Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

confira

Festival celebra cultura cigana em Araucária (PR) com música, dança, oficinas e debates

Programação do 'Setembro Cigano' vai até o dia 29 com atividades gratuitas

12.set.2024 às 16h44
Curitiba (PR)
Redação

Show com Jazz Cigano Quinteto, no Teatro da Praça, em Araucária, dia 13/09 - Divulgação

No dia 23 de setembro se comemora o Dia do Cigano no Paraná, por conta desta data a Casa Eliseu Voronkoff, localizada no município de Araucária, há 7 anos consecutivos, dedica este mês para celebrar a cultura cigana. Um dos objetivos é combater o preconceito à etnia dando a ela maior visibilidade por meio da arte.

O ‘Setembro Cigano’ é uma realização conjunta do espaço cultural com a Confederação Brasileira Cigana e o grupo de danças ciganas Lien.Gitan. O evento, que começa dia 31 de agosto, oferece ampla programação até 29 de setembro. A agenda inclui shows, oficinas, exposições e debates, sendo a Mostra de Dança Cigana uma das principais atrações. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na sede do centro cultural e no Teatro da Praça, em Araucária.

Entre as atividades estão: oficina de Audiovisual em acampamento cigano com exposição dos registros feitos; apresentação de dança cigana e dança circular; oficina de composição coreográfica; show com Jazz Cigano Quinteto; oficina voltada para professores e educadores gadjós; mesas de debates temáticos; oficina sobre musicalidade flamenca e compás com Miri Galeano e Jony Gonçalves (Perla Flamenca).

A iniciativa surgiu a partir das aulas de dança que a Casa Eliseu Voronkoff promove no município. “A criação do evento foi uma maneira de retribuirmos o que o povo cigano nos oferece, além de ser uma forma de ajudar na luta contra o estigma que eles ainda sofrem”, declara Ana Paula Frazão, gestora do espaço e coordenadora do evento.

Show com Jazz Cigano Quinteto, no Teatro da Praça, dia 13 de setembro

Há 14 anos o Jazz Cigano Quinteto é uma das referências brasileiras do Jazz Manouche, estilo criado pelo violinista cigano Django Reinhardt na Paris dos anos 1930. Formado por Lucas Miranda, Vinicius Araújo, Wagner Bennert, Mateus Azevedo e Leonardo dos Santos, o quinteto já se apresentou em festivais como Ilhabela In Jazz, Festival de Jazz Manouche de Piracicaba e Festival BB Jazz e Blues. O grupo explora o repertório de músicas tradicionais do estilo Jazz Manouche, standards de jazz, composições próprias e choros adaptados ao swing manouche. Em 2022 lançaram o álbum ‘Jazz Cigano Quinteto & Yamandu Costa’ e em 2023 realizaram o Festival Manouche em Curitiba.

VII Caravana – Mostra de Dança Cigana

O evento tem reunido anualmente solos, duos, trios e grupos de artistas que se dedicam ao estudo das Danças Ciganas. A VII Caravana – Mostra de Dança Cigana, atração principal, encerra o evento e irá acontecer no dia 29 de setembro (domingo), a partir das 15h, na Casa Eliseu Voronkoff. As inscrições para participar já estão abertas e encerram dia 13 de setembro.

Confira o link da inscrição.

“Em cada país os ciganos estabelecem diferentes trocas e vivências e isso reflete em sua dança, por isso cada território tem suas singularidades, tornando o evento plural e único”, define Ana Paula.

Campanha de doação

O projeto prevê também uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, de higiene pessoal e fraldas, que serão repassados à Confederação Brasileira Cigana. As doações devem ser entregues na Casa Eliseu Voronkoff (Rua Julieta Vidal Ozório, 413 – Centro /Araucária).

Para coleta domiciliar e mais informações, entrar em contato para agendamento no telefone: 41 99850-6246 (WhatsApp).

 

Serviço:

‘7º Setembro Cigano’

Quando: 31 de agosto até 29 de setembro

Onde: Casa Eliseu Voronkoff (Rua Julieta Vidal Ozório, 413 – Centro /Araucária)

Quanto: Gratuito

Informações:  41 99850 6246 / 41 3031 5355

 

Acompanhe a programação nas redes sociais:

https://www.instagram.com/casaeliseu/

https://www.facebook.com/CasaEliseuVoronkoff

Editado por: Ana Carolina Caldas
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Imersão histórica

Museu Vivo da Memória Candanga oferece visitas guiadas e resgata memórias afetivas de Brasília

Apoio de vizinhos

Venezuela busca apoio do Brasil contra ameaça dos EUA, e ligação entre chanceleres tenta destravar comunicado

Corrupção

Receita não cita Nikolas, mas afirma que campanha contra fiscalização do Pix ajudou o PCC

PROFETISMO

Comissão Pastoral da Terra é homenageada na Câmara dos Deputados

Fluxo do dinheiro

Lula exalta ‘maior operação contra o crime organizado da história’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.