe o 2° Encontro de Artesãs e Artesãos Artesanato da Bahia e os painéis com as temáticas “Artesanato e Empreendedorismo Feminino” e “Negócios do Artesanato”.

Para chegar ao FENABA, o público deve usar preferencialmente a Ladeira da Fonte. Para quem for de carro, o estacionamento funcionará no Nível 2 da Arena Fonte Nova, com acesso pelo Dique do Tororó.

* Com informações da SETRE-BA.

Editado por: Gabriela Amorim
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Tragédia

Avião com mais de 200 passageiros cai na Índia; voo seguia para Londres

Rodovia e pedágios

‘Nova Raposo é um projeto incompatível com o século 21’, critica ambientalista

GENOCÍDIO

Israel mata 120 palestinos que buscavam ajuda e total de mortes em Gaza chega a 55 mil

EXTREMA DIREITA

Em visita a Israel, Javier Milei anuncia mudança da embaixada argentina no país de Tel Aviv para Jerusalém

TEATRO

Clássico do suspense, ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ volta aos palcos do Recife

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.