Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

POR VALORIZAÇÃO

Servidores públicos do estado preparam mobilização para acompanhar votação do PL 243/2024

Manifestação inicia às 9h desta terça-feira (30), em frente ao Palácio Piratini; Votação deve ocorrer durante a tarde

29.jul.2024 às 20h20
Porto Alegre
Redação

A atividade reivindicou valorização salarial para todas as professoras(es) e funcionárias(os) de escola, ativas(os) e aposentadas(os) - Foto: Jorge Leão

No dia previsto para ser votado o Projeto de Lei 243/2024, que reestrutura as carreiras do funcionalismo estadual, trabalhadoras, trabalhadores da educação, e demais servidores realizam mobilização em frente ao Palácio Piratini. Ação acontece na manhã desta terça-feira (30), a partir das 9h. Votação estava prevista para acontecer na semana passada, mas foi adiada após acordo entre as bancadas. 

Segundo argumenta o Executivo estadual, o PL visa tornar mais “atrativo o trabalho na Administração Pública estadual”, que reestrutura as carreiras “fornecendo regras claras para promoções e progressões”. Mas a proposta não foi bem vista por parte dos servidores públicos, que nas últimas semanas se mobilizaram para manifestar contrariedade à proposta e à votação em regime de urgência.

Na nova proposta, de acordo com o governo do estado, o reajuste para as categorias das forças de Segurança permanece em 12,49% parcelado em janeiro e outubro de 2025 e outubro de 2026. Se o projeto for aprovado no Parlamento, o Executivo encaminhará pedido ao Ministério da Fazenda solicitando antecipação de janeiro de 2025 para outubro de 2024 do primeiro percentual a ser aplicado.

O novo projeto prevê ainda, para a Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), abertura de vagas no Programa de Militares Estaduais Temporários (PMET), com o objetivo de realocar servidores em funções administrativas para a atividade ostensiva. A Defesa Civil tem prevista a criação de 102 funções gratificadas (FGs) na Casa Militar, com a finalidade de reforçar a estrutura de pessoal voltada à gestão eficiente do risco e de desastres.

Para o CPERS Sindicato trata-se de uma proposta que não abrange todos os servidores de escola. “24,2% dos servidores de escola efetivos estão fora do PL 243. Como se vê, o projeto não contempla toda a categoria, atingindo somente uma parcela de servidores do Plano de Carreira atual, causando uma divisão da categoria e levando ao esquecimento – e até mesmo à extinção, os demais cargos vinculados à educação. Reivindicamos a valorização de todas as profissionais da educação”, afirma a entidade. 

Mesmo categorias que receberiam aumento a partir da aprovação do projeto são críticas a seu conteúdo. É o caso dos policiais civis, que teriam reajuste de 12% a partir de janeiro de 2025, pago em três parcelas, com a última delas sendo para outubro de 2026. A entidade reuniu-se com o governo na quinta-feira (25) para renegociar a proposta, mas informa que a situação não avançou.

O presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, lamentou a postura do governo na reunião. “Infelizmente, o governo Eduardo Leite mantém sua posição de não reconhecer o trabalho realizado pelos servidores da Segurança Pública e utiliza da sua velha tática, propondo benefícios acessórios para fugir do essencial, que é um reajuste digno para os Policiais Civis”, disse.


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Era conciliadora

À frente do PT, Edinho terá missão de construir reeleição e preparar partido para o pós-Lula

REAÇÃO

‘Lamentável e dilacerante’, diz Anielle Franco sobre morte de jovem por polícia

disputa partidária

Eleições do PT em Minas Gerais acontecem no próximo domingo (13)

FEITO HISTÓRICO

Escola municipal de Sapé (PB) leva título de melhor equipe paraibana da Olimpíada Nacional em História do Brasil e representará o estado em São Paulo

Reparação

Avós da Praça de Maio encontram 140° neto sequestrado pela ditadura na Argentina

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.