O projeto ‘Do Litoral ao Sertão: rap, slam e improvisação’ está com inscrições abertas para oficinas de rap e slam, que serão realizadas em quatro cidades da Paraíba: Campina Grande, Monteiro, Patos e Cajazeiras, nos dias 12, 14, 16 e 18 de agosto, respectivamente. Do Litoral ao Sertão’ foi idealizado pela paraibana Isadora Palhano Fonseca, conhecida como ‘Isadroga, porque vicia’, e pelo paraibano Israel de Andrade Guedes, o Clow MC. O projeto visa fortalecer a cultura do hip hop e incentivar novos talentos, para além da capital João pessoa.
As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário on-line, exceto para Campina Grande, que serão voltadas exclusivamente para estudantes da ECIT Irmã Stefanie. Serão oferecidas 25 vagas por turma, preenchidas por ordem de inscrição. Os participantes receberão o Kit Do Litoral ao Sertão e certificados.
Isadroga e Clow MC com o Kit Do Litoral ao Sertão, que será entregue aos/às participantes. / Foto: Kokaboy/@okokaboy.
Figuras destacadas no cenário do hip hop paraibano e nacional, Isadroga, que é MC e poeta, e Clow MC ministrarão as oficinas em conjunto com importantes batalhas de rap de cada cidade por onde vão passar, como a Batalha das Quebradas, de Campina Grande, a Batalha da Concha, de Patos, a Batalha do Repente, de Monteiro e a Batalha do Leblon, de Cajazeiras.
“A Paraíba já tem muita força em relação às batalhas de rap. Mais nas batalhas de rap do que nas de slam, mas tudo se concentra muito na capital. A maioria das batalhas são aqui [em João Pessoa] e também por Campina Grande”, diz Isadroga.
A organização do evento comenta que “o rap, como um dos elementos do movimento Hip Hop, e o Slam, a batalha de poesia falada, são artes que possuem uma conexão histórica no Brasil.” Assim, as oficinas abordarão a história dessas manifestações culturais, a produção, formação de jurados capacitados para competições, desbloqueio criativo, estratégias de criação e vivências práticas com simulação de batalha de MCs e de slam.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e operacionalização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), ligada ao Governo da Paraíba.
Como surgiu a ideia
Isadora Palhano, a Isadroga, conta que ela e Clow MC tiveram a primeira vivência como ministrantes de oficinas juntos no Campus Itabaiana do IFPB, em 2019, dando uma oficina básica de grafite. “A gente também tem contato com esse lado das artes visuais do hip hop”, diz a poeta.
A partir daí, começaram a ministrar muitas outras oficinas, como em conjunto com o Slam Parahyba, na Unidade Feminina Rita Gadelha da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida" (Fundac), também em 2019. Ministraram outras oficinas em escolas e para jovens. Tendo essas experiências, resolveram elaborar e submeter o projeto no edital da Lei Paulo Gustavo – Paraíba.
Houve também uma análise da cena do hip hip em cada cidade paraibana por onde o projeto passará, é o que conta a poeta Isadroga: “Campina Grande é um outro polo de batalhas, tem praticamente todos os dias e já tem diversos artistas. Então, em Campina Grande nosso objetivo não é fortalecer uma base para que se construa em cima dela, é mais de formar pessoas para estarem ingressando nesse ecossistema que já existe. Então, a gente vai tá ali com os jovens da escola, tentando fazer uma força para poderem ingressarem nas batalhas. Enquanto que nas outras cidades, a gente já tá fazendo mais um trabalho que a gente espera que seja de fortalecer as batalhas, que são os apoios da gente, que já existem. A gente fez essa análise de cada território e do que poderíamos estar fazendo em cada um."
Saindo do Litoral ao Sertão, conforme explica a organização, o projeto visa fortalecer as batalhas já existentes e, possivelmente, trazer mais pessoas para a cena do hip hop paraibano.
Acompanhe o projeto no perfil do Instagram: @do_litoral_ao_sertao_.
Oficinas
Campina Grande + Batalha das Quebradas (apenas para estudantes da ECIT Irmã Stefanie)
Data: 12 de Agosto
Horário: 08h às 12h
Endereço: ECIT Irmã Stefanie – Rua Henrique Nóbrega, três irmãs s/n
Monteiro + Batalha do Repente
Data: 14 de agosto
Horário: 13h às 17h
Local: Auditório do Campus Centro da UEPB
Endereço: Rua Abelardo Pereira dos Santos, 131 – Centro – Monteiro
Patos + Batalha da Concha
Data: 16 de agosto
Horário:14h às 18h
Local: Funesc – Fundação Ernany Sátiro
Endereço: R. Marechal Deodoro da Fonseca, 93 – Centro, Patos – PB, 58700-530
Cajazeiras + Batalha do Leblon
Data: 18 de agosto
Horário: 14h às 18h
Local: Núcleo de Extensão Cultural da UFCG – NEC (Antiga Estação de trem – Vizinho ao Fórum)
Endereço: R. Valdenes Pereira de Souza – Centro, Cajazeiras – PB, 58900-000
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)