Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

AFROLATINAS

17ª edição do Festival Latinidades celebra e reconhece mulheres negras em Brasília

Evento que celebra a mulher negra latino-americana e caribenha acontece de 25 a 27 de julho no Museu Nacional

16.jul.2024 às 10h15
Brasília (DF)
Bianca Feifel

Latinidades tem 17 anos de trajetória de celebração e empoderamento de mulheres negras latino-americanas e caribenhas - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/

O Festival Latinidades, que nasceu no Distrito Federal mas já ganhou asas pelo Brasil e pelo mundo, chega à sua 17ª edição com o tema "Vem Ser Fã de Mulheres Negras". Em Brasília, o evento que celebra a mulher negra latino-americana e caribenha acontece de 25 a 27 de julho, no Museu Nacional da República, com programação gratuita e atividades formativas e artísticas.

“Ser fã de mulheres negras em uma sociedade racista e machista é revolucionário”, afirma a idealizadora do Festival, Jaqueline Fernandes. Segundo ela, a edição deste ano é uma síntese do que o Latinidades construiu em 17 anos de existência, colocando mulheres negras em evidência em todas as esferas do evento: “no palco, atrás das cortinas, nas posições de diretoria e articulação, e como fornecedoras e empreendedoras”.  

O tema deste ano é um chamado ao reconhecimento do trabalho e da contribuição das mulheres negras para toda a sociedade. "Vamos formar público para prestigiar, comprar de empreendedoras, fortalecer negócios, ler, ouvir e remunerar bem. Respeitar os direitos das mulheres negras e garantir que estejam em espaços de poder, com mais políticas públicas", defende Jaqueline.

17 anos de trajetória

A 17ª edição do Latinidades começou em Salvador, entre 5 e 7 de julho. Além das terras baianas, neste ano, o festival passará por Goiás, Brasília e São Paulo. Além disso, haverá uma ação internacional em Londres. 

O encontro nasceu, em 2008, de um sonho de realizar o primeiro festival de mulheres negras do Brasil no lugar em que, embora muitas vezes invisibilizadas, elas são maioria: a capital do país. Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD 2021), mulheres negras correspondem a 28,7% dos habitantes do DF. Em seguida, estão homens negros (28,4%), mulheres brancas (23,3%) e homens brancos (19,1%).

De acordo com Jaqueline Fernandes, a ideia do Festival surgiu de um incômodo com a falta de representatividade das mulheres negras do DF e do desejo de fazer a população conhecer o significado do dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

“A gente tinha um olhar muito local no início. Mas logo na primeira edição a gente percebeu que infelizmente não era uma questão só do DF. Era uma questão das mulheres negras em todo mundo, essa falta de reconhecimento e visibilidade, e necessidade, então, de criar nossos próprios espaços para formar nosso público, ter o reconhecimento que a gente merece, garantir nossas políticas públicas e mostrar a potência das mulheres negras”, relata a idealizadora. 


Jaqueline Fernandes, uma das idealizadoras do Festival: Latinidades surgiu a partir de incômodo / Foto: Ricardo Jataum

Outras iniciativas de celebração e empoderamento surgiram ao longo do tempo, como o Julho das Pretas, pensado e criado por uma rede de mulheres negras do Nordeste, que também se expandiu para todo o Brasil. 

Em 2014, a ex-presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que institui o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma mulher quilombola, símbolo de resistência e luta contra a escravização.

“Tem muito a ser feito ainda. O racismo e machismo são cruéis, estruturais, sistêmicos. Mas o movimento de mulheres negras, como diz Vilma Reis e Sueli Carneiro, é sem dúvida um dos movimentos sociais mais bem sucedidos do Brasil, que segue dando a linha do que é ser progressista, empurrando a esquerda mais para a esquerda”, define Jaqueline. 

Programação multilinguagem e gratuita 

O Latinidades traz uma programação multilinguagem gratuita, com atividades formativas e artísticas, shows nacionais e internacionais, stand-up comedy e desfiles. Além disso, o evento tem um olhar especial para as mães, com espaço infantil. “Formação política, intelectual e afetuosa: é isso que a gente pode esperar em mais uma edição da nossa casa de mulheres negras”, afirma a idealizadora. 

Em Brasília, o encontro acontece de 25 a 27 de julho, no Museu Nacional da República, com programação extensa de palestras, oficinas, shows, feiras, exposições, exibições e outras atividades. Serão discutidos temas como a prática de trançar enquanto patrimônio cultural e economia criativa e mulheres negras na mídia. 

No dia 27, acontece o IV Julho das Pretas que Escrevem no DF. O objetivo do encontro é mapear e reunir o maior número de mulheres negras que escrever na capital federal, para fortalecer laços e compartilhar produções.

A programação musical conta com nomes de renome nacional e internacionalmente. Na sexta (26), sobem ao palco o projeto Nós Negras e a cantora Sandra de Sá. No sábado (27), quem comanda a cena são as cantoras Alaíde Costa, Bia Ferreira, La Dame Blanche (Cuba), Sister Nacy (Jamaica), Gaby Amarantos, Ebony Pongo (Angola) e Irmãs de Pau. 

Confira a programação completa:

25 de julho (quinta-feira)

14h às 16h | Debate: Trancistas – patrimônio cultural, economia criativa e trabalho

19h | Abertura da exposição: Afrolatinas – 30 anos em Movimentos

20h | Sessão Premiere do documentário Afrolatinas – 30 anos em Movimentos

26 de julho (sexta-feira)

14h às 16h | Debate: Mulheres Negras na Mídia: Inovação e Impacto na Comunicação Pública

16h30 às 18h30 | Aula show: Folha Funciona, com Sueide Kintê e Sueli Kintê

19h | Afro Fusion Modeling

19h30 | Mostra Humor Negro

21h | Show – Nós Negras

22h | Show – Sandra Sá

27 de julho (sábado)

14h às 20h | Latinidades Kids

14h às 17h | IV Julho das Pretas que Escrevem no DF – Nosso lugar é de fala

19h | Shows

19h | Alaíde Costa

20h | Bia Ferreira

21h | La Dame Blanche (Cuba)

22h10 | Sister Nacy (Jamaica)

23h20 | Gaby Amarantos

0h30 | Ebony

1h10 Pongo (Angola)

2h20 Irmãs de Pau

Intervalos: Dj Kethlen e Dj Savana

Confira mais detalhes da programação aqui. 

Editado por: Rafaela Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

futuro possível

Feira da Reforma Agrária: o socialismo que dá certo

A CIDADE TEM MEMÓRIA

No Recife (PE), João Campos celebra parque conquistado pelo Ocupe Estelita, mas apaga luta popular

PT

“O PT deixou de estar na base, de consultar os filiados, os trabalhadores,” diz Rui Falcão

CINEMA

Sala Redenção traz para Porto Alegre a mostra gratuita ‘Recortes do Cinema Hispânico’

EVENTO GRATUITO

Mario Pirata lança a coletânea de poesias ‘Ciomacio’ em Porto Alegre (RS) neste sábado (10)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.