Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Vila das Artes

Izabel Sousa é a nova coordenadora da Escola de Dança da Vila das Artes

Anúncio foi feito em Nota à Imprensa do Instituto Iracema na terça (2/7) e não cita a situação dos professsores

03.jul.2024 às 00h53
Fortaleza (CE)
Sara Rebeca Aguiar

Estudantes da Escola de Dança da Vila da Artes se manifestam contra as mudanças repentinas no corpo docente e direção da Escola. - Divulgação/ Estudantes em mobilização.

Depois de decisões repentinas, muitas indefinições e ausências de respostas, nos últimos dias, de acordo com familiares e estudantes da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, o Instituto Cultural Iracema (ICI) anunciou, no início da noite desta terça-feira (2/7), o nome de Izabel Sousa como a nova coordenadora da Escola de Dança. Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerida pela ICI, a Escola se viu sem coordenação e sem corpo docente, no final do expediente da última sexta-feira (28/6).

De acordo com a Nota, assumem também, como novos integrantes da equipe administrativa do Complexo Cultural Vila das Artes, Shirley Fernandes da Silva, no cargo de assessora da Vila das Artes, e Cris Francelino, no cargo de coordenador da Escola Pública de Audiovisual.

Conforme relata a mãe Aryadine Vasconcelos, que possui uma filha no sexto e último ano da Escola Pública de Dança, a demissão da coordenadora Mariana Carleial e a possível saída dos professores que já acompanham os estudantes há algum tempo vêm causando preocupação nas famílias. “Isso de parar o trabalho pedagógico de uma equipe de professores e gestores no meio do ano não se faz. Desde o começo do ano, as crianças vêm ensaiando com esses professores. Há uma relação de afeto e de confiança na construção de um espetáculo que não pode ser quebrada”, explica a mãe.

Aryadine acrescenta que vivencia o cotidiano da Escola há sete anos e que a situação que se instalou na sexta-feira nunca aconteceu. “É estranho tudo isso. A gente fica se perguntando: por que tão de repente? Por que no final do expediente de uma sexta-feira, no fim do semestre? E por que a demissão? Mariana sempre foi uma coordenadora muito engajada com a Escola e não tivemos nem tempo de nos despedirmos dela”, destaca a mãe.

Para a estudante de dança Bruna Gabarra Pereira, de 12 anos, que está no quinto ano da formação básica, o grande medo é o fim da Escola de Dança na Vila das Artes, além do receio de que todos os professores que a acompanham precisem sair da Escola. “Eu gosto bastante de lá, me divirto muito. E tenho medo de, mesmo se a Vila das Artes continuar, eu ter que me adaptar a outros professores, porque isso leva tempo e a gente está se preparando para o espetáculo do final do ano”, enfatiza Bruna.


"Eles criaram o slogan ‘Sem Vila, sem vida’. Como mãe, eu percebo que é um espaço de salvar vidas mesmo, de tirá-los dessa ansiedade, desses celulares para ir mexer o corpo" / Divulgação/ Estudantes em mobilização.

A mãe da Bruna, Larissa Oliveira Gabarra, reforça que as notícias geraram um impacto muito forte nas famílias e nas crianças. “Foi uma loucura, ainda na sexta. Eles entraram em um estado de muita ansiedade, ficaram desesperados, porque [a Vila das Artes] é a vida deles. Eles criaram o slogan ‘Sem Vila, sem vida’. Como mãe, eu percebo que é um espaço de salvar vidas mesmo, de tirá-los dessa ansiedade, desses celulares, dessas telas para ir mexer o corpo que é tão fundamental na idade deles. É um lugar muito importante de construção e de formação da própria personalidade deles”.

Pela Nota, o ICI informou "que a mudança na coordenação da Escola de Dança foi motivada por adequações administrativas”. O documento acrescenta que “o plano de curso e o trabalho da instituição serão mantidos conforme previsto, garantindo que não haverá prejuízo aos alunos”. Além disso, a Nota afirma que “os novos integrantes têm uma longa trajetória no equipamento e conhecem profundamente sua missão e proposta pedagógica, seguindo com a mesma qualidade de ensino que caracteriza a instituição".

Mesmo diante das indagações do BdF a respeito da situação dos professores da Escola de Dança, a Nota não citou nada referente ao corpo docente. O BdF também questionou a atual situação dos professores da Escola de Teatro, mas até o fechamento desta matéria não recebeu resposta. A comunidade da Vila segue preocupada com a permanência ou não dos professores, já que continua aberto, no site da escola, o edital de chamada pública para credenciamento de professores de dança e de teatro. Leia abaixo a Nota do Instituto, na íntegra.
 
De acordo com a comunidade dos pais, está marcada para amanhã, quarta-feira (3/7), às 14 horas, na sede da Vila das Artes, reunião de explicações sobre as mudanças com a participação de representantes do Instituto Cultural Iracema (ICI) para familiares e estudantes da Escola de Dança.

 

Principais reivindicações de familiares e estudantes diante das mudanças

– Atual chamamento seja para assumir somente no próximo ano;
– ⁠Permanência do atual corpo docente até o fim deste ano, garantindo o ano letivo;
– ⁠Toda mudança de contrato ocorra no fim do ano, garantindo que não haja instabilidade no ano letivo;
– ⁠Contratos com duração de dois anos, garantindo um mínimo de permanência dos professores contratados;
– ⁠Critérios definidos para a coordenação do curso de dança;
– ⁠Participação da comunidade escolar nessas decisões.

 

Nota à Imprensa

O Instituto Cultural Iracema (ICI) anuncia, nesta terça-feira (02/07), a nomeação de três novos integrantes da equipe administrativa do Complexo Cultural Vila das Artes: Shirley Fernandes Da Silva assume o cargo de Assessora da Vila das Artes. Além dela, Izabel Sousa passa a coordenar a Escola de Dança da Vila das Artes, enquanto Cris Francelino assume a coordenação da Escola Pública de Audiovisual.

O Instituto Cultural Iracema (ICI), responsável pela gestão do Complexo, esclarece que a mudança na coordenação da Escola de Dança foi motivada por adequações administrativas. O plano de curso e o trabalho da instituição serão mantidos conforme previsto, garantindo que não haverá prejuízo aos alunos.

Ademais, ressaltamos que as contratações dos coordenadores das Escolas de Dança e Audiovisual foram  realizadas de acordo com o disposto no Regulamento Pessoal do ICI. Assim, a vedação disposta no artigo 73, V da lei 9504/97 não se aplica ao caso, visto que está direcionada a agentes públicos, nos termos da lei.

O ICI reafirma seu compromisso com a qualidade e a continuidade das atividades educativas oferecidas pelo Complexo Vila das Artes. A instituição permanece dedicada a proporcionar um ambiente de aprendizado e desenvolvimento artístico que atenda às expectativas de seus alunos e comunidade.

Os novos integrantes têm uma longa trajetória no equipamento e conhecem profundamente sua missão e proposta pedagógica, seguindo com a mesma qualidade de ensino que caracteriza a instituição.

 

Nota de resposta das famílias e estudantes em mobilização

O grupo de mães, pais e estudantes informa que a escolha da nova coordenação não soluciona as reivindicações das famílias atendidas pela Escola Pública de Dança da Vila das Artes. 
Reforçamos que reivindicamos pela participação da comunidade escolar nas decisões, a permanência do corpo docente pelo menos até o final ano e a garantia pela integridade do Curso de Formação Básica em Dança, assim como o Projeto Político Artístico Pedagógico da Escola. Os familiares e corpo estudantil ressaltam ainda que continuarão a ocupação na Vila das Artes.

 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Editado por: Camila Garcia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Escalada

Lula defende aumento do IOF e critica ‘rebelião’ contra medidas: ‘Só pode ser a desgraçada da doença da acumulação de riqueza’

JULGAMENTO

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro em julgamento da trama golpista

Pressão popular

Plebiscito Popular lança votação pela taxação dos super-ricos e o fim da escala 6×1

PROJETOS PARADOS

Artistas de João Pessoa cobram novamente à Funjope pagamento atrasado do Edital de Fomento Cultural

Saúde pública

Vacina contra meningite começa a ser aplicada em bebês de 12 meses na rede pública do DF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.