Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

Agroecologia

Agronegócio protagoniza campanha cultural contra a reforma agrária, diz pesquisadora

Ana Chã diz que música, novelas e campanhas publicitárias aliviam pressão popular contra latifundiários

06.dez.2024 às 20h23
Curitiba (PR)
Vinicius Konchinski

A Jornada de Agroecologia teve início nesta quinta (5) em Curitiba e vai até domingo - Leandro Taques/Jornada de Agroecologia

"Agro é tech, agro é pop, agro é tudo". Essa campanha publicitária do Grupo Globo de Comunicação é hoje conhecida por quase toda a população brasileira. Segundo a pesquisadora Ana Chã, ela faz parte de um esforço concentrado do agronegócio para reduzir a pressão social contra seu modo de produção, apesar das evidências científicas que ligam o setor ao aquecimento global e outros problemas econômicos e sociais no Brasil.

Chã participou nesta sexta-feira (6) de uma conferência realizada durante a Jornada de Agroecologia. O evento, que acontece no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR) vai até domingo (8).

Em sua conferência, Chã apontou que, há cerca de 20 anos, o agronegócio entendeu que precisaria disputar a opinião da população para continuar recebendo o apoio político e econômico que recebe hoje. O setor é um dos mais beneficiados por isenções fiscais, por exemplo.

Para fazer essa disputa, o setor agiu profissional e estrategicamente na publicidade, na música e na cultura como um todo em seu favor. A campanha "agro é pop" é prova disso, mas não é um caso isolado, disse Chã.

"O gênero sertanejo, que cantava a vida no campo, virou o agronejo, que agora defende o agronegócio", afirmou ela. "As novelas mostram todo dia plantações de soja, colheitadeiras, um latifundiário que agora é tecnológico e poderoso."

De acordo com Chã, o agro também já organizou grupos para monitorar a produção de material didático contra menções negativas do setor. Hoje, inclusive, financia pesquisas científicas enviesadas para defendê-lo. 

Para ela, tamanha campanha tem dado resultado e reduzido a pressão sobre a reforma agrária no Brasil. "Parece até que o agro conseguiu resolver tudo e a redistribuição da terra não é mais necessária", alertou a pesquisadora.

Ela, no entanto, reforçou que a mudança no setor agropecuário brasileiro é urgente. 

Essa urgência, aliás, foi reforçada pelo sociólogo Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP, que também participou da conferência. "Por trás dessa crise climática está a mercantilização da natureza", apontou Chavoso.

Ele disse que o ser humano manteve uma relação equilibrada com o meio ambiente durante quase toda sua história. A busca pela maximização da produção a todo custo foi o que levou a humanidade à atual encruzilhada climática.

Torres reforçou que uma ação coordenada do agronegócio tenta reduzir a importância dessa discussão para um futuro sustentável. Ele lembrou que, há séculos, o setor concentra o poder econômico e político no Brasil. Hoje, usa esse poder a seu favor também na mídia.

"As famílias donas das redes de televisão também são do agronegócio. Há toda uma indústria cultural e musical ligada ao agro", disse Chavoso. "Querem nos convencer de que eles produzem comida. Mas quem produz é agricultura familiar."

Outra participante da conferência, a professora da UFPR Maria Isabel Limongi, disse que a resistência a essa campanha do agro precisa ser feita com informações e mobilização política.

Limongi destacou que o mundo vive hoje desastres em cascata também por conta do modo de produção agrícola no Brasil. Muitas pessoas se negam a ver tal realidade ou optam por não agir. Isso, contudo, não trará solução. A mobilização é a única solução viável.

"Precisamos agir ou agir. E agir dentro da política", afirmou ele. "Fora da política, não há solução."

Editado por: Thalita Pires
Tags: agronegóciojornada de agroecologia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

TRAMA GOLPISTA

Ramagem nega monitoramento ilegal de ministros do STF pela Abin

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Encontros abertos debatem melhorias na rede de assistência social do Recife

GERAÇÃO DE RENDA

12ª Feira de Economia Popular Solidária destaca o protagonismo de mulheres negras em Porto Alegre

DEPORTADOS

Governo de Israel confirma que barco com Greta e Thiago Ávila foi levado até o porto de Ashdod

Antirracismo

Pensadora estadunidense Ruth Gilmore lança livro no Brasil e avisa: ‘Abolição é processo contínuo’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.