Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

VISIBILIDADE

Disciplina do curso de ciências sociais da UFPB visibiliza a produção de intelectuais negras e negros que contribuíram para a formação da sociologia

No trabalho final, as alunas (os) produziram podcasts, perfil no instagram, blog e jornal sobre autores negros e negras

07.jun.2024 às 20h20
João Pessoa
Carolina Ferreira

Turma, do curso de Ciências Sociais da UFPB, que cursou a disciplina Tópicos Especiais em Sociologia I, ministrada, no último período (2023.2), pela professora Cristina Matos. - Foto: Arquivo pessoal.

Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, já ouviu falar desses nomes? Os autores compõem a tríade de pensadores clássicos da sociologia. O que eles têm em comum, além de serem importantes na construção do pensamento sociológico? Isso mesmo, são homens brancos. Em contrapartida, a disciplina Tópicos Especiais em Sociologia I, do curso de ciências sociais da UFPB, ministrada pela professora Cristina Matos, no último semestre (2023.2), objetivou estudar intelectuais negras e negros que também contribuíram para a formação da sociologia, mas que foram invisibilizados ao longo da história. 

“A ideia que mobilizou a construção da disciplina era a ampliação do repertório de autores(as) que formaram a disciplina (sociologia), expandindo também a compreensão das ciências sociais, através de autores negros e negras que têm tido pouca visibilidade na formação dos alunos e alunas do curso de ciências sociais, mas cujas obras ofereceram contribuições teórico-metodológicas significativas para área”, explica a professora Cristina Matos.

Como trabalho final, as alunas e alunos puderam optar por diversos formatos (podcasts, jornais, perfis em rede social), no qual escolheram entre nomes nacionais como Abdias do Nascimento, Virgínia Leone Bicudo, Neusa Santos e Clóvis Moura ou ainda os estrangeiros como Anténor Firmin, Ida Wells e os que vêm sendo cada mais traduzidos no Brasil: Du Bois, Anna Julia Cooper e Charles Mills. 


Anténor Firmin foi um intelectual haitiano e autor da obra "A igualdade das raças humanas" (1855), feita para desmistificar a obra racista de Arthur de Gobineau, / Foto: Reprodução/Domínio público.

“Alguns produziram podcasts, como os que estão no perfil ‘Diásporas Negras’ [podcast] , outros escolheram formatos como blog, jornal e redes sociais. Assim sendo, tivemos [os podcasts] sobre Virgínia Bicudo e Anna Julia Cooper, um jornal sobre Ida Wells, um perfil no instagram sobre Abdias do Nascimento e um blog sobre Neusa Santos”, conta a professora. 


Virgínia Leone Bicudo (1910-2003). / Foto: Reprodução/Sociedade Brasileira de Sociologia.

Disponível no Spotify, ‘Diásporas Negras’, até o momento, traz dois episódios: um sobre a brasileira Virgínia Leone Bicudo, uma intelectual negra que foi pioneira no estudo de raça no Brasil; e outro sobre a estadunidense Anna Julia Cooper, que de acordo com a descrição do episódio sobre a autora, “desde o século XIX, veio produzindo pensamento social crítico voltado à interseccionalidade, pensamento feminista negro, matrizes de dominação e trazendo ênfase ao ensino emancipador e libertário”. 


Anna Julia Cooper. / Foto: Reprodução.

Thalissa Batista, estudante de ciências sociais da UFPB, foi quem produziu com Emmylly Dias, também estudante do curso, o episódio sobre a Anna Júlia Cooper. Thalissa conta que quando entrou na graduação um dos seus maiores desejos foi e ainda é se tornar uma intelectual e produzir conhecimento científico. 


Thalissa Batista. / Foto: Arquivo pessoal.

“Porém, no primeiro momento, você pensa: como eu posso ser uma pessoa com tal relevância, sendo que as pessoas que eu estudo não são iguais a mim, em sua maioria, dentro das ciências sociais, estudamos homens brancos europeus ou americanos, parecendo, então, que não existem intelectuais negros e negras e quando existem são, [geralmente], reduzidos a um conhecimento particular sobre raça e não a uma teoria geral de um fazer científico com uma relevância global”, comenta Thalissa. 

Para o estudante Jorge Trindade, que realizou, com o seu grupo composto por Ricardo Félix, Gabriely Vilar, Marco Tulio, o podcast sobre a Virginia Bicudo, utilizar autoras e autores negros deve ser uma demanda aplicada e revista de forma constante.


Jorge Trindade. / Foto: Luiz Filho.

“Aproveitarei deste espaço para que possamos pensar nisto para além das ciências sociais, seja pela academia e quem faz parte desta, pois estudamos sobre uma sociedade plural, diversa e com particularidades de grupos sociais, mas que no centro do debate e estudo distanciamos essas contribuições, e nada muda, a tendência é continuar sem mudar, pois estaremos a produzir o que já foi realizado  por nossos anteriores, com isso a própria criticidade tal discutida deixa de cumprir o seu papel ‘transformador’”, aponta o estudante em relação à invisibilidade de obras já produzidas. 

É preciso visibilizar e reconhecer

Conforme Cristina Matos, incluir autores e autoras negras é um movimento fundamental no processo de formação dos alunos e alunas das ciências sociais. Ela destaca três aspectos que dão embasamento a sua percepção. Primeiramente, o reconhecimento, pois eles “ajudaram a construir essa área de conhecimento, como por exemplo Du Bois, que muito recentemente começa a ser lido/visto como um dos autores que contribuiu na formação das ciências sociais, mas especificamente, a sociologia”, ressalta.


William Edward Burghardt "W. E. B." Du Bois, em 1918. O autor nasceu em 23 de fevereiro de 1868 e faleceu em 27 de agosto de 1963. / Foto: Reprodução.

Segundo,“esses intelectuais negros colocaram novas questões para reflexão, a partir daquilo que observavam e viviam como pessoas negras, renovando e ampliando o campo das ciências sociais”. “Por fim, a inclusão desses autores produz uma ampliação epistemológica, ao mesmo tempo que reconhece autorias não visibilizadas. É um elemento importante para a construção de uma identidade dos alunos e alunas com esses autores (as). Esse tema aparecia muito nas aulas, através de comentários como: ‘por que nunca havíamos lido esse autor/autora?’, ‘o que eles pensaram é tão atual’”, lembra a professora. 

Novos rumos do ‘Diásporas Negras’

Pensando em uma expansão além dos muros da universidade, de acordo com Cristina Matos, a turma pretende prosseguir com a produção do podcast, trazendo autores que foram estudados durante a disciplina, mas que não foram objetos de estudo do Diásporas Negras. 

“O podcast Diásporas Negras vai lançar em breve os episódios sobre os demais autores estudados na disciplina e suas produções: W. E. B. Du Bois; Ida B. Wells; Anténor Firmin; Abdias Nascimento; Clóvis Moura; Neusa Santos e Charles W. Mills até o momento sob a produção de Jorge Trindade; Thalissa Batista; Emmylly Dias e Gaby Vilar”, comunica Jorge Trindade. 

Não é sobre jogar os saberes dos clássicos 

A estudante Thalissa Batista acredita que resgatar esses autoras e autoras e torná-los visíveis “é mostrar que é possível para nós estudantes negros e negras produzir ciência de qualidade e com relevância para a sociologia, e mostrar que o espaço acadêmico também nos pertence.”

Jorge Trindade reforça a fala da professora durante as aulas: “não é sobre: vamos jogar os saberes dos clássicos, mas há saberes plurais e que podem ser aplicados. Não deveríamos normalizar a ausência de produções femininas e de pessoas negras nas academias”, salienta. 

Ouça e leia os trabalhos produzidos na disciplina

Acesse e acompanhe o podcast Diásporas Negras, clicando neste link.

Confira o perfil no Instagram sobre Abdias do Nascimento. Grupo de trabalho: Carlos Roberto, Luiz Trajano,  Raissa e Kaylhane Cruz.

Acesse o blog sobre Neusa Santos. Grupo de trabalho: Mariana Soares, Maria Eugenia, Naamaatalia Lira e Victória Knoelle.

Leia o jornal sobre Ida B. Wells. Grupo de trabalho: Akim de Paula, Beatriz da Costa, Lisandra Maria e Sthevson Lourran. 

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)

Editado por: Heloisa De Sousa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Direito de morar

Ocupação dos Queixadas celebra 6 anos em SP sob ameaça de despejo

Dia Nacional do Funk

No fundo, a mensagem é ‘fique longe do crime’, diz musicólogo sobre letras do funk

90 dias sem justiça

Três meses após PM matar senegalês Ngagne Mbaye, ambulantes vão às ruas de SP pelo fim da Operação Delegada

ENERGIA

Nova medida provisória tenta evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos

MORADIA

Moradores da ocupação Porto Príncipe fecham avenida em SP contra ordem de despejo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.