Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

MOVIMENTO SEM TERRA

Festa celebra conquista de assentamento do MST no Paraná e cobra avanços na Reforma Agrária

Evento em Cascavel marcou 26 anos de luta e reforçou a urgência de políticas para assentar famílias acampadas no Brasil

10.fev.2025 às 21h18
Curitiba (PR)
Redação

Marcha marcou a abertura da festa e relembrou vigília para resistir a ameaça de despejos. - Foto: Leandro Taques

Mais de mil pessoas participaram, neste sábado (8), da festa pela conquista do assentamento Resistência Camponesa, em Cascavel, oeste do Paraná. O evento celebrou a vitória de 71 famílias que, após 26 anos de luta, conquistaram a regularização da terra. A cidade tem um significado histórico para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pois foi ali que, há 41 anos, ocorreu seu encontro de fundação.

A comemoração contou com um almoço partilhado, feira de produtos da Reforma Agrária e um baile popular.
 "Essa luta é uma conquista, da ajuda dos companheiros que se somaram, do nosso Movimento sempre ativo nas orientações pra que a gente pudesse chegar nessa conquista", afirmou Serlei da Silva Lima, produtora de alimentos agroecológicos uma das coordenadoras da comunidade.

Além da celebração, o evento foi marcado por cobranças ao governo federal para acelerar a Reforma Agrária. Atualmente, mais de 60 mil famílias vivem acampadas no Brasil, sendo 7 mil apenas no Paraná. "Não temos mais tempo para esperar. Há áreas ocupadas há 20, 30, 40 anos que precisam ser regularizadas", disse José Damasceno, dirigente do MST. "Nossas conquistas têm nome e sobrenome: fruto de uma luta popular do povo, companheiros das organizações populares, sindicais, igrejas progressistas. Tudo isso é cravado pela resistência popular", acrescentou.

João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, destacou a crise ambiental e os desafios do agronegócio. "A luta de classes mudou. Não disputamos mais hectares com a burguesia, mas o futuro da sociedade. Nossa meta é produzir alimentos, plantar árvores e defender a natureza", afirmou. A deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou a necessidade de priorizar a Agricultura Familiar no orçamento público: "Precisamos redirecionar o crédito para feijão, arroz e comida, e não só para a soja".


Comunidade reunida no barracão do assentamento. / Foto: Thiarles França

O prefeito de Cascavel, Renato Silva, também esteve presente e garantiu apoio ao assentamento. "Precisamos continuar lutando pelo bem comum e ajudando quem mais precisa", declarou.

História de resistência

A trajetória da comunidade é marcada por desafios. Em 2019, uma ordem de reintegração de posse ameaçou despejar 212 famílias de três acampamentos da região. Como resposta, o MST organizou a Vigília Resistência Camponesa, que durou 83 dias às margens da BR-277. O protesto só foi interrompido pela pandemia, período em que os acampados se uniram às ações de solidariedade do MST para distribuir alimentos a famílias urbanas em situação de vulnerabilidade.

Para relembrar esse capítulo, a festa começou no mesmo local da vigília. Após uma mística em memória da resistência, os participantes marcharam até o centro da comunidade, entoando palavras de ordem e canções. "Esse espaço simboliza nossa luta. Aqui aprendemos que, quando lutamos, dá certo", disse Adair Gonçalves, coordenador da comunidade.

Comunidade consolidada

Ao longo dos anos, a organização coletiva garantiu infraestrutura e melhoria na qualidade de vida das famílias. A comunidade construiu um barracão, igrejas, campo de futebol e estabeleceu uma produção agrícola baseada em alimentos sem veneno e agroflorestas. Além disso, conquistou uma agroindústria para comercializar mandioca, fornecida a escolas públicas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A festa também arrecadou alimentos para os Avá-Guarani de Guaíra (PR), que enfrentam constantes ameaças de fazendeiros da região. "Esse território do Paraná traz a herança de uma história de povo guerreiro, que começou lá com os Guarani, passando por diversas outras lutas", lembrou Stedile, destacando a importância da solidariedade com os povos indígenas.

O evento reuniu lideranças do MST, representantes do Incra, do governo estadual, parlamentares e integrantes de movimentos sociais e religiosos.

Editado por: Mayala Fernandes
Tags: mst
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Disputa

Em meio a queda de braço com governo, Câmara aprova urgência de projeto que derruba mudanças no IOF

SEGURANÇA

Prefeitos e outros políticos brasileiros em visita a Israel ignoraram orientação do Ministério das Relações Exteriores

Tensão global

Conflito entre Irã e Israel muda pauta do G7 e pressiona mercados; Lula deve fazer apelo por trégua

Tel Aviv

‘Netanyahu busca sobrevivência política atacando o Irã’, afirma deputado israelense

Participação Popular

Termina nesta segunda (16) o prazo para convocação das Conferências Municipais das Cidades no RS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.