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Início Política

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Vereadora Vanda de Assis apresentou projetos ‘Não venda minha educação’

Sindicatos da categoria já se encontraram com secretário Jean Pierre

31.jan.2025 às 20h20
Curitiba (PR)
Manoel Ramires

Projeto de lei de Vanda de Assis passa a ser analisado a partir de fevereiro. - Fotos: Carlos Costa/CMC

O avanço estadual do programa Parceiros da Escola, mesmo com questionamentos legais, acendeu o sinal de alerta vermelho. Ainda mais quando um dos idealizadores deste modelo se tornou secretário de educação de Curitiba. Diante da possibilidade, a vereadora Vanda de Assis (PT) apresentou três projetos de lei que impedem a terceirização, a privatização e a militarização de escolas da rede municipal de ensino. O PL passa a ser analisado a partir desta segunda-feira (3) com o retorno das sessões e comissões da Câmara Municipal.

A primeira proposta foi protocolada em 9 de janeiro e vai começar a ser avaliada pelo legislativo municipal. Ela trata da terceirização, definindo que “fica proibida a terceirização da administração geral e ensino das unidades escolares da rede pública municipal e ficam vedadas atribuições pedagógicas ou de cuidado com os alunos a profissionais terceirizados”. 

O projeto de lei surgiu em um momento em que o Governo do Paraná ignorava a votação em escolas sobre a adesão ao Parceiros da Escola ou conseguia derrubar liminares no Tribunal de Justiça do Paraná e no Tribunal de Contas.

Para a vereadora, a terceirização dessas atividades contraria os princípios estabelecidos na Lei Orgânica, podendo acarretar prejuízos à continuidade pedagógica, à qualidade do ensino e ao vínculo entre a comunidade escolar e a gestão educacional. A administração e o ensino são pilares fundamentais para o desenvolvimento educacional dos alunos.

 

Projeto veta a terceirização da administração de escolas como ocorre no estado. Imagem: reprodução  

"Em tempos de ataques aos direitos básicos, precisamos garantir o ensino público e integral para todas e todos.É importante que a educação e o futuro de Curitiba não sejam vendidos. Por isso, protocolei um projeto que trata da proibição da privatização do ensino em Curitiba, que foi promessa do Prefeito Eduardo Pimentel. Vamos juntas e juntos nessa luta!”, comenta Vanda de Assis.

Além deste projeto, Vanda protocolou outros dois projetos no mesmo sentido. Um proíbe a privatização da educação municipal e outro inibe a possibilidade de militarização das escolas. A ideia é impedir qualquer possibilidade de que o ensino público seja desvirtuado, comenta a vereadora.

Pimentel se comprometeu a não terceirizar

Na cerimônia de diplomação promovida pelo TRE-PR, em 19 de dezembro de 2024, o prefeito Eduardo Pimentel disse à reportagem do Brasil de Fato que não tinha interesse em privatizar ou terceirizar a educação municipal. Foi uma resposta à pergunta sobre a indicação de Jean Pierre Neto,  um dos idealizadores do programa Parceiros da Escola, para assumir a Secretaria Municipal de Educação. Pimentel admitiu apenas comprar vagas em creches privadas. 

“Não há essa perspectiva de que a gente faça o ‘Parceiros da Escola’ em Curitiba. Quero fortalecer o Vale Creche, o ensino integral e buscar melhorar o Ideb, sendo o melhor entre as capitais”, projetou o prefeito.

Prefeito assumiu compromisso de não terceirizar gestão de escolas. Foto: Manoel Ramires

Educação se reúne com secretário

A terceirização do ensino é um tema que está sendo tratado tanto pelo Sismmac, que representa o magistério municipal, quanto pelo Sismuc, que representa a educação infantil.

Na conversa com Jean Pierre, além de defender as pautas da categoria, o Sismmac se colocou em defesa da escola pública e contra os processos de privatização e plataformizaçao da Educação. “Nós apresentamos nossas demandas e desafios e solicitamos participação na construção da educação”, disse Diana Abreu, coordenadora-geral do Sismmac.

Já o Sismuc reforçou suas demandas, enfatizando a necessidade de eleição de diretores de cmeis. Segundo a entidade, o secretário sinalizou positivamente sobre o tema. “Gosto muito deste tema. O diretor faz muita diferença, para o bom e o ruim. Precisamos ter critérios definidos, com eleições democráticas e participação da comunidade. O gestor se qualifica, faz o curso, mas não faz o que deve fazer”, declarou ao sindicato.

Editado por: Mayala Fernandes
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