Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

Olimpíadas 2024

França rejeita credenciamento de jornalistas russos nas Olimpíadas; Kremlin diz que decisão é ‘inaceitável’

Decisão foi tomada por 'receio de espionagem' e ataques cibernéticos; Kremlin afirma que medida fere direitos da mídia

22.jul.2024 às 16h49
São Paulo (SP)
Redação

Participantes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024 caminham em frente ao refeitório da Vila Olímpica, em Paris, em 22 de julho de 2024 - Michel Euler / POOL / AFP

As autoridades francesas negaram o credenciamento de jornalistas russos e bielorrussos para os Jogos Olímpicos de Paris. Segundo o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, a proibição a dezenas de jornalistas estrangeiros foi motivada por preocupação em relação a possível espionagem. 

Em entrevista ao Le Journal du Dimanche no último sábado (20), o ministro francês alegou que a proibição da presença de jornalistas da Rússia e de Belarus visava estrangeiros que pretendiam comparecer às Olimpíadas de 2024 disfarçados de jornalistas, fisioterapeutas ou técnicos. 

"Provavelmente não estariam aqui para realizar ataques. Mas, além do reconhecimento e da espionagem tradicional, deve-se estar atento ao acesso a pontos de entrada em redes de computadores para realizar ataques cibernéticos", disse Darmanen. 

Ao mesmo tempo, ele destacou que os russos que trabalhavam para o Comitê Olímpico Internacional foram autorizados a participar dos Jogos.

"Recusamos um grande número de 'jornalistas' que alegavam querer cobrir os Jogos. Por outro lado, permitimos a presença de russos que trabalham no Comitê Olímpico Internacional", afirmou. 

:: Banida das Olimpíadas, Rússia não transmitirá Jogos pela primeira vez em 40 anos ::

Gerald Darmanin afirmou também que, no total, 960 mil dossiês verificados pelos serviços de inteligência, 4.340 pessoas, entre voluntários, funcionários de estádios e membros de delegações esportivas, tiveram negada permissão para trabalhar nos Jogos Olímpicos de 2024. O ministro diz que grande parte destas restrições diz respeito a suspeitos de terrorismo, movimentos radicais, e cidadãos que de alguma forma representaram uma ameaça à segurança do Estado, bem como daqueles que já foram condenados por crimes.

O comitê organizador das Olimpíadas de Paris recusou o credenciamento a todos os jornalistas da agência estatal RIA Novosti Sport, citando a decisão das autoridades francesas.

A decisão acontece no contexto da proibição da Rússia e de Belarus participarem das Olimpíadas com os seus símbolos nacionais por conta da guerra da Ucrânia. Apenas 15 atletas russos e 16 bielorrussos participarão dos Jogos sob a condição de status de neutralidade, sem uniformes, bandeiras ou hinos dos seus países.  

O banimento da participação oficial da Rússia nos Jogos Olímpicos foi devido à guerra da Ucrânia e se estende a Belarus, país que é aliado direto de Moscou no conflito. Atletas que "apoiaram ativamente a guerra" e ligados a agências de aplicação da lei e do exército não foram autorizados a participar dos jogos. Além disso, apenas atletas de esportes individuais destes países puderam se qualificar para participar dos Jogos.

Kremlin considera decisão 'inaceitável'

O Kremlin reagiu à decisão da França de proibir o trabalho de jornalistas russos. De acordo com o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, a decisão de Paris é "inaceitável". 

"É claro que gostaríamos de ver uma reação a tais decisões por parte das organizações relevantes de direitos humanos e das organizações envolvidas na garantia dos fundamentos e regras da liberdade da mídia. A atitude [das autoridades francesas] é extremamente negativa", acrescentou Peskov.

O porta-voz destacou também que tal recusa prejudica o trabalho dos meios de comunicação e "viola as obrigações da França para com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e outras organizações". 

Os Jogos Olímpicos serão realizados em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, e os Jogos Paraolímpicos, de 28 de agosto a 8 de setembro.

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
Tags: Jornalistas
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

SOLIDARIEDADE

MST doa 25 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias e cobra avanços para políticas do campo: ‘Está faltando firmeza’

Legislativo

Proposta de ampliar deputados escancara crise de representatividade no Brasil, aponta cientista político

DITADURA?

Governo Trump ‘está considerando ativamente’ suspender o habeas corpus para deportar imigrantes

Invasão do CNJ

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CONQUISTA INDÍGENA

Reconhecimento do território no Jaraguá, em São Paulo, é resultado de luta antiga dos Guarani, diz liderança

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.