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sauna de aula

Calorão no Rio: falta de planejamento do governo Castro reduz aulas de estudantes em 200 escolas

Sindicato dos professores abriu canal para recolher denúncias de escolas sem climatização

19.fev.2025 às 13h49
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Os depósitos serão feitos após o Tribunal de Contas da União (TCU) desbloquear, no dia 12 - Sandra Barros/Seeduc-RJ

Alunos e professores estão sentindo os efeitos do calor extremo nas salas de aula de todo país neste início de ano letivo. No Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Educação (Seeduc), das 1.234 escolas estaduais, 200 estão sem ar-condicionado. No caso das escolas sem climatização, o governo Cláudio Castro (PL) autorizou às pressas a redução da carga horária no mês de fevereiro para atenuar a crise.

A nova diretriz foi enviada na semana com recorde de temperatura e a cidade entrou no nível 4 de calor, quando as temperaturas atingem de 40°C a 44°C. Entre as orientações, a Seeduc recomenda consumo de líquidos, preparo de alimentos mais leves para a merenda escolar e evitar atividades ao ar livre.

Para o deputado estadual Flavio Serafini (Psol), da Comissão de Educação da Alerj, a medida é importante para preservar a saúde de estudantes e educadores neste momento de calor extremo, mas não resolve o problema. Ao Brasil de Fato, o parlamentar afirmou que o governo precisa se planejar agora, ou os alunos vão sofrer as mesmas consequências no próximo verão.

"A suspensão das aulas é porque é impossível ter aula a temperaturas de até 50ºC de sensação térmica. O governo do Estado precisa se planejar para que as mesmas escolas não tenham que suspender as aulas novamente. O que a gente está assistindo é a reprodução de uma desigualdade na educação. Os mesmo alunos vão ficar sem aula, sofrer com calor e ter perda na qualidade do ensino porque a secretaria de Educação não se planeja para garantir o direito à educação em condições adequadas", argumentou Serafini.

A orientação da Seeduc prevê que nas escolas com inoperância do sistema de climatização, a carga horária presencial poderá ser reduzida em até 50%, ou rodízio de turmas nas salas de aula refrigeradas. Neste caso, as escolas deverão prover, preferencialmente, o conteúdo pedagógico por meio de recursos tecnológicos.

Climatização

Um relatório produzido pelo mandato do deputado Serafini identificou que a capacidade elétrica das escolas é um dos principais obstáculos para a climatização, que pode gerar uma demanda superior à carga suportada. Nesta quarta (19), o parlamentar protocolou na Alerj um projeto de lei que institui a transição energética nas unidades escolares da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

O objetivo é promover uma transição progressiva da matriz hídrica/elétrica para solar nas escolas, visando a sustentabilidade energética, ambiental e econômica, com a instalação de sistemas fotovoltaicos.

A deputada estadual e professora Elika Takimoto (PT) discursou no plenário sobre as condições precárias de infraestrutura que impactam toda comunidade escolar. "Estamos com alunos e profissionais da educação passando mal nas escolas. Imagina, nesse calor, tem escolas que sequer o ventilador está funcionando", denunciou Elika.

"Sempre que a gente fala de alfabetização ou de ensino e aprendizagem, é bom falar que a gente precisa ter condições adequadas para isso: salas de aula climatizadas e professores recebendo piso", concluiu.

Canal de denúncias

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE-RJ) está recolhendo informações sobre escolas sem climatização ou com aparelhos de ar-condicionado quebrados. O formulário é aberto para denúncia de professores, pais, alunos e responsáveis nas escolas estaduais e municipais. Acesse neste link.

Ao Brasil de Fato, Graciete Nunes, diretora de Imprensa do Sepe RJ, ressaltou que a luta do sindicato pela climatização nas escolas estaduais e demais redes é antiga. "Os agentes do governo afirmam que o problema não é falta de aparelhos, mas com a rede elétrica, o que para nós é incompreensível. Cientes de que existe a demanda para adequação da rede elétrica para garantir a climatização, por que isso ainda não foi feito? Os efeitos da onda de calor poderiam ter sido evitados se o governo estadual estivesse atento às reais demandas das unidades escolares", destacou.

Editado por: Clívia Mesquita
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