Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Esportes

Olímpiada de Paris

Brasiliense Caio Bonfim faz história e conquista primeira medalha olímpica do Brasil na marcha atlética

Superando adversidades desde a infância, o atleta de Sobradinho conquistou a medalha de prata

01.ago.2024 às 20h35
Brasília (DF)
Redação

Caio Bonfim já havia se aproximado da medalha nos Jogos Rio 2016, quando terminou a prova da marcha na quarta posição - Alexandre Loureiro/COB

Na madrugada desta quinta-feira (1º), o brasiliense Caio Bonfim fez história nas ruas de Paris ao conquistar a medalha de prata na marcha atlética de 20 km, marcando a primeira medalha olímpica do Brasil na modalidade. O atleta, residente em Sobradinho, Distrito Federal, completou a prova em 1h19min09s, apenas 14 segundos atrás do equatoriano Brian Daniel Pintado, que levou o ouro.

A trajetória de Caio até esse momento é marcada por superações desde a infância. Aos sete meses, ele enfrentou meningite e, mais tarde, duas pneumonias graves. A intolerância à lactose resultou em fragilidade óssea e deformações nas pernas, corrigidas por uma cirurgia aos três anos de idade. Os médicos não acreditavam que ele pudesse caminhar normalmente, muito menos se tornar um atleta de alto rendimento.

Os treinos de Caio são realizados nas ruas de Sobradinho e no estádio Augustinho Lima, onde sua família administra o Centro de Atletismo de Sobradinho, um projeto que visa democratizar o esporte na região. Seu treinamento é conduzido pelos próprios pais, Gianette Bonfim e João Sena. Gianette, uma ex-campeã brasileira de marcha atlética, quase participou de uma Olimpíada, e João, seu treinador, continua a apoiar o filho.

Antes de se dedicar exclusivamente à marcha atlética, Caio também se aventurou no futebol, jogando nas categorias de base do Brasiliense. Aos 13 anos, por incentivo do pai, começou a treinar na marcha atlética e se apaixonou pelo esporte, ingressando de vez na modalidade aos 16 anos.

Caio já havia participado de outras edições dos Jogos Olímpicos: em Londres 2012, terminou em 39º; no Rio 2016, alcançou o 4º lugar, o melhor resultado do Brasil na modalidade até então; e em Tóquio 2021, finalizou na 13ª posição. Além disso, possui duas medalhas de bronze em campeonatos mundiais, conquistadas em 2017 e 2023, e quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos.

"Eu não sei dizer para vocês o que significa isso tudo. Não estou acostumado a ser chamado de medalhista olímpico. Sempre foi um sonho. Eu sou de Brasília. Eu cresci com Joaquim Cruz. A nossa bolsa atleta ela começou por causa do resultado dele. E hoje eu tenho uma medalha igual a ele. É um momento especial que representa todos esses anos. Olimpíada não representa apenas um ciclo olímpico. É toda uma vida", disse Caio Bonfim após a prova, emocionado.

A prova de marcha atlética disputada por Caio Bonfim integra o atletismo, cuja cerimônia de pódio geralmente ocorre no estádio olímpico, onde acontecem as competições de pista. Embora realizada em outro local, a marcha atlética segue a mesma regra. Hoje foi o primeiro dia das provas de atletismo, com a marcha atlética masculina e feminina.

A chinesa Jiayu Yang venceu a prova feminina, seguida pela espanhola Maria Perez e pela australiana Jemina Montag. A brasileira Erica Sena terminou em 13º lugar. Após a prova feminina, que terminou por volta das 11h30 no horário local, os medalhistas receberam mascotes das Olimpíadas. Nesta edição dos Jogos Olímpicos, o Stade de France foi o local escolhido para as provas de atletismo de pista.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

FALTA MUITO

Somente 15% dos frigoríficos do Cerrado participam de pacto de combate ao desmatamento

ATAQUE

Israel bombardeia Irã em escalada do conflito no Oriente Médio

PREVENÇÃO DE DANOS

MPF quer suspender leilão de 47 blocos de petróleo na foz do Amazonas

ARTIGO 19

Falta de controle das redes se deve à inação do poder público e não ao Marco Civil, diz especialista sobre julgamento no STF

SRAG

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.