Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

RETROCESSO

Decreto de Zema retira direitos de povos tradicionais; ação facilita atuação de mineradoras, diz oposição

Defensoria Pública pediu a suspensão imediata da medida

26.set.2024 às 18h56
Belo Horizonte (MG)
Ana Carolina Vasconcelos

Foto - - Willian Dias/ALMG

A Defensoria Pública da União (DPU) pediu a revogação de um decreto publicado por Romeu Zema (Novo) no início deste mês que limitar a capacidade dos povos de participarem do processo de determinação sobre a realização de empreendimentos em seus territórios. Segundo o órgão, a medida do governo de Minas Gerais restringe direitos das comunidades tradicionais.

A ação do governador restringe a consulta livre, prévia e informada (CLPI), assegurada pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário. A norma surgiu para ser um instrumento de preservação das comunidades, que devem ser consultadas sempre que a realização de alguma obra, ação, política ou programa possa afetá-las. 

Mudanças

O decreto de Romeu Zema limita a consulta apenas para situações cujo impacto ambiental dos empreendimentos sejam significativos a ponto de exigirem a realização de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de um Relatório de Impacto Ambiental (Rima). 

Todavia, na avaliação da defensoria, projetos menores, que não exigem esses procedimentos, também podem prejudicar os povos tradicionais. 

Em nota à imprensa, o governo de Minas afirmou que o motivo da publicação do decreto é a ausência de regulamentação da CLPI no estado e no país. Porém, a Convenção 169 da OIT não precisa ser regulamentada para ser aplicada. 

A DPU ainda criticou o fato de o decreto retirar da Fundação Nacional do Índio (Funai) a responsabilidade de coordenar o processo de CLPI, transferindo-a para o empreendedor, que tem interesse na realização do projeto. Dessa forma, na avaliação da defensoria, a imparcialidade da consulta pode ser comprometida. 

Resistência 

Uma nota pública, assinada por mais de 30 organizações que atuam diretamente com as comunidades tradicionais, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e a Cáritas Brasileira, denunciou outros retrocessos provocados pelo decreto. 

A medida também condiciona a definição de territórios tradicionais ao reconhecimento do Estado, "violando, mais uma vez, o direito à autodeterminação", segundo as entidades.

Além disso, o decreto nega o direito à CLPI para povos tradicionais localizados em áreas urbanas consolidadas, favorecendo, por exemplo, a construção do Rodoanel na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o que, na avaliação dos signatários da carta, "afeta imediatamente o direito e os territórios de centenas de comunidades". 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

"Esse decreto favorece o avanço dos grandes projetos do capital que causam morte e devastação nos territórios tradicionais e comprometem as condições de vida de toda a sociedade e da biodiversidade", diz o documento. 

"Não se pode ignorar a relação do decreto com o contexto atual da política do governo Zema, que apoia o avanço da mineração predatória, que tem por alvo, em grande medida, explorar áreas de territórios tradicionais. Este decreto é para 'passar a boiada'", continua. 

As organizações também pedem pela revogação imediata da medida. 

Medida favorece a mineração

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 14 deputados do bloco Democracia e Luta, de oposição ao governador, protocolaram nesta semana um projeto de resolução para tornar o decreto sem efeito. 

"O governo do 'Novo' busca silenciar as comunidades indígenas e quilombolas e facilitar a atuação de grupos econômicos como as mineradoras, que frequentemente exploram de forma irregular os territórios tradicionais. Além disso, é mais uma tentativa de governar de maneira autoritária por meio de decretos, desrespeitando os direitos das comunidades e dos trabalhadores mineiros", manifestou o bloco. 

Andreia de Jesus (PT), presidenta da comissão de Direitos Humanos da ALMG, também avalia que a postura de Romeu Zema é monocrática e prejudicial às comunidades. 

"O que o governador fez com esse decreto é mais uma tentativa de tirar a autonomia dos povos e de colocar nas mãos das mineradoras a decisão sobre os territórios tradicionais. É gravíssimo, mas não é novidade. Em 2022, ele fez a mesma coisa", disse a parlamentar. 

No ano em questão, o governo de Minas assinou uma resolução que também limitava o direito à CLPI. Em maio de 2023, após a resistência das comunidades tradicionais, a medida foi revogada. 

Para a Andreia de Jesus, é possível arquivar novamente o decreto, com mobilização popular e das instituições. 

"Nós acionamos os órgãos responsáveis e os movimentos sociais também devem reagir a esse decreto, fazendo a máscara desse governador cair. É inadmissível o que Zema está fazendo. Vamos mostrar mais uma vez que os povos tradicionais estão organizados e que, para a defesa da vida e dos territórios, eles não estão sozinhos", enfatizou. 

Outro lado

Além de justificar o decreto com a falta de regulamentação da CLPI, o governo de Minas afirma que não existem "quaisquer impedimentos na coordenação, acompanhamento, realização ou demais procedimentos atinentes à consulta por parte da Funai ou da Fundação Cultural Palmares (FCP)". 

Editado por: Elis Almeida
Tags: comunidades tradicionaisromeu zema
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ROUBO MILIONÁRIO

Banco Central suspende três financeiras após ataque ao sistema do Pix

Desafios globais

‘Países do Sul Global são os mais afetados por mudanças climáticas’, diz diretor do BNDES em seminário do Brics

DENÚNCIA

Microsoft, Amazon e Google estão entre 48 empresas ligadas ao massacre de Gaza, diz ONU

FÉRIAS ESCOLARES

Festival de Teatro para Crianças movimenta os palcos do Recife a partir deste sábado (5); confira a programação

VISÕES POPULARES

‘Regime sionista não completará 100 anos’, avalia Breno Altman

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.