Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

violência

Ataque a delegacia no RJ expõe falência da política de segurança pública, avaliam parlamentares

Após ataque a tiros na 60ºDP, políticos cobram 'mais inteligência e menos bravatas' de Claudio Castro (PL)

18.fev.2025 às 20h01
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

delegacia Caxias - Reprodução

No último domingo (15), criminosos fortemente armados atacaram a tiros de fuzil a 60º Delegacia de Polícia (DP) no bairro de Campos Elísios, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação "ousada", como classificou o governador Claudio Castro (PL), foi uma tentativa de resgatar traficantes que já haviam sido transferidos no momento do ataque.

Ao menos dez criminosos cercaram a DP e abriram fogo. Dois policiais que estavam de plantão reagiram e, mesmo baleados, conseguiram impedir a invasão. A Polícia Civil teve que interditar o prédio devido à destruição. Castro chamou atenção por não se solidarizar com os servidores que viveram momentos de terror. 

Em sua primeira manifestação sobre o caso, o governador se referiu à "turminha dos direitos humanos" para dizer que "não encham o meu saco, porque a resposta será dura e na mesma proporção, só que com efetividade e dentro da lei". Imediatamente, parlamentares do Rio foram às redes sociais contra a postura de Castro.

A deputada estadual Renata Souza (Psol) afirmou que o governante, na verdade, tenta desviar da responsabilidade das políticas de segurança pública. E que o ataque foi consequência da falta de "estratégia, articulação e de um plano estruturado a partir de evidências".

"Uma política de segurança pública efetiva deve se basear mais em inteligência e menos em bravatas. A narrativa contra a 'turminha dos direitos humanos' é uma tentativa de deslocar a sua responsabilidade como condutor da política de segurança pública e das forças policiais. O ataque à 'turminha dos direitos humanos' demonstra uma profunda insensibilidade e falta de sabedoria no entender que a segurança pública começa efetivamente na promoção e na garantia de direitos", escreveu Souza.

Incompetência

Elika Takimoto (PT), deputada estadual, ironizou que "a culpa é do governador e ele a põe em quem ele quiser. Já falou que era do prefeito, do STF e, agora, dos direitos humanos", escreveu. Para o deputado estadual Carlos Minc (PSB) o caso expõe a "falência total da segurança do Rio". 

"Desprezam a perícia, desprezam a investigação, desprezam até programas comunitários e de geração de empregos nas próprias favelas. Acham que tudo se resolve com tiro, porrada e bomba, e, na verdade, quem tá dando tiro, porrada e bomba neles são os bandidos. Será que vão culpar também a ADPF [das Favelas] por essa falência total da Segurança Pública do Rio?", questionou Minc.

Por fim, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) afirmou que nesta quinta (20) a bancada do Rio terá uma audiência com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre a segurança do estado. "A política de segurança pública do governador bolsonarista Claudio Castro é uma tragédia que só leva terror à população. O Rio não aguenta mais tanta incompetência e violência. Nossa solidariedade aos policiais e suas famílias", concluiu Jandira.

Editado por: Clívia Mesquita
Tags: riodejaneiroviolência

Veja mais

GABINETE DO ÓDIO?

Livre de denúncia, Dani Portela diz que ataques sofridos são reflexo de aliança de Raquel Lyra com o bolsonarismo

Histórico

Pela primeira vez, militares são condenados por tentativa de golpe de Estado no país; Bolsonaro pega 27 anos de prisão

Melhorou

Aprovação de Lula sobe cinco pontos e passa para 30% entre os que avaliam gestão como ótima, aponta pesquisa Ipsos-Ipec

perseguição

‘Objetivo do ato era chamar atenção do governo federal’, diz advogado do Moinho detido após protesto em SP

Política e História

Livro defende herança de Mao Tsé-Tung na construção da China como potência

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Rússia
    • Sahel
    • Cuba
    • EUA
    • China
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.