Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

CULTURA

Documentário ‘Kunhã Karaí e as Narrativas da Terra’ tem sessão especial de exibição na UFRGS

Exibição gratuita será nesta terça-feira (22), às 18h30, no auditório do IPSSCH, seguida de bate-papo com a diretora

21.out.2024 às 20h56
Porto Alegre (RS)
ana c

A exibição acontece em 22 de outubro, às 18h30, no auditório do IPSSCH, e será seguida de bate-papo com a diretora Paola Mallmann. - Foto: Pedro Clezar

O projeto de extensão Biblioteca Viva do Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana (IPSSCH) da UFRGS realiza uma sessão especial do documentário "Kunhã Karaí e as Narrativas da Terra" nesta terça-feira (22), às 18h30. A produção narra a história de vida e o movimento social de mulheres indígenas brasileiras, acompanhando os caminhos de luta e de cura que se entrecruzam no processo de se tornarem lideranças.

O protagonismo feminino indígena, na atuação coletiva em defesa dos direitos originários, perpassa o debate sobre mudanças climáticas e proteção dos biomas, elementos que apontam caminhos de reconhecimento da história indígena contemporânea brasileira como porta-voz da Terra.

A sessão tem entrada franca, e o auditório do Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana fica na Rua Ramiro Barcelos, 2.600, térreo – Campus Saúde.

A obra foi produzida entre 2019, tendo suas primeiras filmagens no encontro de Kunhãs Karaí na aldeia Som dos Pássaros em Maquiné (RS), e concluído no início de 2023. Inicialmente foi filmado de forma independente, mas depois obteve uma seleção no edital Audiovisual Gera Futuro, do MinC, através da Linha de Produção Cinema e TV com produção associada da Opará Cultural e Panda Filmes, que permitiu a produção, rodada em 6 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Conversamos com Paola Mallman, diretora do filme. Confira:

Brasil de Fato – Como surgiu a ideia de fazer este filme?

Paola Mallman – A vontade de fazer esse filme foi sendo gestada após a conclusão do meu primeiro curta-metragem, realizado em paralelo com minha pesquisa de mestrado, em três aldeias da região metropolitana de Porto Alegre, chamado "Nhemonggueta".

Esse processo foi muito intenso, de muito envolvimento e aproximação, acompanhando o movimento indígena inicialmente com os povos da nossa Região Sul, em especial os guaranis, onde conheci algumas mulheres referências, como líderes comunitárias inspiradoras.

Mulheres, mães e avós consideradas como sábias, detentoras de saberes e práticas da cultura tradicional indígena, envolvendo desde o resguardo de sementes, do próprio pensamento guarani e sua cosmovisão e os aconselhamentos em questões relacionadas à medicina tradicional e à espiritualidade.

Essas Kunhãs Karaí e algumas experiências que tive, nutriram o começo da ideia. Somado a isso, um estágio no Acre, na Amazônia ocidental, onde conheci outras lideranças com perfil semelhante, mas de outras etnias, expandiram minha visão sobre a relevância do tema de tratar sobre a memória destas sábias.

Na época, entre 2018 e 2019, o Brasil vivia uma grande tensão, os retrocessos políticos e culturais, que marcaram o começo do filme, período em que as mulheres indígenas começaram a ter cada vez mais visibilidade e protagonizarem as primeiras Marchas das Mulheres Indígenas em Brasília, liderando pautas como o debate sobre mudanças climáticas e o “Marco Temporal”.

Tudo isso acontecendo somado à pandemia, vinculando a luta pela terra enquanto direto originário, à força da ancestralidade à busca de uma saúde social. Essa foi um pouco da origem da ideia, mas é fruto de caminhadas e buscas profundas sobre identidade, raízes, e o reconhecimento da alteridade.


"O filme fala muito sobre processos de cura vinculados à consciência da pauta de proteção aos biomas e da defesa dos direitos originários à Terra, como uma causa coletiva", diz Paola Malmann / Foto: Pedro Clezar

Qual a importância de contar as narrativas da terra?

O filme fala muito sobre processos de cura vinculados à consciência da pauta de proteção aos biomas e da defesa dos direitos originários à Terra, como uma causa coletiva, de justiça social e caminho de futuro. Retoma questões vinculadas às raízes da cultura brasileira no que tange a população indígena e sua memória que ficou ofuscada pela narrativa dos colonizadores.

Também promove a aproximação entre mulheres indígenas e não indígenas e, além disso, tem o genuíno desejo de ser uma contribuição sensível para fortalecer boas lutas e levar ao mundo a voz da Terra, ressoando através destes corpos que a tem tão fortemente como Mãe e estabelecem uma relação de respeito com a biodiversidade.

O filme está tendo uma distribuição completamente independente. Isso significa que as oportunidades de exibição, conversa e debate são sempre valiosas, ainda mais neste momento em que nossa cidade, assim como outras, estão prestes a viver mais um turno de eleições. 

Confira as próximas datas de exibição:

Dia 22/10, às 18h30, no Instituto de Psicologia da UFRGS.

Dia 09/11 na Cinemateca Paulo Amorim, dentro da Programação da Virada Sustentável. (Horário ainda a definir). 

O documentário é um longa-metragem de 105 minutos, com classificação indicativa de 14 anos. Mais informações no perfil do instagram da obra.


Editado por: Vivian Virissimo
Tags: porto alegre
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

anti-imperialismo

Cuba reafirma disposição ao diálogo com EUA, mas critica hostilidade crescente

ARTIGO DE OPINIÃO

Os desafios da esquerda diante da  ‘extrema direita soft’

DIÁLOGO

Kremlin reafirma vontade de retomar negociações com Ucrânia ‘sem pré-condições’

POR CESSAR-FOGO

Hamas liberta prisioneiro às vésperas de giro de Trump pelo Oriente Médio, que não inclui Israel

BOLETIM FOCUS

Bancos projetam que Copom não eleve mais taxa Selic em 2025

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.