Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

LUCRO LÍQUIDO

‘O trabalhador vai sentir no bolso e não terá a quem recorrer’, diz vereadora sobre Compesa nas mãos da iniciativa privada

Kari Santos (PT Recife) diz que entes privados não conseguiram ser eficientes na RMR e não o serão no interior do estado

19.fev.2025 às 17h17
Recife (PE)
Vinicius Sobreira

Kari Santos (PT) audiência pública sobre a concessão de parte da Compesa à iniciativa privada - Pamella Biernaski

Em entrevista ao programa Realidades, da Rádio Universitária 99,9 FM, a vereadora Kari Santos (PT do Recife) criticou o processo de concessão parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) à iniciativa privada. Desde o fim de 2024 a governadora Raquel Lyra (PSDB) definiu que as áreas de distribuição de água e a rede de esgotamento sanitário seriam cedidos à iniciativa privada por um prazo de 35 anos, enquanto as áreas de coleta e tratamento de resíduos permanecerá com o poder público.

Leia: Brasil de Fato Pernambuco e programa Realidades iniciam parceria na Rádio Universitária FM

Falta de chuvas leva Governo de Pernambuco a declarar situação de emergência em 117 municípios

Centro Sabiá, de Pernambuco, vence prêmio da ONU por tecnologia de reúso da água no Semiárido

A parlamentar petista reagiu. “Existem países da Europa cujas empresas de esgotamento sanitário e distribuição de água eram públicas, foram privatizadas e hoje estão em processo de reestatização. Então nós estamos na contramão do mundo”, diz Kari Santos. “O serviço de água é um monopólio. Transferir o monopólio para a iniciativa privada só vai fazer a tarifa subir, porque o ente privado visa o lucro como prioridade, não a qualidade do serviço público”, completou a petista.

A professora do departamento de Administração da UFPE e âncora do programa Realidades, Bárbara Bastos, considera que “há um problema de lógica” no argumento de que a iniciativa privada traria mais eficiência aos serviços. “O que leva uma empresa privada a melhorar sua eficiência e qualidade no serviço é a competição com outras empresas, a concorrência. Mas num serviço que é um monopólio, não há necessidade de melhorar”, diz a educadora.

Kari Santos (PT) mencionou o exemplo do contrato assinado em 2013 entre a Compesa e a empresa BRK Ambiental, braço de saneamento da canadense Brooksfield no Brasil, que ficou responsável por gerir e ampliar a rede de esgotamento sanitário dos 13 municípios da Região Metropolitana do Recife e de Goiana, na Zona da Mata Norte. “Eles prometeram alcançar 90% da população desses municípios num prazo de 10 anos, mas já se passaram 12 e eles não chegaram nem a 50%. Então já pediram para estender o contrato por mais 12 anos. Se torna um processo oneroso para o estado”, disse a vereadora.

Escute a entrevista na íntegra abaixo.

Em janeiro, após longo período de poucas chuvas, o Governo de Pernambuco declarou “estado de emergência” em 117 municípios, dos quais 50 ficam no Sertão do estado. Em todos os municípios sertanejos impactados com a falta de água, o problema atinge as comunidades rurais. Essas comunidades, com menos moradias e mais distantes das aglomerações urbanas, são bem menos atrativas que a RMR para um investimento na rede de abastecimento de água e saneamento, já que o retorno sobre o investimento duraria décadas.

Ela acredita que as contas tendem a subir, mas o serviço pouco deve melhorar. “Temos casos de Sergipe, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo, em que as tarifas aumentaram, mas a qualidade não melhorou. O trabalhador vai sentir as consequências no bolso, mas vai reclamar para quem? Não tem a  quem recorrer. Vamos sofrer por 35 anos”, diz Kari Santos.

Sobre as tarifas sociais, Alex Campos, atual presidente da Compesa, disse em entrevista recente ao podcast PodJá que os 25% de clientes que integram o CadÚnico de programas sociais seguirão pagando uma conta menor (tarifa social), mas ele não garante que a conta seguirá com o mesmo valor. Já os demais 75% dos clientes sentirão, a partir de meados de março, um aumento de 9% em suas contas de água, segundo Alex Campos, para cobrir os descontos dos outros 25%. O aumento na conta chega às vésperas da concessão do serviço à iniciativa privada.

Kari Santos acredita que há solução para a questão. “Se um ente privado pode pegar empréstimo para comprar parte da Compesa, por que a Compesa não pode pegar um empréstimo para investir em si mesma? Solução tem, basta a governadora Raquel Lyra querer”, reclama a petista.

Abaixo assinado

Sobre o tema ela lançou um abaixo-assinado contra a privatização da Compesa.  “O modelo de concessão apresentado pelo Governo de Pernambuco já se mostrou fracassado nos estados em que foi implantado”, diz ela, pedindo assinaturas “por um futuro onde o acesso à água seja uma prioridade e não um negócio”.

Leia também: No Recife (PE), indígenas Kapinawá e agricultores protestam contra parques eólicos e danos causados à vida rural

Instituto oferece bolsas para nordestinos com pesquisas relacionadas ao bioma Caatinga

Bancos públicos oferecem R$8,8 milhões para projetos de restauração ecológica do bioma Caatinga

Editado por: Vinicius Sobreira
Tags: direito à águapernambucosaneamento
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Antirracismo

Pensadora estadunidense Ruth Gilmore lança livro no Brasil e avisa: ‘Abolição é processo contínuo’

DIGNIDADE

Ocupação Maria da Conceição Tavares, no centro de Porto Alegre, celebrou um ano nesse domingo (8)

'LAMENTÁVEL'

Por petróleo na Foz do Amazonas, governador do Pará tenta deslegitimar ciência como Trump e Bolsonaro, diz pesquisadora

INSTRUÇÃO PENAL

Defesas de Bolsonaro e Braga Netto confrontam Mauro Cid em depoimento no STF

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Propostas socioambientais são apresentadas na plenária livre na Semana do Meio Ambiente no RS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.