Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

NÃO É NÃO

Caso Bambambã: STJ confirma pena de seis anos por estupro para Gabriel Mesquita

Após pedido de vistas, recurso foi julgado nesta terça (13); ex-dono do bar é acusado de ter estuprado 12 mulheres

13.ago.2024 às 22h57
Brasília (DF)
Bianca Feifel

O presidente da 6ª Turma do STJ, o ministro Sebastião Reis, pediu vista do recurso que pede reversão da absolvição de Gabriel Mesquista - Pedro França/STJ

Por três votos a dois, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu restabelecer a condenação de Gabriel Ferreira Mesquita, dono do bar Bambambã, em Brasília. Ele é acusado de ter estuprado pelo menos 12 mulheres e é réu em cinco processos.

“É um respiro, é um alívio, é uma possibilidade de acreditar na justiça”, disse a assistente de acusação do caso, Manuela Paes Landim, ao Brasil de Fato DF. 

A advogada destacou a importância da decisão a nível nacional. “Essa vitória é uma vitória de uma, mas é também uma vitória de todas nós, de todas as mulheres, porque é uma jurisprudência que todos os tribunais vão ter que seguir”, afirmou.

A decisão, referente a um dos processos em que Mesquita é réu, foi tomada pelo colegiado da 6ª Turma do STJ nesta terça-feira (13) e restabeleceu a pena de seis anos em regime semiaberto, determinada pela 2ª Vara Criminal de Brasília, em 2022, e derrubada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em maio de 2023. Agora, não cabe mais recurso. 

O processo foi retirado da pauta do STJ em maio deste ano, quando o ministro Sebastião Reis Júnior, presidente da 6ª Turma, pediu vistas para analisar melhor o caso.

No julgamento desta terça (13), o magistrado afirmou que houve sim resistência da vítima, configurando o crime de estupro. O ponto principal da defesa de Gabriel Mesquita era de que a mulher não teria se expressado de maneira enfática para negar a relação anal.

“No caso concreto, a violência ficou configurada pelo uso de força física para vencer a resistência da vítima, apresentada por meio do seu dissenso explícito e reiterado para com a relação”, defendeu o ministro. “A meu ver, aqui estão presentes todos os elementares do tipo penal de estupro”, continuou. 

Sebastião Reis Júnior também reiterou que a discordância em relação ao ato sexual pode ser expressa e deve ser respeitada a qualquer momento, mesmo que tenha começado de forma consensual.  

Relembre o caso

Em 2022, Gabriel Mesquita foi condenado pela 2ª Vara Criminal de Brasília a seis anos de prisão em regime semiaberto por estupro. A defesa do acusado recorreu à sentença e, em maio de 2023, ele foi absolvido pela 3ª Turma do TJDFT, que invalidou o depoimento da vítima, alegando que este não seria uma “prova robusta”. 

O Protocolo “Não é Não” foi criado em dezembro de 2023, através da lei 14.786/2023, com o objetivo de proteger as mulheres de constrangimento e violência em casas noturnas, boates e shows. 

Segundo a norma, qualquer insistência, física ou verbal, sofrida pela mulher depois de manifestar a sua discordância com a interação é considerada constrangimento. O texto ainda elenca como um dos princípios da aplicação do protocolo o respeito ao relato da vítima. 

“A lei não vai retroagir para prejudicar o réu, mas ela mostra que, se existe uma lei federal de ‘não é não’, porque esse entendimento foi criando corpo ao longo do tempo, e todas elas [as vítimas] falaram não, a absolvição [do réu] seria uma contradição completa”, explicou Manuela Landim. “A tendência é que a palavra da vítima tenha força, ao ponto do ‘não é não’ ter virado uma lei”, completou. 

Durante o julgamento que absolveu o réu no TJDFT, os desembargadores afirmaram que a vítima de fato disse “não”, mas alegaram que ainda assim ela não “reagiu de forma séria e efetiva a fim demonstrar ao réu a sua inequívoca objeção” e que “a própria vítima disse que embora tenha pedido para o réu parar, ele teria continuado e ela não teve reação, só esperou acabar o ato”. 

O Ministério Público apelou ao STJ para reverter a absolvição do réu. Após ser adiado em maio, o recurso foi julgado nesta terça (13).

Ao todo, 12 mulheres registraram boletim de ocorrência de abuso sexual contra o ex-dono do Bambambã, tornando-o réu de cinco processos, e outras relataram, em redes sociais e grupos de apoio, abordagens com o mesmo modus operandi.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Rafaela Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CINEMA

‘Cine Paraopeba’ leva narrativas de atingidos de Brumadinho à capital mineira

crime de estado

Enquanto 10 pessoas, entre elas 2 crianças, morrem de fome em 24h, Israel nega desnutrição em Gaza

CEEE EQUATORIAL

Deputada estadual Laura Sito cobra depoimento do prefeito Sebastião Melo em CPI da Energia

reconhecimento

Estudantes da UnB recebem menção honrosa em prêmio internacional de jornalismo

OCUPA UNIVERSIDADE

Movimento estudantil ocupa a Ufrgs com cultura da favela e debate acadêmico

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.