Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

R$ 5

Prefeitura de São Paulo não explica aumento da tarifa do ônibus ao TJ-SP e MPL convoca manifestação

Na capital paulista, ato contra o maior aumento na passagem do ônibus dos últimos 10 anos acontece dia 9 de janeiro

31.dez.2024 às 16h03
São Paulo (SP)
Gabriela Moncau

A partir de 6 de janeiro, a passagem de ônibus na capital paulista deve subir de R$4,40 para R$5 - Fernando Frazão / Agência Brasil

Depois de descumprir a promessa de campanha em que disse que não ia alterar a tarifa do ônibus em São Paulo, a prefeitura de Ricardo Nunes (MDB) não apresentou ao Tribunal de Justiça (TJ-SP) o estudo que embasa o aumento. O prazo dado pela Justiça para receber as explicações da mudança de R$4,40 para R$5 na passagem venceu nesta segunda-feira (30).  

Enquanto isso, o Movimento Passe Livre (MPL) já convocou um ato contra a tarifa para 9 de janeiro, três dias depois que o novo valor deve entrar em vigor. A manifestação está marcada para uma quinta-feira às 17h na frente da prefeitura.  

“Em uma tacada bastante desonesta às vésperas das festas de fim de ano e após fazer campanha sobre tarifa zero, o prefeito Ricardo Nunes anuncia que vai aumentar em R$0,60 a passagem. Logo após a eleição. O que mostra como seu projeto é, na verdade, inimigo do povo”, avalia Janaína*, militante do MPL de São Paulo.  

O aumento em 13,6% da taxa cobrada para passar pela catraca do ônibus é o maior feito na capital paulista nos últimos 10 anos. Ao Brasil de Fato, a gestão Nunes informou que foi notificada sobre a determinação judicial para que a prefeitura justifique o aumento apenas na tarde da segunda-feira (30). Em nota, disse que a Procuradoria Geral do Município “estuda as medidas cabíveis”. 

A determinação do juiz Bruno Luiz Cassiolato para que a administração municipal dê esclarecimentos sobre o estudo técnico que embasou o reajuste acatou uma ação popular movida por parlamentares do Psol.  

O vereador Celso Giannazi, o deputado estadual Carlos Giannazi e a deputada federal Luciene Cavalcante acusam Nunes de promover estelionato eleitoral por fazer promessa falsa de campanha e também de não divulgar a reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, onde o aumento foi definido.  

Em nota enviada ao Brasil de Fato, a Procuradoria Geral do Município de São Paulo afirma que, apesar de a decisão que pede explicações sobre o aumento da passagem ter sido publicada na tarde do sábado (28), o município foi oficialmente notificado no início da tarde do dia 30, permitindo assim um prazo de mais 48 horas para apresentar o estudo. 

'É um projeto de miséria'

 “Toda vez que a tarifa aumenta, mais e mais pessoas são excluídas do direito básico de circular pela cidade. Do direito de ter acesso à saúde, por exemplo para pegar o busão e ir na UBS [Unidade Básica de Saúde]. O direito a ter acesso a lazer, visitar laços afetivos, espaços de cultura e por aí vai”, ilustra Janaína. 

A prefeitura de Ricardo Nunes afirma que o aumento tarifário está abaixo da inflação acumulada desde o último reajuste feito em 2020, em torno de 32%. “Caso a tarifa considerasse a recomposição da inflação, passaria dos R$ 4,40 para no mínimo R$ 5,84”, diz a administração municipal. 

Já o MPL-SP argumenta que a subida do preço vai na contramão do avanço do debate sobre o direito à cidade e de um cenário no país onde 118 municípios têm algum tipo de tarifa zero.  

“Este é um projeto de miséria. Mesmo. Onde as pessoas precisam escolher se elas comem ou pegam transporte. Fazendo uma conta muito básica: uma viagem sem integração na cidade de São Paulo vai custar R$10 ida e volta. É o valor de 1 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 litro de óleo. Então a gente está falando de um projeto de precarização da vida das pessoas”, ressalta Janaína. 

Para a ativista do MPL-SP, é importante a cobrança feita pelo TJ-SP, instituições e partidos, “mas é também importante que a gente esteja nas ruas”.  

Em São Paulo, o aumento da tarifa do ônibus na capital e em cidades da região metropolitana vem junto com o anúncio pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) da subida da passagem de trens e metrô de R$5 para R$5,20, além do reajuste das linhas de ônibus intermunicipais.   

“A gente costuma dizer nas ruas que só a luta muda a vida e que é preciso lutar por uma vida sem catracas. Sejam as catracas dos busões, dos trens, dos metrôs, ou as catracas simbólicas, que vão impedindo a gente de acessar os nossos direitos, desejos e de ter uma vida mais digna”, conclui Janaína. 

*Nome alterado para a preservação da fonte.  

 

Editado por: Nathallia Fonseca
Tags: MPL
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARTIGO

O financiamento da transição ecológica

ARTIGO

Remoções, demolições e resíduos abrindo os caminhos para a COP30

QUESTÃO SANITÁRIA

Gripe aviária: veja as respostas para as principais dúvidas sobre a doença

Debate

Esquerda erra ao aderir à noção de identitarismo criada pela direita, dizem pesquisadores

Cultura

O documentário perdido

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.