Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

MÚSICA

Do samba à Folia de Reis, festival em São João del-Rei (MG) promove intercâmbio de cavaquinho

O evento, que acontece de 31 de outubro a 2 de novembro, estimula trocas práticas e o resgate histórico do instrumento

29.out.2024 às 12h30
São João del Rei (MG)
Rafaella Dotta e Samuel Rabay

A edição de 2023 do festiva foi realizada no Rio de Janeiro - Beatriz Gimenes / Divulgação @memoriadocavaquinhobrasileiro

Os olhares de músicos e interessados no cavaquinho voltam-se para São João del-Rei, município de Minas Gerais, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Acontece na cidade o festival “Memória do Cavaquinho Brasileiro”, com oficinas, shows e saraus gratuitos sobre o instrumento. 

O evento está em sua quinta edição, sendo três delas realizadas no Rio de Janeiro. Essa, que será a segunda edição em terras são-joanenses, coloca em cena os diferentes “sotaques” do cavaquinho, como comenta Pablo Araújo, cavaquinista e organizador do festival.

“O cavaquinho, aqui em Minas, tem uma diversidade e riqueza muito grandes. Além de habitar gêneros clássicos como o choro, o samba e o pagode, onde ele é mais tradicional, ele habita também o forró, o calango mineiro e a Folia de Reis”, explica.

O que faz com que, na avaliação do artista, o cavaquinho seja um instrumento diverso na forma de tocar e na forma como é construído. 

“Determinado luthier faz de um jeito, outro de outro jeito. Isso traz um universo inteiro para a gente descobrir, pesquisar e registrar”, reforça.

O festival é, para Pablo, um espaço que reivindica o reconhecimento e o lugar do cavaquinho também como tema de estudo, além de criar um ambiente rico para trocas de experiências com alguns dos nomes mais importantes do país.

O motivo parece promissor para São João del-Rei, que tem uma cena musical rica. A cidade possui graduação e pós-graduação em música na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), um conservatório, duas orquestras centenárias e muitas manifestações populares, como congados e Folias de Reis.

Cavaquinho começa a povoar a universidade

A entrada do cavaquinho no ambiente acadêmico e a criação do festival estão intimamente ligados, uma vez que o idealizador do evento, Pedro Cantalice, foi o primeiro bacharel em cavaquinho do país, em 2018, graduado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a primeira universidade do mundo a criar um curso para esse instrumento.

A UFRJ oferta duas vagas por ano para formação em cavaquinho e que nem sempre são preenchidas, conta Pedro. Questões burocráticas do ambiente universitário contrastam com a natureza popular do cavaquinho, na opinião de Cantalice, resultando em poucos músicos que se dediquem a estudar seu instrumento de forma acadêmica.

“Os registros que temos dos cavaquinistas são gravações e vídeos, porque muitos se dedicaram só a tocar. Até 30 anos atrás, quase não tínhamos pesquisas sobre o instrumento. No entanto, hoje, já vemos estudos sobre a história e a prática. Seguimos com aqueles que se dedicam mais à parte artística, e, em paralelo, surge um perfil diferente: os músicos que a combinam com a pesquisa e com a escrita”, considera Pedro.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Na avaliação do músico, o processo gradual é esperado. O Brasil tem uma história de mais de 100 anos de cavaquinho, desenvolvendo uma escola nova, chamada Cavaquinho Brasileiro. O instrumento, que veio da Europa, se transformou tanto na forma de tocar quanto na sua forma de construção.

“Se olharmos o cavaquinho de Portugal, por exemplo, encontramos o braguinha, da Ilha da Madeira, que tem a mesma afinação do nosso, mas a forma de tocar é diferente. Se olharmos o cavaquinho minhoto, o formato é parecido, o nome é o mesmo, mas a forma de tocar também é diferente”, exemplifica.

“Talvez por isso, só agora, estejam surgindo pesquisas, baseadas no que foi construído nos últimos 100 anos”, observa.

‘Fazer a história aumentar’

Dentro desse novo perfil de cavaquinistas brasileiros, Pedro Cantalice observa a maior presença de mulheres, em um universo que era preponderantemente masculino. Uma das convidadas do festival, a cavaquinista e professora Bruna Takeuti, de Indaiatuba (SP), relata que seu trabalho tem repercutido muito nesse sentido.

“Nas aulas que dei este ano, as primeiras turmas foram só de mulheres. Engraçado, né? Tem alguma coisa aí”, repara. 

“Em outro momento, uma aluna muito querida comentou que me via tocando e se identificou, porque ela também é descendente de japoneses e queria fazer cavaquinho, então, veio fazer aula comigo”, continua. 

O choro brasileiro teve grandes nomes de musicistas, como Chiquinha Gonzaga e Tia Amélia (Amélia Brandão Nery), ambas pianistas e compositoras. Bruna Takeuti relembra ainda sua referência em Luciana Rabello, uma cavaquinista nordestina, moradora do Rio de Janeiro.

“Ser mulher é fazer essa história acontecer e aumentar”, argumenta. 

“Carregando as experiências passadas e fazendo esses encontros, a gente escreve mais um pouco da história. A gente mantém o cavaquinho vivo e une as memórias que estão espalhadas por aí. Isso é muito importante”, finaliza Bruna.

Programação

Na programação do festival “Memória do Cavaquinho”, duas mulheres participam dos saraus: Cissa do Cavaco e Bruna Takeuti, além de outros nomes importantes do cavaquinho brasileiro. A entrada é gratuita.

Quinta-feira (31 de outubro)

19h Abertura – Sarau com Cissa do Cavaco e Leo Matheus, no Solar da Baronesa

Sexta-feira (1º de novembro)

14h – Oficina da Música Universal com Raphael dos Santos, no Solar da Baronesa

20h – Show com Henrique Cazes, no Teatro Municipal

Sábado (2 de novembro)

15h – Oficina de Choro com Carlos Chaves, no Adro+ Centro Cultural

17h30 – Sarau com Bruna Takeuti e Betinho Melodia, no Adro+ Centro Cultural

Saiba mais informações no perfil do Instagram do festival ou pelo site www.memoriadocavaquinho.com.br.

 

 

 

 

Editado por: Ana Carolina Vasconcelos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Feira do MST

Tudo o que você precisa saber sobre a 5ª Feira da Reforma Agrária que começa nesta quinta (8) em SP

INTERNACIONALISMO

Músico gaúcho integra missão da Flotilha da Liberdade de ajuda humanitária a Gaza

CONCLAVE

Papa Francisco não estava entre favoritos, relembra professor: ‘O imponderável ocorre’

PERDÃO A GOLPISTAS

Três dias após alta, Bolsonaro participa de ato esvaziado em Brasília e pede anistia

RESPIRO DEMOCRÁTICO

Após anos de desmonte, Lula retomou políticas e abriu diálogo com PCDs, avalia ativista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.