Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Caos da saúde

Organizações e parlamentares avaliam saída de secretária de Saúde e indicação de diretor do Iges-DF para o cargo

Após demissão da secretária Lucilene Florêncio, Ibaneis anuncia Juracy Cavalcante como novo secretário; decisão preocupa para privatização, diz movimentos

20.fev.2025 às 20h29
Atualizado em 24.fev.2025 às 13h29
Brasil de Fato | Brasília (DF)
Rafaela Ferreira
Juracy Cavalcante é novo secretário de Saúde do Distrito Federal. Foto: Jonathan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Juracy Cavalcante é novo secretário de Saúde do Distrito Federal. Foto: Jonathan Cantarelle/Agência Saúde-DFFoto: Jonathan Cantarelle/Agência Saúde DF.

Organizações de saúde e parlamentares do Distrito Federal manifestaram, nesta quinta-feira (20), preocupação com a demissão da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e o anúncio de que Juracy Cavalcante, atual presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), deve assumir a Secretaria de Saúde do DF (SES). Segundo as organizações, a indicação demonstra o interesse do Governo do Distrito Federal em entregar a saúde à iniciativa privada.

“Como Juracy vem do Iges, a gente avalia que essa nomeação cumpre o papel de ampliar essas terceirizações no momento de crise sanitária de saúde aqui do Distrito Federal”, disse o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Jorge Henrique.

Ele também destaca que o anúncio gera “muita estranheza”, ao lembrar que o instituto está na mira do Ministério Público do DF e Território (MPDFT) por corrupção envolvendo o contrato de fornecimento de alimentação à pacientes. Em 2024, as investigações do MPDFT encontraram indícios de que os gestores favoreciam de forma indevida a empresa Salutar, apesar do não cumprimento de cláusulas, por exemplo, em relação aos tipos de alimentos servidos e da baixa qualidade geral das refeições oferecidas aos pacientes.

A demissão da secretária Lucilene Florêncio foi confirmada na manhã desta quinta durante reunião com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que em seguida fez o anúncio do novo secretário e do diretor-presidente do Iges-DF, vaga que será ocupada por Cleber Monteiro, que era o diretor vice-presidente da instituição.

Para o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), a mudança reforça a política do GDF de avançar com a terceirização e privatização dos serviços de saúde, e aponta prejuízo dos profissionais da área e da população que depende do SUS. “A falta de autonomia da antiga secretária para conduzir ações essenciais da pasta já era evidente, especialmente no que diz respeito à recomposição salarial dos servidores da saúde”, mostra nota da entidade.

Anuncio o médico Juracy Cavalcante como nosso novo secretário de Saúde do Distrito Federal. Ele assume no lugar da médica e minha amiga Lucilene Florêncio, que estava à frente da pasta desde 2022. Para o cargo de diretor-presidente do IgesDF, anuncio Cleber Monteiro, que…

— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) February 20, 2025

Para a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Secção Distrito Federal, Karine Fonseca, a notícia da substituição foi recebida “com muita preocupação”, uma vez que, segundo ela, o presidente do Iges, nesses últimos anos, demonstrou uma ineficiência para gerir recursos abundantes. “Hoje, o recurso do Iges para gerir dois hospitais e as UPAs [Unidade de Pronto Atendimento], está em torno de R$ 1 bilhão e 200 mil. Esses valores não foram suficientes, para dar uma assistência adequada e preservar serviços de referência dentro do hospital de base e do hospital de Santa Maria”, explica Karine, que é conselheira distrital de Saúde.

“Nos espanta a escolha do governador, justamente, por um gestor que se mostra tão ineficiente em administrar um recurso abundante, com diversas facilidades jurídicas e governamentais. Mas sabemos o motivo da escolha de Juracy, já que ele é um empresário da saúde, sócio de cinco empresas, e construiu sua carreira médica no setor empresarial, sem trajetória dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa decisão representa mais um passo do governador rumo à privatização do SUS, entregando um bem público aos interesses lucrativos da iniciativa privada”, destaca Karina.

CPI da Saúde

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a deputada Dayse Amarílio (PSB-DF) observa que uma possível privatização na Saúde preocupa, uma vez que já foi observado que a medida não apresenta solução para o DF. “Estamos vigilantes e solicitamos uma reunião com a secretaria para fortalecer o SUS e reorganizar os serviços, garantindo que interesses políticos não comprometam essa área essencial. Apesar da gravidade da situação, acreditamos que há solução, e a Câmara Legislativa seguirá fiscalizando e atuando para melhorar a saúde no DF”.

Para o deputado distrital Max Maciel (Psol-DF), é fundamental que a Câmara Legislativa do DF instaure a CPI da Saúde. “Vamos reunir todos os gestores, analisar contratos e apurar os fatos, pois estamos falando de um orçamento de 14 bilhões de reais, enquanto a população continua sem atendimento adequado na atenção primária, secundária e em toda a complexidade da saúde.”

Na avaliação do deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF), a indicação do novo secretário de Saúde é muito grave, pois “reforça o que o governo já tem feito ao destituir o comando único do SUS e avançar a terceirização e na privatização”.

“Isso coloca o governo como um dos grandes responsáveis pelo caos da saúde no DF. O Iges não presta conta, não tem controle social, não consegue atender a população na ponta, e agora vai assumir o comando da Secretaria de Saúde. Temos uma CPI na câmara para discutir, inclusive, investigar as várias denúncias do Iges”, aponta.

O vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT-DF), disse que espera que a mudança traga melhorias reais para a saúde no DF, porque, segundo o distrital, a população “não aguenta mais”. “O fato é que o DF também está cansado de uma gestão ineficiente na saúde. Nos últimos anos, enfrentamos a falta de médicos e insumos, hospitais superlotados, déficit de servidores e sucessivas crises no Iges. É urgente que essa troca resulte em avanços concretos, porque a população não suporta mais esse descaso.”

“As recorrentes trocas no comando da secretaria são um grave sintoma da péssima gestão do governo Ibaneis. Esta é a quinta troca no comando da pasta em mais de seis anos de governo. Nos preocupa muito que o atual presidente do Iges seja o nome escolhido para substituir a ex-secretária. A população sente na pele como a precarização dos serviços se intensificou com a criação e ampliação do Iges, que está mergulhado em escândalos de corrupção”, observou o deputado distrital Fábio Felix (Psol-DF).

O Brasil de Fato DF procurou a secretaria de Saúde, mas a pasta não se posicionou sobre as críticas até o fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Comitê de Saúde

A demissão de Lucilene Florêncio ocorreu logo após um decreto de intervenção de outra pasta na área, com a criação do Comitê Gestor de Saúde do Distrito Federal. “Defendemos que a secretaria tenha autonomia, livre de interferência política, e maior liberdade orçamentária para melhorar as condições de trabalho dos servidores”, pontua a deputada Dayse Amarílio.

A criação do comitê foi anunciada, via decreto, em 7 de fevereiro, e determinava que o novo órgão seria vinculado à Secretaria de Economia do DF (SEEC-DF) e teria como presidente o secretário Ney Ferraz, responsável por indicar os membros titulares e executivos.

Após uma série de críticas ao Comitê Gestor de Saúde do Distrito Federal, o governo Ibaneis publicou no dia 12 de fevereiro, um novo decreto alterando toda a estrutura do Comitê, que passou a ser vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

Privatização

Após críticas, governo Ibaneis muda decreto que institui Comitê de Planejamento da Saúde

PRIVATIZAÇÃO

‘Ilegal’: organizações criticam Comitê Gestor de Saúde criado por Ibaneis Rocha e presidido por Secretário de Economia

PRECARIZAÇÃO

Organizações exigem revogação de Comitê de Planejamento da Saúde do DF

CONCESSÃO

Em audiência pública online, GDF defende privatização de serviços de saúde

Irregularidades

TCDF recebeu 94 denúncias contra o Iges desde 2020

Veja mais

Editorial

Uma visita à China e o futuro multipolar

Mudanças

Após reunião, Haddad anuncia alterações em decreto do IOF e propõe aumentar taxação de bets e fintechs

Mobilização

Indígenas de 14 aldeias bloqueiam BR-101 contra suspensão de demarcações e avanço do PL da Devastação

violência policial

‘Favelado não é bandido. Meu filho não era bandido’: morro Santo Amaro se une em ato após morte de jovem

É possível?

Por que o Brasil mantém relações diplomáticas com Israel apesar do genocídio em Gaza?

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.