Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

CULTURA E FORMAÇÃO

Apresentado em Curitiba, Programa Nacional de Agentes Territoriais de Cultura quer valorizar cultura onde ela acontece

"Este projeto que tem que penetrar no Brasil profundo"

23.maio.2024 às 13h54
Curitiba (PR)
Pedro Carrano

Desiree Tozi, da diretoria de Articulação e Governança do Ministério da Cultura, afirma que o princípio atual destoa de experiências anteriores, mais verticais e apresentadas já prontas - Fernan Silva

Foi feita em Curitiba a apresentação do Programa Nacional dos Agentes Territoriais de Cultura, do Ministério da Cultura do governo federal, em parceria com os Institutos Federais. O lançamento e introdução ao programa foi organizado na tarde do dia 22 (quarta), na reitoria do IFPR, no bairro Cajuru, para um público de fazedores de cultura, movimento negro, musicistas, artistas, pesquisadores da cultura popular, empreendedoras culturais, entre outros.

A ideia inicial é que o programa fortaleça iniciativas culturais nos diferentes territórios, propondo, mas sobretudo trabalhando a partir da educação popular, de Paulo Freire, e das propostas culturais dos territórios. Desiree Tozi, da diretoria de Articulação e Governança do Ministério da Cultura, afirma que o princípio atual destoa de experiências anteriores, mais verticalizadas:

“Um programa que não chega no território de cima para baixo (…) O agente sabe a importância da cultura na comunidade”, explica, ressaltando o caráter do programa que passa pela formação, comunicação e mobilização social, garantindo um ano de bolsa para os agentes desenvolverem esse trabalho.

O governo explica que “A estrutura que os Institutos Federais dispõem em centenas de campi em todo o território nacional permite que a instituição seja responsável pelo suporte na formação e acompanhamento destes agentes”.

Os números, porém, de início ainda são bastante tímidos. No Paraná serão selecionados 34 agentes que atuarão em 29 territórios (regiões imediatas). Na região Sul serão selecionados 104 agentes e 601 em todo o Brasil.

Número de horas oferecidas à sociedade e ao bem comum

Representante da União Paranaense dos Estudantes (UPE), João Escandolara, presente ao lado da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), comemorou o que seria o retorno de uma política pública de cultura, abandonada e até combatida no governo Bolsonaro. "O Minc voltou", foi uma das palavras de ordem do encontro.

O organizador cultural João Paulo Mehl foi enfático ao ressaltar o caráter extensionista do projeto, coordenado com a universidade pública, o que mostra o papel desse espaço, sempre útil à sociedade.

“Estou vendo aqui a possibilidade de cada movimento – de juventude, hip hop, terreiros, moradia – se ver representado neste projeto que tem que penetrar no Brasil profundo. Num cálculo, a cada ciclo estudantil, apenas a universidade federal entrega, na forma de extensão, 11 milhões de horas de ação para a sociedade”, afirma.

Passado um período de ataques

Já o reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, ressaltou também o contexto de recuperação da cultura brasileira. “É preciso defender a cultura do nosso país, que foi duramente atacada durante o período anterior (governo Bolsonaro), resgatando a sua dimensão da formação humana”, apontou.

 

Editado por: Mayala Fernandes
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Espiritualidade

2ª Conferência Estadual do Povo de Terreiro acontece a partir desta segunda-feira (12)

ENTREVISTA

‘Para o status quo do Brasil, o MST é perigoso’, elogia Teresa Cristina, após show em Feira da Reforma Agrária

SOLIDARIEDADE

MST doa 25 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias e cobra avanços para políticas do campo: ‘Está faltando firmeza’

Legislativo

Proposta de ampliar deputados escancara crise de representatividade no Brasil, aponta cientista político

DITADURA?

Governo Trump ‘está considerando ativamente’ suspender o habeas corpus para deportar imigrantes

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.