Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

CULTURA

Escola Municipal realiza Mostra Cultural Maria Lídia Magliani: vida e resistência

Os trabalhos desenvolvidos com as/os estudantes serão inspirados pela arte, vida e resistência da artista negra

17.set.2024 às 23h43
Porto Alegre (RS)
ana c

Nascida em 25 de janeiro de 1946, na cidade de Pelotas, Magliani veio morar em Porto Alegre, com 4 anos de idade - Foto: Reprodução site Fala feminina

Em outubro, a EMEF Governador Ildo Meneghetti, localizada no Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, realizará a Mostra Cultural Maria Lídia Magliani: vida e resistência.

Já no final do mês de agosto a escola recebeu o artista Júlio de Castro, responsável pelo acervo artístico de Maria Lídia e pelo Núcleo Magliani, no Rio de Janeiro. Júlio, amigo da artista, compartilhou com Magliani os seus últimos anos de vida e dividiu o ateliê no Rio. Na palestra, o artista trouxe detalhes sobre a produção artística e a vida de Magliani e na mesma ocasião, firmou a parceria do Núcleo com a escola.

A proposta do projeto para o corpo docente é que os trabalhos desenvolvidos com as/os estudantes sejam inspirados pela arte, vida e resistência da artista, dialogando com todas as áreas de conhecimento e servindo como ponte para conexões com outras/os artistas e linguagens culturais. Assim, a mostra se dará numa perspectiva de mit-disciplinaridade. Nas palavras do pesquisador Sérgio Farias, “a mit-disciplinaridade, sendo o conjunto das várias abordagens (multi-inter-trans), não implica, portanto, na extinção das disciplinas, mas num novo olhar sobre as mesmas”.

Sobre Lídia Magliani

A artista homenageada é uma vanguardista: mulher negra gaúcha que já nos anos 1960 questionava as imposições aos corpos femininos e as hierarquizações sociais. Lídia foi moradora do Bairro Sarandi – uma região próxima da escola, lutou contra a ditadura civil-militar e é considerada um dos maiores nomes do estado e do Brasil nas artes visuais.

Pintora, desenhista, gravadora, ilustradora, figurinista, escritora e cenógrafa brasileira, Magliani foi assim descrita por Ester Cardoso: “Uma artista para além das fronteiras. Maria Lídia Magliani não gostava de rótulos. Em plena ditadura militar, utilizava a estética neoexpressionista para refletir sobre a situação política do país e sobre a condição da mulher e do corpo feminino na sociedade machista, temática que lhe foi cara até o fim da vida. Como artista negra que frequentava vários espaços, a pelotense rompeu barreiras e foi um dos grandes nomes da cena artística do Rio Grande do Sul nos anos 1960, antes de sair do estado para morar em São Paulo, Minas Gerais e também no Rio de Janeiro.” 


Em 23 de outubro, ao longo de toda a tarde, a Mostra culmina com a exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes, além de shows, espetáculos de dança e teatro. / Divulgação

De 1 a 23 de outubro, os estudantes visitarão a exposição “Magliani – Obra Gráfica” no MACRS, localizado na Casa de Cultura Mario Quintana, que estará aberta para visitação até o dia 27/10. Na escola, diversas atividades acontecerão com a participação de convidadas e convidados para explorar os múltiplos temas relacionados às artes e à obra da artista homenageada.

Em 23 de outubro, ao longo de toda a tarde, a Mostra culmina com a exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes, além de shows, espetáculos de dança e teatro, exposição de obras de arte de artistas porto-alegrenses e a instalação de uma reprodução de uma das obras de Magliani, realizada por Júlio de Castro.

O evento é aberto à comunidade, pois, segundo a organização: "a arte, aliada à educação, é uma ferramenta que enriquece o processo transformador da cultura da nossa sociedade".

Para apoiar a realização da Mostra, os professores da escola organizaram uma rifa com sorteio de diversas obras de arte.


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

R$ 64 milhões anuais

Senado aprovou e Câmara dos Deputados poderá ter 531 parlamentares

Repressão

‘Quebram vidros, tiram à força e prendem’: ativista denuncia escalada do terror contra imigrantes nos EUA

DIA DO IMIGRANTE

‘Migrante não vem tirar o espaço de ninguém, só quer ser tratado como ser humano’, diz padre em SC

Precarização

‘Tarifa dinâmica’ da Uber cobra mais de cliente e paga menos a motorista, aponta estudo britânico

ENTREVISTA AO BDF

Governo federal foi ‘contrário à ação policial’ na favela do Moinho, diz ministro

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.