Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Próximos dias

Boulos divulgará novas denúncias contra Nunes no horário de propaganda eleitoral

Boulos disse que 'bomba' contra o emedebista é sobre a 'anatomia dos esquemas que foram feitos nos últimos três anos'

21.out.2024 às 18h07
São Paulo (SP)
Caroline Oliveira

Anúncio foi feito em sabatina à Folha de S. Paulo e ao UOL nesta segunda-feira (21) - Reprodução/Youtube

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), afirmou que irá apresentar uma denúncia contra o adversário no segundo turno, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), nas propagandas eleitorais de rádio e televisão dos próximos dias. 

Em sabatina à Folha de S. Paulo e ao UOL nesta segunda-feira (21), o candidato do Psol disse que a “bomba” contra o emedebista é sobre a “anatomia dos esquemas que foram feitos nos últimos três anos e meio com o nosso dinheiro”, conectando “vários escândalos” já publicados pela imprensa, mas com fatos novos. “Nós vamos fazer isso nos programas de televisão, com responsabilidade, baseado em fatos, provavelmente a partir de amanhã”, disse aos jornalistas. 

Como exemplo, Boulos citou o que ficou conhecido como a “máfia das creches”, que envolve o desvio de recursos públicos do atendimento de crianças de zero a três anos na cidade de São Paulo para entes privados.  

De acordo com a Polícia Federal (PL), que investiga o caso, trata-se de um "complexo esquema de desvio de valores públicos, inclusive verbas federais, que estaria sendo realizado por Organizações Sociais e Mantenedoras de Centros de Educação Infantil e creches". Nunes não chegou a ser um dos 117 indiciados pela PF, mas foi alvo de um pedido de abertura de inquérito específico. 

Boulos também disse que “um prefeito fraco” implica em um “preço” para a cidade de São Paulo, e citou a nomeação de Eduardo Olivatto para a chefia de gabinete na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo. Olivatto é ex-cunhado de Marcola, o chefe do PCC. 

“Quando você olha para o Nunes você vê que ele não é exatamente uma pessoa com ideias próprias, com força e firmeza. Parece representar um fantoche de outros interesses. Um prefeito fraco traz um preço. (…) Mais quatro anos desse ‘cara’, o risco dessa turma tomar conta por completo é muito grande”, disse Boulos. 

Além de associar Nunes ao nome do crime organizado e a escândalos de desvio de dinheiro público, Boulos também colocou o atual prefeito como um “fantoche” do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiador do emedebista. Para o candidato do Psol, o atual prefeito representaria um projeto para viabilizar a candidatura do ex-ministro de Bolsonaro à Presidência em 2026. 

“Meu adversário não é o Ricardo Nunes. O Ricardo Nunes é um fantoche. O que eu enfrento hoje é um projeto de direita e extrema direita ancorado em interesses econômicos. Esse projeto está representado pelo governador Tarcísio que quer usar a cidade de São Paulo como trampolim para viabilizar a candidatura presidencial dele em 2026. Um grupo que quer derrotar o Lula em 2026 com um bolsonarismo sem Bolsonaro”, disse Boulos.  

Caravana pelos bairros e 'carta ao povo de São Paulo'

Mais cedo, em frente à Prefeitura de São Paulo, Boulos anunciou que dormirá na casa de apoiadores até a próxima sexta-feira (25) numa tentativa de reverter votos principalmente daqueles que moram nas regiões mais afastadas do centro de São Paulo.  

De hoje para amanhã, o psolista dorme na Brasilândia, na Zona Norte da capital paulista. Depois, passará a noite na Zona Sul, no distrito do Grajaú. De quarta para quinta-feira (24), o candidato dorme na Zona Leste, em São Mateus. Na quinta, ele volta para a sua casa, no Campo Limpo, na Zona Sul, para se preparar para o debate da TV Globo no dia seguinte. 

A assessoria de imprensa do candidato à Prefeitura de São Paulo não detalhou de quem são as casas onde Boulos irá dormir, mas disse apenas que são de apoiadores que toparam recebê-lo.  

Além das estadias fora de casa, Boulos anunciou uma “carta ao povo de São Paulo”, na manhã desta segunda-feira (21). A estratégia é a mesma utilizada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2002, quando o então candidato se comprometeu a preservar o câmbio flutuante e as metas fiscal e de inflação, com o objetivo de passar uma imagem de moderado ao empresariado brasileiro. 

Agora, Boulos garante que, se eleito, seu governo será de “diálogo e construção conjunta” a fim de mudar a imagem que foi construída sobre o candidato de “invasor” e “agressivo”. Em outro trecho, o candidato faz um mea culpa e disse reconhecer que a esquerda se distanciou das próprias bases ao deixar de se comunicar com os mais pobres e a classe trabalhadora, que foram conquistados em parte por nomes da direita, como Pablo Marçal (PRTB) e Jair Bolsonaro (PL). 

Editado por: Nathallia Fonseca

Veja mais

Interesse social

Psol vai à Justiça contra Nunes para expor fraudes em moradias populares de São Paulo

Concurso

Inscrições para vagas temporárias do IBGE terminam nesta quarta (10)

LITERATURA

Festa Literária das Periferias estreia no Recife com Jessé Souza, Carla Akotirene e Itamar Vieira Jr em programação gratuita; confira

DEMOCRACIA EM DEBATE

Porto Alegre realiza 7ª Conferência Municipal de Direitos Humanos com foco em igualdade, justiça social e climática

trama golpista

Dino vota pela condenação de Bolsonaro e diz que crimes não podem ser anistiados

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.